Epidemiologia
Por: Maira Lisboa • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 649 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
1 – Relacione a expressão ‘’saúde- enfermidade” aos conceitos de saúde e doença propostos pela Organização Mundial da Saúde e ao contexto da epidemiologia.
Saúde é definida como ausência de doença e a doença é conceituada como falta ou perturbação da saúde. Na prática as pessoas são examinadas e rotuladas como sadias ou doentes baseada em resultados de exames clínicos e laboratoriais.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a definição de saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não meramente ausência de doença.
2 – a epidemiologia estuda estados particulares de ausência de saúde sob as formas de doença e agravos. Assim cite alguns exemplos de doença infecciosas, não infecciosas e de agravos à integridade física.
Moradias com aglomeração de pessoas em casas minutas podem causar Infecções respiratórias, ectoparisitose e a meningite meningocócica, são exemplo de doenças infecciosa, sem falar que na falta de saneamento básica e a vida precária aumentam o risco de enfermidade como hepatite, cólera e as parasitoses intestinais.
A alteração de renda familiar causam alterações no estilo de vida e com isso doenças não- infecciosas como: obesidade, hipertensão, aterosclerose e o diabetes, também os acidentes de trabalho, violência e acidente de trânsito.
3 – O objetivo da epidemiologia são as relações em massa, envolvendo um número expressivo de seres humanos. Tais relações são referidas e analisadas mediante o conceito de risco. Explique.
O risco é definido como um perigo potencial, no latim “perigo oculto”. A epidemiologia valoriza os aspectos operativos de probabilidade de ocorrência de algum evento, como a chance de cura e recuperação e tem como objetivo o risco e seus determinantes. Podemos definir como uma probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito ou condição relacionada à saúde.
4 – De que forma a epidemiologia tem sido utilizada pelo Estado, para prover as condições de saúde das populações e atuar nas ações de prevenção e controle (promoção da saúde, proteção da saúde, diagnóstico precoce e pronto atendimento, e reabilitação)?
5 – Diferencie infecção de infestação.
Infecção é a penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um patógeno no organismo de uma pessoa ou animal e infestação é como alojamento, desenvolvimento e reprodução de artrópode na superfície do corpo ou nas vestes de pessoas, sem penetração no meio interno do organismo.
6 – O que são doenças infecciosas? Exemplifique.
É qualquer doença causada por um agente biológico (por exemplo: vírus, bactéria ou parasita), em contraste com causa física (por exemplo: queimadura, intoxicação química ou ferimentos.)
7 – Com relação as propriedades dos patógenos, relação com hospedeiro e o surgimento da doença, pesquise os seguintes termos:
Infectividade: Capacidade que certos organismos tem de penetrar e se desenvolver ou se multiplicar no novo hospedeiro, ocasionando infecção.
Patogenicidade: Capacidade do agente infeccioso, de uma vez instalado no organismo do homem ou animal, produzir sintomas em maior ou menor proporção entre os hospedeiros infectados.
...