O procedimento para a preparação de soluções aquosas: um de sulfato de cobre (CuSO4) e cloreto de sódio (NaCl)
Seminário: O procedimento para a preparação de soluções aquosas: um de sulfato de cobre (CuSO4) e cloreto de sódio (NaCl). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ClerioMeneguelli • 26/11/2014 • Seminário • 909 Palavras (4 Páginas) • 519 Visualizações
OBJETIVO:
Nesse estudo em laboratório, veremos o procedimento correto para preparo de soluções aquosas: uma de Sulfato de Cobre (CuSO4) e Cloreto de Sódio (NaCl). Observaremos a mistura do soluto com a solução. Desenvolveremos também habilidades no manuseio dos utensílios e cálculos necessários para se obter a ou as soluções propostas.
INTRODUÇÃO:
Grande parcela dos métodos de análise química passa pelo preparo de soluções. Por isso, é fundamental ficar a par dos diversos modos de expressar a concentração das soluções, saber trabalhar corretamente com a balança analítica e com as vidrarias utilizadas no preparo de uma solução e fazer os cálculos necessários para o seu preparo, seguindo sempre as normas e padrões. Também é necessário o entendimento que uma solução é a mistura de um soluto e um solvente.
Um soluto pode ser sólido, líquido ou gasoso. A solubilidade depende em grande parte da sua polaridade. Os compostos moleculares polares e os compostos iónicos são solúveis em dissolventes polares (como a água ou o etanol). Os compostos moleculares apolares, por sua vez, são solúveis em dissolventes apolares (como o éter).
O solvente é aquele que tem a propriedade de dissolver. O solvente ou dissolvente aparece em maior quantidade e permite que o soluto se dissolva. Por outras palavras, o solvente permite a dispersão do soluto no seu seio. O mais corrente é que o solvente seja a substância que estabelece o estado físico da solução.
Exemplificando, quando adicionamos o sal de cozinha e água num recipiente e misturamos até que não se possa ver o sal, criamos uma solução. Neste exemplo, o sal (NaCl) é o soluto, parte sólida e a água (H2O), parte líquida é o solvente. Outro exemplo de solução é entre a água (H2O) e o anidrido carbónico ou dióxido de carbono (CO2), que é um gás que é utilizado nas bebidas gasosas.
RELAÇÃO DE MATERIAIS:
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Inicialmente, para as soluções que deverão ser preparadas, efetue cálculos para determinar a massa do soluto necessária e/ ou o volume de solução concentrada em estoque. O volume final de solução deverá ser aquele do balão volumétrico que for colocado para uso.
Soluto sólido (método de preparo da solução).
Para preparar a solução de base a partir de soluto sólido, inicialmente pese a massa determinada. A seguir, dissolva a massa em água destilada num béquer, transfira essa solução concentrada para o balão volumétrico utilizando o funil.
Rinse o béquer com água destilada e adicione as águas de lavagem à solução, no balão. Com o auxílio de uma pissete, contendo água destilada, complete o volume até que a parte inferior do menisco esteja tangenciando a marca no gargalo do balão correspondente ao seu volume nominal. Tampe o balão e agite a solução homogeneizá-la. Repitam estes procedimentos para todas as soluções.
EXPERIMENTO:
Solução 1:
Preparar 100mL de solução de 2% de CuSO4, partindo da substância sólida.
a) Utilizando a balança, pesar 2g de CuSO4 em um béquer de 100mL. Tarar o béquer na balança (zerar a balança com o béquer).
T: Título
m1: nº de massa do soluto
m: Unidade de massa da solução em mL
C: concentração comum
d: massa do soluto
T: Título
Fórmula Valor calculado Valor pesado
e
2g 2,014g
b) Acrescentar ao béquer uma quantidade de água destilada, suficiente para dissolver o soluto.
c) Transfira essa solução para um balão volumétrico de 100mL com o auxílio de um funil. Lave o béquer e o funil com a água destilada e transfira as águas de lavagem para o balão.
d) Completar o volume do balão com a água destilada até o menisco e tampe o balão. Agitar o balão para que o soluto e o solvente se tornem uma mistura homogênea.
e) Resultado.
Solução 2:
Preparar
...