O CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA
Por: paulojr67 • 15/8/2022 • Relatório de pesquisa • 936 Palavras (4 Páginas) • 117 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga, Teresina, Brasil. CEP: 64049-550 Contato: 3215 5870 / farmaciatheufpi@gmail.com
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO
CURSO DE FARMÁCIA – UFPI
ESTÁGIO II
Discente: Paulo Sousa Lima Junior
11/2018
TERESINA/PIAUÍ
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 3][pic 4]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga, Teresina, Brasil. CEP: 64049-550 Contato: 3215 5870 / farmaciatheufpi@gmail.com
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO
ESTÁGIO II
Relatório de atividades do estágio (45 horas) apresentado ao curso de Farmácia como requisito para conclusão do estágio.
Discente: Paulo Sousa Lima Junior
Docente-Orientador: Dr(a) Stanley Juan Chavez Gutierrez
Preceptor/ superisor de campo: Dr(a) Stanley Juan Chavez Gutierrez
11/2018
TERESINA/PIAUÍ
1 INTRODUÇÃO
As plantas medicinais e seus produtos são ferramentas muito antigas no combate a enfermidades, na forma de unguentos, infusões, decoctos, entre outras formas. Essa cultura evoluiu desde a antiguidade até os dias atuais, sendo atualmente um dos principais focos da indústria farmacêutica (GASPAR, 2008).
Entretanto, a obtenção dos compostos isolados de plantas é muitas vezes dispendiosa e com baixo rendimento, devido à baixa concentração das substâncias selecionadas nas fontes naturais. Isso muitas vezes inviabiliza a exploração dessas pela indústria, dificultando o processo de desenvolvimento de medicamentos a partir de produtos naturais bioativos. Porém, a síntese dessas substâncias e de seus derivados de forma planejada, permite frequentemente que seja estabelecido o farmacóforo e que o perfil biológico seja modulado, representando uma oportunidade para a atuação de agentes químicos orgânicos sintéticos e semissintéticos (COSTA, 2009).
Em meio a essa busca de alternativas para o tratamento de doenças com grande impacto na saúde pública, alcaloides do tipo alcamida foram isolados do fruto verde da Aniba riparia, as riparinas I, II e III. Esses compostos possuem atividades farmacológicas comprovadas em estudos pré-clínicos, como as atividades ansiolítica, antidepressiva e anticonvulsivante, além de ser eficaz como antimicrobiano contra cepas de Staphylococcus aureus. Dessa forma, foram preparados novos derivados das riparinas, denominadas A e B e a partir da condensação dos ésteres metílicos com as fenetilaminas substituídas, foram obtidas as riparinas C, D, E e F. Os análogos das riparinas foram obtidos utilizando uma metodologia simples e de resultados seguros com viabilização de exploração comercial dessas novas moléculas pela indústria farmacêutica, diante da disponibilidade 13 independente da concentração da substância selecionada nas fontes naturais (GUTIERREZ, 2007).
Assim, tendo em vista que as riparinas naturais tem amplo potencial terapêutico, é importante realizar uma triagem das possíveis atividades farmacológicas das riparinas A-F, como por exemplo, atividade antitumoral, antioxidante e antiesquistossoma.
2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIÁRIO
Durante o decorrer da disciplina foram realizadas técnicas de cromatrografia reversa utilizando placas de sílica em gel e reações químicas quanto a pureza das riparinas, tendo como o objetivo a purificação total do produto para fins experimentais.
Na placa de sílica geralmente se fazem 3 a 5 pontos, nos quais serão testados a riparina padrão, a riparina (testada) e a junção das duas, que é o RF misto, e/ou outras substâncias adicionais.
Coloca-se um pouco de clorofórmio junto às substâncias de riparinas que irão ser testadas, até que seus cristais se dissolvam e caso não, foi utilizado como opção um sonicador, até que a substancia vire homogenia; sem estar turva, ou seja, o preparo de uma solução de riparina, pela dissolução com clorofórmio.
...