História das Ciencias Farmaceiticas
Por: janainaromao • 3/9/2016 • Monografia • 2.784 Palavras (12 Páginas) • 379 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE FARMÁCIA BIOQUÍMICA
FUNDAMENTOS DE QUÍMICA
Orientador(es): Édison Pecoraro
EQUILIBRIOS QUÍMICOS EM SOLUÇÃO
Graduandos(as)
Diovanna dos Santos de Carvalho
Jamily Angela Sant Anna Carvalho
Janaína da Silva Romão
Leonardo Caprioli
ARARAQUARA
Junho/2016
INTRODUÇÃO
Neste relatório serão analisados os resultados dos experimentos da terceira aula experimental, que consistiam na verificação de acidez ou alcalinidade de várias soluções, com o uso diferentes indicadores, e do pH, usando, para isso, um papel universal. Também realizou-se a hidrolise de sais e posterior conferencia do pH da solução formada, além da formação e observação do funcionamento de uma solução tampão comparando-a com as mesmas soluções porem sem o tampão.
Na primeira parte da aula foram utilizados papéis indicadores para identificar se as soluções eram ácidas ou básicas. Utilizou-se papel de tornassol, que é obtido a partir da impregnação do tornassol extraído da planta líquen em um papel poroso, e de papel universal. O papel de tornassol pode ser vermelho, que serve para identificar bases, pois neste meio muda de cor para azul, ou azul, que serve para identificar ácidos, pois muda para vermelho neste meio. Já o papel universal é o conjunto de alguns indicadores em uma tira de papel, que quando entra em contato com uma solução, mostra o seu pH, baseado em uma tabela que compara as mudanças de coloração da tira, sendo mais preciso que os papeis citados anteriormente.
Na segunda parte, realizou a hidrolise dos seguintes sais:
• NaCl: o cloreto de sódio se encontra na forma de cristais brancos em temperatura ambiente e é utilizado principalmente no cotidiano como tempero e como conservante.
• NH4Cl: o cloreto de amônio ou sal amoníaco é um sal branco utilizado na limpeza de soldas em ferro, produção de fertilizantes, na industria alimentícia, em cosméticos, e no tratamento de água.
• NaH2PO4: o fosfato de monossódio ou mono fosfato de sódio pode ser encontrado na forma de um pó branco ou cristais transparentes é utilizado como laxativo ou como solução tampão.
• CH3COONH4: o acetato de amônio, ácido acético ou sal de amônio é um sal branco utilizado na produção de fármacos, fabricação corante têxtil, explosivos, espuma e borracha.
• CH3COONa: o acetato de sódio ou etanoato de sódio é encontrado na forma de cristal transparente ou pó cristalino branco utilizado na neutralização de rejeitos da industria têxtil, produção de borracha sintética e como solução tampão.
Na terceira parte observou-se as reações com indicadores de pH líquidos e os diferentes resultados para soluções de NaOH e HCl. Já no quarto experimento preparou-se uma solução tampão, que tem como finalidade manter, na medida do possível, o pH de uma solução neutro.
O quinto experimento analisou o efeito do íon comum e o deslocamento do equilíbrio, baseando-se na adição de acetato de sódio a nitrato de prata, gerando uma suspensão. O nitrato de prata é um sal inorgânico esbranquiçado e sensível à luz, por isso é utilizado na revelação de filmes fotográficos. Também é utilizado na produção de vidros e espelhos e em tinturas capilares.
OBJETIVOS
Os experimentos foram separados em cinco partes, onde as três primeiras tinham o intuito de analisar soluções quanto ao pH destas, porém analisando soluções diferentes e utilizando indicadores ácido-base diferentes. A quarta parte tinha o intuito de exemplificar o funcionamento de uma solução tampão e sua produção a partir de ácido acético e acetato de sódio. A quinta e última parte tinha por objetivo demonstrar o deslocamento do equilíbrio a partir do efeito do íon comum, realizando a dissolução de AgNO3 em CH3OONa.
A parte um objetivava demonstrar o funcionamento dos papeis indicadores e diferenciar qual é utilizado para bases e qual é utilizado pra ácidos. No segundo experimento pretendia mostrar a alteração da concentração de H+ com a hidrolise das substâncias utilizadas e a terceira parte tinha o intuito de apresentar alguns dos diversos tipos de indicadores ácido-base.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 Materiais
- Bagueta de vidro;
- Papel indicador Tornassol;
- Papel indicador Universal;
- 2 Conjuntos de tubos de ensaio;
- Espátula;
- 4 béqueres de 50 mL;
- 1 funil de vidro;
- 1 papel filtro.
3.2 Reagentes
- Água Destilada;
- NaCl (1,0M);
- NaOH (1,0M);
- HCl (1,0M);
- KOH (1,0M);
- C2H3OOH (1,0M);
- NH4OH (1,OM);
- NH4Cl;
- NaH2PO4;
- CH3COONH4;
- CH3COONa;
- HCl (6 mol/L);
- NaOH (6 mol/L);
- Fenolfitaleina;
- Azul de bromotimol;
- Alaranjado de metila;
- Vermelho de fenol;
- Violeta de metila;
- Ácido Acético (1 mol/L);
- Acetato de sódio (1 mol/L);
- AgNO3 (0,4M);
- CH3COONa (0,4M);
- Solução saturada de acetato de sódio.
3.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Vide-roteiro.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1- PAPÉIS INDICADORES
- Com auxilio de uma bagueta foi molhada a superfície de uma tira de papel indicador Tornassol; que muda na presença de íons H+ E OH-; e de papel indicador universal; que são tiras absorventes indicadoras de pH; com gotas de determinadas soluções aquosas, onde foram observadas e anotadas suas respectivas cores.
- O papel indicador Tornassol se apresenta em azul e vermelho; quando a solução se mostra ácida, o papel muda da cor azul para vermelha, e quando básica muda da vermelha para a azul.
- O papel indicador universal apresenta uma tabela de cores distintas nos papeis absorventes que representa o pH variável de 1 a 14; quando em contato com a solução, esse muda de cor de acordo com o pH.
- Os resultados obtidos são apresentados a seguir:
[pic 2]
[pic 3]
Figura 1: resultados obtidos nos papéis indicadores
...