Laboratório de análises clinicas
Por: Ana Cláudia Caca • 6/12/2015 • Relatório de pesquisa • 1.256 Palavras (6 Páginas) • 5.286 Visualizações
Faculdade Pitágoras
Ana Cláudia Souza Costa
Relatório da Visita Técnica no Laboratório Municipal Nova Filosofia–LACEN de
Teixeira de Freitas de Analise Clinica
Teixeira de Freitas-BA
2015
Ana Cláudia Souza Costa
Relatório da Visita Técnica no Laboratório Municipal Nova Filosofia–LACEN de
Teixeira de Freitas de Analise Clinica
Relatório elaborado com requisito
Avaliativo do 2°bimestre do 5°
Período da disciplina
Fisiopatologia Farmacoterapia
Orientador Professor Jose Roberto
Teixeira de Freitas-BA
2015
SUMARIO
- Introdução
- Desenvolvimento
- Citometria de Fluxo
- Conclusão
- Bibliografia
- Anexo
INTRODUÇÃO
O objetivo da visita no laboratório LACEN foi de mostrar a turma de Farmácia, como fazer uso do laboratório como prática de ensino. Ao se falar em laboratório, deve-se tomar cuidado no que diz respeito à natureza do trabalho que ali será realizado. De um modo geral, são concebidas para o laboratório atividades do aprendizado de ciências que vão além daquelas das salas de aula comum. Com isso a Professor José Roberto nos mostra como proceder dentro do laboratório de exames, conhecemos os procedimentos ali realizados, os equipamentos, qual a função de cada sala e quais os exames realizados no Lacen.
DESENVOLVIMENTO
Fomos recepcionados pelo professor José Roberto e Professor Sebastião cargo
Na visita técnica podemos reconhecer como uma amostra chega ao laboratório e é processada, gerando apenas um laudo aprovado por um profissional habilitado. A visita técnica é muito importante para que os alunos, ao receber conhecimentos teóricos possam visualizar e entender bem os processos.
- Conhecer o fluxo e a rotina de um laboratório clínico;
- Conhecer os principais materiais e equipamentos;
- Reconhecer a importância da correta lavagem das mãos;
- Reconhecer a importância do destino correto de cada tipo de resíduo gerado em um laboratório clínico;
- Vivenciar a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC);
- Conhecer os principais setores de um laboratório clínico.
Foi mostrado a todos o fluxo do laboratório desde o atendimento dos pacientes até a lavagem e descarte dos resíduos gerados. Os alunos passaram pelos setores de coleta, distribuição de amostras, urinálise, parasitologia, hematologia, bioquímica, sorologia, microbiologia, hormônios, lavagem e esterilização.
Em cada setor foi apresentado os principais objetos de trabalho e seus equipamentos.
Foi apresentado o aspecto das amostras ao chegarem à área técnica e também após seu processamento em centrífugas. Mostrando o que é uma amostra adequada, ou seja, os critérios de aceitação de amostras em cada setor.
Os objetivos foram alcançados e os alunos se mostraram bastante interessados. Fizeram perguntas e fotografaram amostras, materiais de trabalho e equipamentos.
O professor José Roberto mostrou a logística do laboratório de ponta, os processos realizados como transporte, identificação, manuseio, manipulação, análise do material biológico recebido e conclusão de diagnóstico. Além disso, ainda presenciaram diversos equipamentos de alta tecnologia.
Para o professor da Jose Roberto que acompanhou a visita, a iniciativa foi fundamental para os estudantes, a visita técnica proporcionou aos alunos, uma maior integração entre a teoria e prática de técnicas avançadas de diagnóstico, como testes de biologia molecular.
O laboratório municipal LACEN hoje está equipado com aparelhos de última geração, tendo uma resolutividade, confiabilidade e segurança nos resultados dos exames realizados. Vale ressaltar ainda que toda a equipe de trabalho do laboratório é qualificada e capacitada para o atendimento e produtividade da unidade.
ARCHITECT i2000 – ABBOTT o seu Sistema é totalmente automatizado sendo um dos aparelhos mais modernos da sua categoria. Ele atenderá todas as demandas de exames na área de Virologia, Imunologia e Hormônios, auxiliando no diagnóstico de tumores, doenças cardiovasculares, doenças infecciosas, hepatite A, B e C, verificação de fertilidade, gravidez, tireoide, HIV e outros mais.
A sua capacidade de análise é de 200 exames por hora, sendo que o primeiro resultado é com menos de 30 minutos. Os laudos desses exames também serão entregues mais rápidos. O laboratório municipal (LACEN) é responsável também por todos os exames laboratoriais do Hospital Municipal – HMTF e a UMMI, porem os exames são realizados no laboratório do HMTF, que funciona 24h por dia.
O laboratório de análises clínicas passa por um rigoroso controle de qualidade. A acreditação de um laboratório depende da aprovação em uma série de questões regidas pelos requisitos da norma ABNT NBR NM ISO 15189.
A norma se aplica a laboratórios que realizam exames de materiais:
- Recepção de amostras
- Preparo de amostras
- Biológicos, Hormônios e Sorologia
- Parasitologia e Urinálise
- Microbiológicos;
- Imunológicos;
- Químicos;
- Imunohematológicos;
- Hematológicos;
- Biofísicos;
- Citológicos;
- Patológicos;
- Sala de desinfecção (autoclave)
- Ou de outros materiais provenientes do corpo humano.
A finalidade é de fornecer informações para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, ou para a avaliação de saúde de seres humanos e que podem oferecer serviços de consultoria e acompanhamento que abrangem todos os aspectos das investigações em laboratório, incluindo a interpretação de resultados e conselhos sobre investigações adicionais apropriadas.
...