Intervenções Realizadas pelo farmacêutico clínico na unidade de primeiro atendimento
Por: lopescamilas • 2/5/2018 • Trabalho acadêmico • 732 Palavras (3 Páginas) • 450 Visualizações
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE[pic 1] | Curso: FARMÁCIA Disciplina: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA Prof(a): Aline Fernanda A. C. Rodrigues | |
Nome do aluno: CAMILA LOPES DE SOUZA TASSIA TARDELI PAES WALESKA GARCIA | RA: B31CBA-4 B91FJJ-2 B34177-7 | Turma: FM8P17 |
Intervenções realizadas pelo farmacêutico clínico na unidade de primeiro atendimento
O primeiro atendimento é uma das portas de entrada do paciente, sendo um setor de atenção à saúde, destinado a receber pessoas em situações de emergência.
Poucos hospitais apresentam farmacêutico clínico que atuam na Unidade de Primeiro Atendimento (UPA), porém, o papel do mesmo é fundamental no Departamento de Emergência. Ultimamente, estudos têm comprovado que o farmacêutico clínico pode diminuir erros de medicação, fazendo a revisão de prescrições e pode aumentar a qualidade do cuidado e a segurança ao paciente, em relação à terapia medicamentosa e que as intervenções farmacêuticas podem gerar redução de custos na UPA.
Uma das principais atividades do farmacêutico clínico na UPA é a análise da prescrição médica, podendo realizar uma possível intervenção farmacêutica em casos de:
- Em casos de medicamentos não padronizados no hospital, é sugerido ao médico a substituição por um medicamento padronizado pelo hospital e, caso não seja possível, é realizada a compra do medicamento;
- Forma farmacêutica que não existe ou que é inadequada à administração;
- Dose inexistente ou inadequada;
- Via de administração inadequada à administração prescrita;
- Prescrição de medicamentos com a mesma ação farmacológica;
- Diluente inadequado ou incompatível com o medicamento prescrito;
- Medicamentos inelegíveis ou com prescrições incompletas;
Foi elaborado um estudo no período de 1º de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2010, na UPA Morumbi do Hospital Israelita Albert Einstein. As intervenções farmacêuticas são realizadas para obter o uso correto e seguro dos medicamentos e foram executadas pelo farmacêutico clínico junto à equipe interdisciplinar pela busca ativa dos prontuários e análise diária da prescrição médica. Todas as intervenções realizadas foram conduzidas para o coordenador da farmácia clínica diariamente por e-mail, dessa forma, foi possível realizar o levantamento de todos esses dados.
Pela a análise da prescrição médica, foram realizadas intervenções quanto à indicação, dose, frequência e a pertinência do medicamento. Avaliação da prescrição médica para pacientes pediátricos e neonatos quanto à dose em relação ao peso ajuste de dose ou frequência para os antimicrobianos prescritos em casos de insuficiência renal, alergias ou sensibilidades, interações medicamentosas, diluição e tempo de infusão.
As não conformidades que foram encontradas nas prescrições foram consultadas em literatura técnica específica e posteriormente, entrou-se em contato com o médico para resolução da irregularidade observada e anotou-se no prontuário a alteração realizada.
...