Atuação do farmacêutico
Por: Silas Gomes Soares • 1/12/2016 • Trabalho acadêmico • 3.047 Palavras (13 Páginas) • 379 Visualizações
Faculdade de Imperatriz
Enfermagem V Período
Emilly Ferreira
Francisca Oliveira
Leonardo Barros
Marlene Conceição
Incidência da venda livre de medicamentos por ambulantes e pequenos comerciantes em Imperatriz
Imperatriz - MA
2007
Emilly Ferreira
Francisca Oliveira
Leonardo Barros
Marlene Conceição
Incidência da venda livre de medicamentos por ambulantes e pequenos comerciantes em Imperatriz
Projeto apresentado com objetivo de obtenção de nota na disciplina Farmacodinâmica do curso de Enfermagem da Faculdade de Imperatriz.
Orientador: Alexandre Penido
Imperatriz - MA
2007
Sumário
Os riscos da auto-medicação _______________________________________ 06
Os medicamentos vendidos clandestinamente __________________________06
Vigilância sanitária _______________________________________________ 07
Dependência medicamentosa ______________________________________ 07
Os medicamentos ________________________________________________ 08
1- Armazenamento ____________________________________________ 08
- Aquisição _________________________________________________ 08
- Indicação _________________________________________________ 09
- Orientação ________________________________________________ 09
- Fiscalização _______________________________________________ 09
- Venda ____________________________________________________ 09
Conclusão_______________________________________________________10
Bibliografia ______________________________________________________11
Anexos _________________________________________________________12
Agradecimento:
Agradecemos primeiramente a Deus por nos ter dado o dom da vida, da perseverança e da força que nos deu pra continuar esse projeto; aos nossos pais que com seu amor nos colocaram no mundo, nos ensinaram o certo do errado e pelos seus esforços diários para nos manter em uma faculdade; ao nosso orientador que com toda a sua calma nos guiou a esse projeto.
Dedicatória:
Esse projeto é dedicado a todos os integrantes do grupo, pelos esforços e compreensão de cada um sobre os problemas dos mesmos. A comunidade imperatrizense que nos possibilitou a execução do mesmo. Ao nosso orientador que nos ajudou com algumas questões em que tivemos dúvidas.
Objetivo geral:
A venda de fármacos por pequenos comerciantes e feirantes do município de Imperatriz traz consigo problemas leves que podem se tornar por vezes fatais. Essas vendas têm por si um grande número de compradores, mais a dúvida que fica em nossas cabeças é como essas drogas foram compradas, e como deveriam ser usadas. Assim o objetivo geral dessa pesquisa frente a esses comerciantes, é identificar e quantificar as principais drogas comercializadas por eles, assim como quem são: homens ou mulheres, o sexo, faixa etária, dentre outros requisitos.
- Identificar e quantificar as principais drogas comercializadas no município de Imperatriz
Objetivos específicos:
- Relatar como é feita a venda de fármacos na região
- Pesquisar como são feitas as compras dos mesmos
- Observar a forma de armazenamentos das drogas
- Compreender a situação da compra e venda dessas drogas
Metodologia
Projeto de farmacodinâmica com a finalidade de abordar, quantificar e qualificar a compra e venda de fármacos em feiras livres, mini mercados e paradas de ônibus, bem como a população mais atingida, faixa etária, sexo, etnia. Sendo usado um questionário para a abordagem da pesquisa.
Coleta de dados através de questionário semi- estruturado
Justificativa
A venda de medicamentos clandestinamente por pessoas não especializada, sem entendimento suficiente para indicar o produto está cada vez maior em todo país. O propósito em principio é caracterizar as formas de venda, bem como os remédios envolvidos nessa prática. Os riscos oferecidos por esse meio inadequado de vendas de fármacos também nos são importante. Caracterizar tais riscos para a população como a intoxicação e até a dependência medicamentosa é de suma importância. No município de Imperatriz essa prática se tornou cotidiana na vida dos imperatrizenses e até dos que aqui estão de passagem. Viemos através desse destacar os riscos a comunidade e conscientizar os mesmo que tal prática é ilegal, e sendo ilegal é um crime que compromete a vida de milhares de pessoas todo o ano.
Introdução
As feiras livres de Imperatriz e os ambulantes que nela trabalham vendem diversos fármacos, o que é objeto de pesquisa dos acadêmicos de Enfermagem da Faculdade de Imperatriz (FACIMP), pois que o mesmo pode acometer vários riscos a saúde da população.
O que poderíamos falar da venda indiscriminada de medicamentos a céu aberto em feiras livres? Com esse questionamento nos propomos fazer uma pesquisa de campo sobre a venda de fármacos vendidos nas feiras livres, mercearias de bairros e paradas de ônibus de Imperatriz, visando colher informação à cerca da venda indiscriminada destes produtos.
Acredita-se que os preços dos produtos oferecidos são um dos grandes atrativos para a venda de fármacos em feiras livres.
Visamos detectar: tipos de fármacos, preço, acondicionamento, faixa etária dos compradores, sexo, dentre outras informações que viabilizam o objetivo da pesquisa.
Para isso aplicaremos um questionário estruturado com perguntas claras e objetivas, a fim de garantir a uniformidade de entendimento dos entrevistados, “feirantes, donos de mercearias de bairros e vendedores ambulantes’, através de pesquisa quantitativa e qualitativa utilizando uma abordagem mista, objetivando obter informações precisas”.
...