Volumetria de neutralizaçãp e precipita~
Por: Diego Reis • 26/9/2015 • Relatório de pesquisa • 491 Palavras (2 Páginas) • 709 Visualizações
Fundamentação Teórica
Quando é preciso descobrir a concentração de uma solução ácida ou básica, realiza-se uma técnica chamada volumetria ou titulação. A técnica consiste em determinar a concentração do titulado por meio de um titulante de natureza ácido-base oposta. Por meio de um indicador, pode-se observar o ponto de equivalência por meio da mudança de cor da solução, gotejando vagarosamente o titulante.
O ponto de equivalência em uma titulação refere-se ao momento em que o titulado reagiu totalmente com o titulante, ou seja, ocorre equilíbrio da reação. Para reconhecer esse ponto, espera-se a viragem de cor do indicador ácido-base. Por esse motivo, escolhe-se um indicador cujo o ponto da mudança de cor se aproxima do ponto de equivalência. Os indicadores ácido-base são substâncias, que mudam de cor, de acordo com a acidez do meio. A fenolftaleína é um indicador que é incolor em meio ácido e róseo em meio básico, essa mudança de cor é chamada de viragem.
A volumetria de precipitação é um método analítico bastante antigo, que se baseia em reações que resultam na formação de produtos de baixa solubilidade. Devido à baixa velocidade na formação na maior parte dos precipitados, existem poucos agentes precipitantes que podem ser utilizados neste tipo de análise. Um dos reagentes mais utilizados é o nitrato de prata, razão pela qual denomina-se método argentométrico, empregado para a determinação de haletos e ânions semelhantes aos haletos, mercaptanas, ácidos graxos e várions ânions inorgânicos bivalentes e trivalentes.
O método mais comum para a determinação da concentração de haletos em soluções aquosas é a titulação com uma solução padrão de nitrato de prata. O produto da reação é o haleto de prata sólido. Uma curva de titulação para esse método normalmente consiste em um gráfico de pAg contra o volume de nitrato de prata adicionado. Para se construir curvas de titulação, são requeridos três tipos de cálculos, cada um dos quais corresponde a um estágio distinto da reação: (1) pré-equivalência, (2) na equivalência e (3) pós-equivalência.
Objetivo
1- elaborar a curva de titulação do HCL contra NaOH
2- Determinar a molaridade de cloreto de sódio em soro fisiológico
Materiais
Experimento 1:
Hidróxido de sódio
Acido clorídrico
Fenolftaleína 1%
Erlenmeyer
Bureta
Água destilada
Garra
Suporte universal
Experimento 2
Suporte universal
bureta 25 ml
Pipeta volumétrica
Água destilada
Garra
Nitrato de prata
Soro fisiológico
...