Efeito do Detergente sobre a Tensão Superficial da Água
Por: João Eduardo • 6/5/2024 • Relatório de pesquisa • 585 Palavras (3 Páginas) • 60 Visualizações
ESTUDO DE DETERGENTES
Nome: João Eduardo De Lima Gonçalo
Matrícula: 241013095
Efeito do Detergente sobre a Tensão Superficial da Água:
1.No que diz respeito ao procedimento A, explique o comportamento das gotas de água e detergente sobre a flanela.
A gota de água não é absorvida pela flanela em razão de sua tensão superficial. Ao adicionar uma gota de detergente, sua ação tensoativa permite a gota de água ser absorvida na flanela.
2. No que diz respeito ao procedimento B, explique o comportamento da partícula sólida antes e após a adição de detergente.
Inicialmente, o carvão ativado adicionado a água se manteve apenas na superfície do líquido, após a adição de detergente a água, o carvão ativado começou a afundar na água em razão da diminuição da tensão superficial causando pelo detergente.
3. No que diz respeito ao procedimento C, compare o comportamento das gotas de óleo e explique.
Inicialmente, notamos que a água e o óleo não se misturam, visto que a água é polar e o óleo é apolar. Já no tubo contendo solução de detergente, é possível observar a interação do detergente com o óleo, já que o detergente possui uma parte Apolar e uma parte polar.
Emulsificação de Óleos:
4. Explique o que é emulsão e comente sobre o papel do detergente para evitar a coagulação do óleo.
Emulsão se trata de uma dispersão coloidal, possuindo micelas, que são agregados de moléculas que envolvem outra molécula. Quando o óleo se encontra com o detergente, a parte apolar das moléculas interagem com o óleo, formando a micela que o engloba. Já o lado polar fica em contato com o solvente, efeito esse que acaba por evitar a coagulação do óleo.
Suspensão de Partículas Sólidas:
5. Descreva e explique o efeito do detergente sobre a sedimentação das partículas.
No experimento que utilizou de carvão ativado, notamos que as partículas ficavam apenas na superfície do líquido. Já com a adição de detergente, as partículas começaram a se dispersar pelo corpo do líquido, devido a característica emulsificante das moléculas detergentes, que possuem partes polares e apolares.
Alcalinidade:
6. Indique a coloração de cada solução de detergente utilizada após a adição dos indicadores, explicando se a solução é ácida, básica ou neutra.
As duas primeiras amostras não apresentaram mudança na coloração após a adição dos indicadores, indicando serem básicas.
As duas últimas amostras apresentaram mudança na coloração após a adição dos indicadores para rosa, indicando ácidos
E o sabão se apresentou neutro.
7. Por que um detergente do tipo lava-roupa deve ser fracamente alcalino?
Em razão da alta alcalinidade tornar o detergente um tanto corrosivo, assim podendo danificar as roupas.
Aplicações dos Tensoativos:
8. Como visto, os tensoativos são moléculas que apresentam afinidades tanto por substâncias apolares (óleos e gorduras, por exemplo) como por aquelas polares (como a água). Essa característica de poder pertencer aos dois meios permite que um tensoativo seja utilizado para agregar fases imiscíveis, formando emulsões, espumas, suspensões etc. Por isso, suas aplicações vão além daquela de servir como detergente para lava-roupas ou lava-louças. Pesquise uma aplicação para os tensoativos que esteja relacionada com sua área de formação e forneça detalhes explicando como e onde ele é empregado, como suas propriedades são utilizadas dentro da aplicação pesquisada etc.
...