Cloreto de Sodio
Por: divinonogueira • 15/12/2015 • Relatório de pesquisa • 286 Palavras (2 Páginas) • 355 Visualizações
Cloreto de Sódio - KCl
O cloreto potássio tem como sua formula química KCl, sua massa molar é de 74.551g/mol, tem aparência sólido branco cristalino, é inodoro, tem como densidade 1,98g.cm-3, ponto de fusão de 773 ºC, ponto de ebulição 1500 ºC, solúvel em glicerol e pouco solúvel em álcool. O cloreto de potássio ocorre naturalmente como silvita que é um tipo de mineral muito comum em evaporitos, que é uma rocha sedimentar que apresenta camadas de minerais salinos que se precipitam geralmente por lenta evaporação e vão sendo compactados com o tempo. A Halita é de onde geralmente é extraído o cloreto de potássio. No Brasil outro mineral é explorado, a Silvinita, que é basicamente uma mistura de Silvita (KCl) com Halita (NaCl) e menores proporções de outras espécies minerais. Esses sais costumam ser avermelhados ou rosados especialmente devido a presença de Carnalita, que é um sal hidratado e duplo de magnésio e potássio.
O cloreto de potássio é utilizado para prevenir ou tratar baixos níveis de potássio no sangue, e estes níveis de potássio podem ser baixos, como resultado de uma doença, como diarréia ou vomito, ou de tomar determinados medicamentos. É empregado também como fertilizante na agricultura e usado em aparatos de respiração de bombeiros.
Em relação ao seu uso biológico pode-se encontrar nas hortaliças como na beterraba e couve-flor, e nas frutas como a banana, damasco, cereja, ameixa, pêssego, que são alimentos ricos em potássio. É um elemento essencial para o crescimento das plantas, sendo um dos três elementos em que os seres humanos consomem em maior quantidade.
REFERÊNCIAS
GIRACCA, Ecila Maria. Cloreto de Potássio. Disponível em:
NASCIMENTO, Mariana Martins. Cloreto de Potássio. Disponível em:
SILVA, Andre Luis. Cloretos. Disponível em:
...