CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA BACIA DO JACUÍPE
Por: Alice Novais • 5/10/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 519 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1]
CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DA BACIA DO JACUÍPE III
Curso técnico em Farmácia
Alice da Conceição Novais
A importância do papel do
Farmacêutico na Atenção Básica
Quixabeira - BA
2019
Alice da Conceição Novais
A importância do papel do
Farmacêutico na Atenção Básica
Pesquisa apresentada à disciplina, Filosofia da Metodologia do Trabalho Científico, do curso técnico em Farmácia, do Centro Territorial da Bacia do Jacuípe III.
Orientador (a): Profa Marcos Henrique
Quixabeira - BA
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 desenvolvimento 4
3 conclusão 5
4 REFERÊNCIAS 6
INTRODUÇÃO
Hoje a área da saúde é muito ampla, para garantir melhor qualidade de vida à população. E junto à assistência técnica farmacêutica que foi elaborada graças ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o sistema Único de Saúde (SUS) ligada à saúde da sociedade.
desenvolvimento
O farmacêutico é um agente de saúde muito eficiente, pois sua área ajuda muitas pessoas, e sua assistência é necessária para facilitar mais o trabalho e apresenta vários benefícios para a população como, ações voltadas à promoção, proteção, recuperação da saúde e melhoria de qualidade de vida. Essas ações da assistência farmacêutica passaram a ser mais valorizadas para os serviços de saúde, pois os gastos com. Medicamentos eram bastante elevados e não só os gastos, mas também ao uso inadequado dos medicamentos.
Para Santos, Rosa e Leite ( Rev. Bras. Pesq. Saúde p.41) “Dentro da Assistência Farmacêutica, é muito importante o papel do farmacêutico na promoção do uso racional dos medicamentos e na educação terapêutica.”
Santos, Rosa e Leite, foi que sugeriu que é necessário que se disponha de recursos humanos qualificados na área da farmácia, devem ser preparados e qualificados para selecionar os medicamentos mais seguros, eficazes e custos efetivos.
A esse respeito Santos, Rosa e Leite (Rev. Bras. Pesq. Saúde) declara que:
No Brasil, a Assistência Farmacêutica é considerada como Um conjunto de procedimentos necessários à promoção, Prevenção e recuperação da saúde, individual e coletiva, Centrado no medicamento, englobando as atividades de Pesquisa, produção, distribuição, armazenamento, prescrição e Dispensação, esta última entendida como o ato essencialmente De orientação quanto ao uso adequado dos medicamentos e Sendo privativa do profissional farmacêutico. (p. 40)
conclusão
De acordo com Carolina Vedana Pasquetti, deve-se compreender que todos fazem parte do ciclo da assistência farmacêutica e que cada um pode contribuir de uma forma com a finalidade de elaboração e implantação de políticas públicas que atendam realmente as verdadeiras necessidades da população, de forma integral e universal.
...