Extração do Ácido Acetilssalicílio
Por: wilsonomj • 25/5/2015 • Relatório de pesquisa • 929 Palavras (4 Páginas) • 255 Visualizações
- OBJETIVO
O objetivo da experiência é a síntese de ácido acetilsalicílico. Como tambem determinar o rendimento da síntese.
- INTRODUÇÃO
Reproduzir em laboratório aquilo que a natureza produz ou criar aquilo que não existe na Natureza é sintetizar. As sínteses laboratoriais procuram a obtenção de novos produtos com as suas propriedades mais acentuadas, mais concentradas do que as existentes na natureza ou compostos com propriedades inexistentes nos produtos naturais ou ainda produtos em quantidades superiores àquelas que são possíveis extrair de fontes naturais.
Esta síntese teve como objetivo obter o ácido acetilsalicílico, que é um cristal, de cor branca. O ácido acetilsalicílico prepara-se fazendo reagir o ácido salicílico com o anidrido acético, e algumas gotas de ácido sulfúrico, que atua como catalizador (substância que não participa na reação mas aumenta ou diminui a sua velocidade).
O ácido acetilsalicílico é um medicamento com propriedades analgésicas e antiinflamatórias. Este ácido foi sintetizado pela primeira vez em 1893, a partir do ácido salicílico (analgésico inicialmente extraído da casca do salgueiro), pelo químico alemão Felix Hoffmann quando fazia pesquisas para aliviar as dores reumáticas do pai. (SIMÕES, Teresa; QUEIRÓS, Maria; SOMÕES, Maria – Técnicas Laboratoriais de Química, 2000 - 2001).
- MATERIAIS
- Béquer
- Vidro de relógio
- Gral
- Pistilo
- Espátula
- Balão volumétrico
- Pipeta Graduada
- Pêra
- Manta Aquecedora
- Funil
- Proveta
- Pipeta de Pasteur
- Balança de precisão
- REAGENTES/PRODUTOS
- 10 Comprimidos de AAS
- 20 mL de etanol
- 50 mL de água fria
- PROCEDIMENTOS
Pesar dez comprimidos de AAS com auxilio do vidro de relógio e balança de preisão, cada comprimido tem 100 mg, ao final registrar o valor (1,87 g). Em seguida pulverizar estes comprimidos com pistilo e gral, tranferir para um balão volumétrico e adicionar 20 mL de etanol ao manuseio da pipeta graduada com auxilio da pêra. Em seguida aquecer um uma chapa aquecedora durante o tempo de 15 minutos, observando que o amido presente nos comprimidos não dissolve, filtrar à vácuo com temperatura representante a 200°C. Ao filtrado adicionar 50 mL de água fria e deixar em repouso.
Síntese do AAS
- OBJETIVO
Sintetizar o AAS a partir do ácido salicílico e do amidrato acético com a presenca de H2SO4 atuando como catalizador.
- MATERIAIS
- Erlenmeyer
- Termômetro
- Pipeta de Pasteur
- Béquer
- Banho Maria
- Proveta
- REAGENTES/PRODUTOS
- 75mL Água destilada
- 5g Ácido Salicílico
- 7mL Anidrito Acético
- 3 gotas Ácido Sulfúrico
- PROCEDIMENTOS
Em um erlenmeyer colocar 5 g de ácido salicílico, em uma proveta medir 7mL de anidrito acético e tranferir para o erlenmeyer, usando uma pipeta de pasteur adicionar 3 gotas de ácido sulfúrico, manuseando na capela de exaustão. Aquecer em banho maria ou chapa aquecedora durante o tempo de 15 minutos sempre homogeneizando, com a ajuda de um termômetro a temperatura de 50/60°C. Após o procedimento deixar a misnutra esfriar e adicionar 75mL de água destilada, agitar e armazenar.
Técnica de Purificação – Recristalização
- OBJETIVO
Dissolver o sólido em um solvente quente e esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menos solubilidade ocorrendo a formação de cristais.
- INTRODUÇÃO
A recristalização é o método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos em temperatura ambiente. A Formação de cristais é lenta, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam em solução. O fator cético da recristalização é a escolha do solvente, o solvente ideal é aquele que se dissolve a pouco frio e muito quente.
...