A TITULOMETRIA POR PRECIPITAÇÃO
Por: Bruno Wesley • 30/5/2022 • Resenha • 258 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
GRAVIMETRIA POR PRECIPITAÇÃO
A análise gravimétrica tem como objetivo determinar a concentração de um ou mais analitos de composição química já conhecida em uma amostra através da pesagem. Para que isso ocorre, a substância deve ser separada da amostra e provocar reações, seja de precipitação, eletrogravimetria ou volatilização.
Para a análise de precipitação é adicionado um reagente à amostra, sendo esse capaz de formar com o analito um composto insolúvel que precipite no fundo do recipiente. O reagente deve ser seletivo para o elemento que deseja ser separado.
Muitas vezes ocorre a presença de substâncias nas amostras a serem analisadas, sendo esse um fator a ser resolvido eficazmente pois a massa sofrerá influência significativa a partir dessa interação.
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
[pic 16]
[pic 17]
[pic 18][pic 19]
Figura 1 – Etapas da análise gravimétrica por precipitação
Fonte: Adaptado de Conceitos e Metodos V1_Fundamentos em Quimica Experimental.pdf (fiocruz.br)
O reagente adicionado (precipitante), faz com que o analito precipite em uma forma estável, de composição conhecida e de baixa solubilidade. Posteriormente, ocorre o processo de remoção de impurezas (filtrado) e, se necessário, convertido a outro composto através do tratamento térmico, podendo esse se a desidratação. Ao final, pesa-se o composto (ver Figura 2).
[pic 20]
Figura 2 – Esquema do processo de análise por precipitação
Fonte: Adaptado de
Utiliza-se a massa molar do composto e do analito, a massa pesada e cálculos estequiométricos para a quantificação do analito.
...