ATENÇÃO FARMACÊUTICA AOS PACIENTES DIABÉTICOS E OU HIPERTENSOS
Por: Silvaninha1981 • 8/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.099 Palavras (5 Páginas) • 527 Visualizações
Universidade Anhanguera Educacional
Bacharelado Farmácia
[pic 1]
ATENÇÃO FARMACÊUTICA AOS PACIENTES DIABÉTICOS E OU HIPERTENSOS
Jilian Martinato RA:4884800332
Lore Ribeiro Soares RA:1842649619
Luiz Fernando P Fernandes RA:1373578826
Rafaelle Varela RA:5946485247
Ritiane Araújo RA:1838627151
Silvana Oliveira RA:4884770930
Rio Grande – RS
2017[pic 2]
[pic 3]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE RIO GRANDE
CURSO DE FARMACÍA
ATENÇÃO FARMACÊUTICA AOS PACIENTES DIABÉTICOS E OU HIPERTENSOS
Jilian Martinato
Lore Ribeiro Soares
Luiz Fernando P Fernandes
Rafaelle Varela
Ritiane Araújo
Silvana Oliveira
Prof.ª Júlia Barrios Nogueira
Rio Grande – RS
2017
[pic 4][pic 5]
Sumario
- Introdução.............................................................................04
- Conceitos Principais..................................................................05
- Terapia farmacológica de acordo c/o Rename.......................06
- Tratamento não medicamentoso..............................................06,07
- Acompanhamento Farmacoterapêutico...................................07,08
- Intervenção farmacêutica...........................................................08
- Orientações ao paciente para prevenção de complicações..09
- Atenção Farmacêutica no domicílio..........................................09
- Referencias bibliográficas..........................................................10[pic 6]
[pic 7][pic 8]
- Introdução
A importância da Atenção Farmacêutica aos pacientes diabéticos e hipertensos,como a principal ferramenta no controle de administração de medicamentos,e se da devido ao acompanhamento do paciente, para que estes minimizem intecorrência e mantenham o devido equilíbrio de bem estar físico, psíquico e social.
- Conceitos Principais
A atenção farmacêutica deve oferecer ao paciente a devida orientação para a correta administração de medicamentos em todas as expressões referentes á saúde correlacionada a medicamentos para que portadores de diabetes e hipertensão para que os pacientes minimizem os sintomas e riscos das doenças.
Atualmente observa-se o crescimento dos números de diabéticos e hipertensos esse crescimento é resultado dos fatores urbanos, econômicos e comportamentais.
Em relação a esse crescimento duas preocupações têm relevância, o estilo de vida e o controle correto das terapias administradas.
Na hipertensão temos a elevação da pressão arterial, com pressões diastólicas acima de 90mnhge/ou sistólicas acima de 140mnhg. Calcula-se que 25% da população adulta sejam hipertensas.
O diabetes é caracterizado pelo aumento da glicose no sangue, hiperglicêmico. A glicose é a fonte de energia utilizada pela célula advinda dos alimentos, porem para que possa ser aproveitada pelas células, existe a necessidade do metabolismo da insulina produzida pelo pâncreas.
A insulina seria a chave especifica que abre para a glicose entrar e fazer seu trabalho celular, sem a devida passagem a glicose fica no sangue.
As medicações existentes conseguem suprir as necessidades do organismo de insulina, bem como ajudar no metabolismo adequado do açúcar no sangue, associado a dietas e exercícios físicos.
O resultado deificasse na administração depende de informações de qualidade pelos prescritos e pelo farmacêutico no acompanhamento farmacológico das interações e intercorrência ao longo da evolução terapêutica.
Dessa forma, a atenção farmacêutica surge como um conjunto de atividades relacionadas do uso racional dos medicamentos a qual é destinada a complementar e apoiar às ações da atenção básica a saúde.
A atenção farmacêutica surge como uma maneira de buscar, encontrar e resolver sistematicamente e documentalmente todos os problemas relacionados com o medicamento que apareçam no decorrer do tratamento.
- Terapia farmacológica de acordo c/o Rename
Insulinas e antidiabeticos orais
Denominação genérica | Apresentação |
Glibenclamida | Cp 5Mg |
Gliclazida | Cp 30mg ou 80mg |
Insulina nph | Solução injetável 100UI/ml |
Insulina regular | Solução injetável 100UI/ml |
Cloridrato de metformina | Cp 500 e 800mg. |
Entre os anti-Hipertensos podemos citar: Atendol, Bensilato de anlodipina, captopril, maleato de enalapril.
Entre os diuréticos : Espiranolactona e furosemida.
- Tratamento não medicamentoso
No tratamento dos pacientes de diabetes e hipertensão existe o tratamento farmacológico e não-farmacológico. O tratamento só tem eficiência se ocorrer de forma correta. Para esse tratamento existe uma pirâmide do tratamento que deve ser seguida para um bom funcionamento do tratamento.
[pic 9]
Recomenda-se a atenção nos hábitos do paciente, incentivando um estilo de vida mais saudável. Aconselha-se o acompanhamento nutricional com profissional especifico, orientação sobre atividade física também com profissional adequado, interrupção do etilismo e do tabagismo quando estiverem presentes.
Com sua mudança de hábitos a pessoa abandona o sedentarismo e diminui o risco de problemas cardiovasculares. Cabe ressaltar que na hipertensão é recomendado ainda que a utilização de fármacos deva ser iniciada somente após a tentativa do controle da pressão por pelo menos 6 meses através do tratamento não-medicamentoso. Segundo as tabelas a seguir, os regimes terapêuticos não-farmacológicos e farmacológicos utilizados para a redução do PA e seus impactos.
...