PROJETO: CARACTERIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE UMA UNIDADE DE HEMOTERAPIA
Por: jose torres de oliveira • 14/9/2018 • Trabalho acadêmico • 469 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
Nome: Denise Aparecida da Conceição
Turma: Enfermagem
Período: Manhã
CPF: 365.069.638-08
TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
UNIVERSIDADE ANHANGUERA SANTO ANDRÉ
15 DE JUNHO DE 2018
Autor Correspondente: Alessandra Mazzo
TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
RESUMO E RESENHA
PROJETO: CARACTERIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE UMA UNIDADE DE HEMOTERAPIA
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. RESUMO 5
3. RESENHA 6
- INTRODUÇÃO
A hemoterapia é uma importante área de estudo, é composta por hemocentros, unidade de hemoterapia e banco de sangue, muitos avanços tem sido alcançados na hemoterapia, ainda assim podemos ver, por meio de comunicação e divulgação, a falta de sangue para transfusões , por isso a necessidade de doadores de sangue.
Cabe ao profissional de enfermagem prestar assistência a doadores e receptores, promovendo ações preventivas, educativas e curativas, com isso garantir a qualidade do cuidado à saúde. O objetivo do estudo é descrever características do atendimento de uma unidade de hemoterapia.
Trata-se de um estudo descritivo exploratório, feito pela USP de Ribeirão Preto em 2009, com os doadores de sangue.
Foram 2873 candidatos a doação no ano de 2009, os motivos de rejeição na triagem 15,0% novos doadores.
55% candidatos com relacionamentos usual de risco, 64% doadores de repetição, 21% doador esporádicos. Idade mínima de 18 anos e máxima de 65 anos, ambos sexo.
- RESUMO
O tipo de doação e o tipo de doador de sangue são classificados em, doação espontânea aquela realizada sem qualquer forma de beneficio tem como finalidade repor uma unidade de longe, doação autólogo é a doação para uso próprio do doador, doação especifica de um doador especifico para um receptor especifico. A hemoterapia tem se caracterizado com objetivo de minimizar os riscos de transfusionais, realizando testes de triagens para doenças infectocontagiosos.
Cabe ao enfermeiro da unidade garantir a qualidade do serviço prestado e pela satisfação dos doadores de sangue.
O estudo aponta a necessidade da captação de novos doadores, e a assistência diferenciada que o profissional da área da saúde pode promover à população.
- RESENHA
A hemoterapia é uma importante área do útero, é composta por hemocentros, unidade de hemoterapia e banco de sangue, muitos avanços têm sido alcançados, ainda assim podemos ver por meio de comunicação e divulgação a folha de sangue para, transfusões, por isso a necessidade de doadores de sangue.
É de suma importância a divulgação e o aumento de doadores, para que seja atendida a demanda de transfusões de sangue.
...