INTRODUÇÃO Ácidos são Substâncias Capazes De Gerar íons Hidrônio(H+) Em Solução Aquosa. Dependendo De Sua Reatividade, Um Metal Pode Reagir Muito Ou Pouco Com Os íons Liberados Pelos ácidos E Oxidar. Quando Os Metais são Muito Reativos, Em C
Artigos Científicos: INTRODUÇÃO Ácidos são Substâncias Capazes De Gerar íons Hidrônio(H+) Em Solução Aquosa. Dependendo De Sua Reatividade, Um Metal Pode Reagir Muito Ou Pouco Com Os íons Liberados Pelos ácidos E Oxidar. Quando Os Metais são Muito Reativos, Em C. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PretaClau • 13/8/2014 • 1.276 Palavras (6 Páginas) • 501 Visualizações
INTRODUÇÃO
Ácidos são substâncias capazes de gerar íons hidrônio(H+) em solução aquosa. Dependendo de sua reatividade, um metal pode reagir muito ou pouco com os íons liberados pelos ácidos e oxidar. Quando os metais são muito reativos, em contato com ácidos ocorre a liberação de gás hidrogênio (H2) como um dos produtos da reação. Quando ácidos são postos em contato com metais pouco reativos, a maioria não reage, exceto os ácidos oxidantes, como o HNO3.
Carbonatos são substâncias muito abundantes, sendo constituintes de vários tipos de rochas e amplamente utilizados na indústria na fabricação de vidro, cerâmica e dispositivos cirúrgicos.
O ácido sulfúrico é uma substância extremamente corrosiva, por causar desidratação em compostos orgânicos como a pele humana. Mas também possui grande utilização na fabricação de fertilizantes e na indústria petroquímica.
Bases (hidróxidos) quando misturadas a ácidos dão origem a sais e ocorre liberação de água, ou seja, os reagentes se neutralizam.
OBJETIVOS
Verificar experimentalmente alguns dos comportamentos químicos de ácidos
Conhecer alguns métodos de obtenção de hidróxidos
Compreender a interação entre um ácido e uma base
MATERIAS E REAGENTES
Materiais
Tubo com saída lateral
Tubos de ensaio e estante Becher de 50 ou 100 mL Pipeta graduada de 5,0 mL Copinhos plásticos (de café) Pinça de madeira
Bureta de 25,00 ou 50,00 mL
Suporte e garra para bureta Indicador azul de bromotimol Erlenmeyer
Tela de amianto e tripé
Bico de Bunsen Sólidos
Magnésio metálico
Cobre metálico
Carbonato decálcio
Açúcar
Sódio metálico
Óxido de cálcio
Indicadores
Papel indicador universal
Indicador azul brometimol
Indicador fenolftaleína Soluções
10% de ácido acético
10% de ácido clorídrico
10% de hidróxido de sódio
5% de cloreto de amônio
5% de cloreto férrico
5% de tiossulfato de sódio Água de cal ou água de barita
Ácido sulfúrico -0,1 mol/L
Ácidos Concentrados
Ácido nítrico concentrado
Ácido sulfúrico
2
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
I. AÇÃO DOS ÁCIDOS SOBRE METAIS REATIVOS
Material:
Dois tubos de ensaio,
Duas pipetas,
Magnésio metálico (Mg0),
Solução de ácido clorídrico (HCl) a 10%,
Solução de ácido acético (CH3COOH) a 10%.
Parte experimental:
Cada tubo de ensaio recebeu 2,0 ml de uma das soluções acima citadas. Em seguidas, a cada tubo com solução foi adicionado um pedaço de magnésio metálico.
Resultados:
Na solução de ácido acético a fita não se dissolveu totalmente (não oxidou todo ), houve liberou gás com menos velocidade tendo assim pouca formação de bolhas e o tubo de ensaio quase não esquentou.
2CH3COOH(aq) + Mg(s) Mg(CH3COO)2(aq) + H2(g)
Na solução de ácido clorídrico, no entanto, a fita de magnésio se dissolveu por completo (oxidou totalmente), liberou gás hidrogênio e houve formação de bolhas o tubo de ensaio esquentou, liberando energia atravez de calor.
II. AÇÃO DOS ÁCIDOS SOBRE METAIS POUCO REATIVOS
Material:
Três tubos de ensaio,
Duas pipetas,
Cobre metálico (Cu0),
Solução de ácido clorídrico (HCl) a 10%,
Solução de ácido acético (CH3COOH) a 10%,
Ácido nítrico concentrado (HNO3)
Parte experimental:
Ácidos não oxidantes:
Nesta etapa foram utilizados dois tubos de ensaio e em cada um foram colocados 2,0 ml de uma das seguintes soluções a 10%: ácido acético e ácido clorídrico. Dentro de cada tubo foi adicionado um pedaço de cobre metálico (Cu0).
Ácidos oxidantes:
Dentro de um tubo de ensaio foi depositado um pedaço de cobre metálico (Cu0) e foi adicionado a ele 1,0 ml de ácido nítrico concentrado (HNO3).
3
Resultados:
Ácidos não oxidantes:
O cobre metálico não reagiu nem com o ácido acético nem com o ácido clorídrico.
Ácidos oxidantes:
O cobre reagiu com o ácido nítrico ocorrendo liberação de um gás castanho e tornando a mistura verde, o tubo ficou bastante quente, atestando que a mistura é bem exotérmica. A cor esverdeada da solução deve-se à presença de íons Cu+2 gerados na reação.
EXTRA:
...