O Estágio Supervisionado De Assistência Farmacêutica Em Farmácia Conveniada
Por: Caroline Soares Gomes • 25/4/2023 • Trabalho acadêmico • 2.378 Palavras (10 Páginas) • 148 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS IPATINGA – CIDADE NOBRE FACULDADE DE FARMÁCIA
[pic 1]
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM FARMÁCIA CONVENIADA
IPATINGA 2021
CAROLINE SOARES GOMES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM FARMÁCIA CONVENIADA
Relatório apresentado como parte integrante do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras de Ipatinga como pré-requisito para obtenção da aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado em Assistência Farmacêutica.
Professor Supervisor do Estágio: Bianca Nogueira Alves Leão
IPATINGA 2021
IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
NOME: Caroline Soares Gomes
PERÍODO:5°
SEMESTRE: 1° 2021
MATRÍCULA: 348521467744
TURMA: Farmácia
TELEFONE: 31989428639
E-MAIL: carolgomeeees@gmail.com
IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
NOME: IRMÃOS MATTAR (INDIANA)
ENDEREÇO: Av 28 de abril, Centro
CIDADE/ESTADO: Ipatinga, MG
FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL/CRF-MG: Renata Martins Gomes CRF-MG 27326
DATA DE INÍCIO: 17/05/2021
DATA DE TÉRMINO: 03/06/2021
CARGA HORÁRIA TOTAL: 84 horas
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 5
2 - APRESENTAÇÃO DA EMPRESA................................................................ 5
3 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO........................................... 6
4 - INOVAÇÃO..................................................................................................... 6
5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONCLUSÃO................................................ 7
6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................. 7
7 - ANEXOS......................................................................................................... 8
7.1 Avaliação do Estagiário.............................................................................. 8
7.2 Ficha de Frequência do Aluno.................................................................... 9
- INTRODUÇÃO
A Assistência Farmacêutica (AF) engloba um conjunto de ações voltadas à promoção,
proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como
insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia d a qualidade dos produtos e serviços, a companhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obt enção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. Por meio da assistência farmacêutica, o farmacêutico torna-se responsável pela qualidade de vida do paciente. Também os componentes d a prática farmacêutica ne cessários ao exercício da atenção farmacêutica: educação em saúde, orientação farmacêutica, dispensação, atendim ento farmacêutico, acompanhamento/seguimento farmacoterapêutico e registro sistemático das atividades, mensuração e avaliação dos resultados . O estágio foi durante o período do dia 17 de maio ao dia 03 de Junho e as atividades desenvolvidas durante o período do estagio foram sobre a supervisão do farmacêutico.
Durante o estagio foi observado a presença do farmacêutico em todo ciclo de que se incia
até a dispensação de medicamento.
- APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
O estágio foi realizado em uma farmácia conveniada, onde foi possível observar atividades administrativas, técnicas e de atenção ao paciente, principalmente dispensação de medicamentos e orientação, acompanhamento do tratamento farmacoterapêutico dos pacientes.
Localização
A empresa onde o estágio foi realizado se encontra na Avenida 28 de abril, Centro, Ipatinga, Minas Gerais
– DESENVOLVIMENTO
3.1
O estágio Supervisionado em Assistência Farmacêutica foi realizado de 17 de maio a 03 de junho de 2021, na Farmácia Indiana, localizada no Centro em Ipatinga. As atividades desenvolvidas durante o período do estágio pela farmacêutica responsável Renata Martins Gomes, incluem recebimento, armazenamento e conservação dos medicamentos; dispensação de medicamentos; orientação ao paciente; e controle de temperatura ambiente.
Foi feita separação e recebimentos dos medicamentos e materiais comprados que logo após receber, eles são armazenados em suas prateleiras específicas. Todas as encomendas diárias são entregues na Farmácia, acompanhadas da respectiva fatura. A fatura c ontém o respetivo número, a listagem dos produtos pedidos por ordem alfabética, o código e nome comercial dos produtos, o número de unidades pedidas e enviadas e o preço unitário. O armazenamento dos medicamentos e produtos farmacêuticos dev e ser efetuado de modo a garantir as con dições necessárias de l uz, temperatura, umidade, segurança e de espaço. Qualquer prod uto deve ser armazenado nas respectivas condições, devem estar corretamente identificado pela Denominação Comum Internacional (DC I), nome comercial, dosagem, forma farmacêutica.
A dispensação de medicamentos está dir etamente associada à Assistência Farmacêutica. O diálo go entre o profissional de farmácia e o paciente é um procedimento decisivo para que o atend imento seja efetuado com o devido aconselhamento, eficácia e competência. O aconselhamento é essencial em qualquer atendimento, mas é de maior relevância quando se trata de uma terapêutica inicial. O Farmacêutico deve utilizar linguagem / símbolos adequados e compreensíveis para cada paciente; A informação escrita deve conter: Posologia; Indicações consoante o medicamento e p rescrição médica (horário, inte rvalo entre as tomas, efeitos secundários mais relevantes); Duração do tratamento. É de suma importâcia também a informação verbal para complementar a informação escrita; Deve-se reforçar a adesão à terapêutica; explicar as condições de armazenamento (quando necessário); solucionar todas as dúvidas colocadas pelo paciente; dialogar e questionar o paciente para assegurar a compreensão da informação fornecida. Este tipo de informação é muito im portante pois o público que se dirige à farmácia é muito diversificado e deve-se estar preparado para esclarecer qualquer dúvida que surja no momento do atendimento. Houve a participação juntamente com o farmacêutico para todas as orientações ao paciente.
Participei juntamento com o Farmacêutico de toda orientação.
O farmacêutico também é responsável por analis ar as prescrições e só pode dispensar os medicamentos controlados e antibiót icos quando todos os itens da receita e da Notificação de Re ceita estive rem devidamente preenchidos. A Receita de Controle Especial e a Notificação de Receita devem esta r preenchidas de form a legível, com a quantidade escrita s , sem emenda ou rasura. Também devem estar preenchidos o nome e o endereço completo do paciente e a data de emissão.
A dispensação de antibióticos ocorre somente com a autorização do farmacêutico após a avaliação da prescrição, que é de cor branca, é válida apenas para 10 dias a contar da data de sua emissão e controlados com validade para 30 dias. Para os dois casos, uma via será retida na dro garia contendo nome e documento de identificação (Carteira d e identidade ou CPF) do cliente, endereço, telefone, lote, validade e quantidade dispensad a d o medicamento, e quem foi o responsável p ela di spensação, e outra para o cliente. É feito via sistema o preenchimento de todas as informações acima e impresso na folha e anexada juntamente a receita.
3.2 RECEITA ESCOLHIDA
A paciente de 21 anos de idade, MMS, que fazia o uso de OXALATO DE ESCITALOPRAM 20 mg para controle de ansiedade, por indicação médica, chegou a farmácia queixando-se de muitos gases após o início da medicação. A farmacêutica explicou que poderia ser uma reação do uso da medicação, que pode apresentar esses sintomas. Ciente que LUFTAL é um MIP, foi prescrito para a paciente esse medicamento para a melhora dos sintomas e ela podendo prosseguir assim com o tratamento.
[pic 2]
3.3 CICLO DA AF.
A organização da Assistência Farmacêutica é caracterizada por ações articuladas entre si, que são executadas em uma ordem sequencial. Como dependem umas da outras, a execução imprópria de uma das fases influencia nas demais e compromete o objetivo e os resultados de toda a cadeia. A farmácia em que o estágio foi realizado se encontra nas seguintes fases:
4° etapa: armazenamento e estocagem para distribuição; onde todos os dias chegam os medicamentos e produtos para a farmácia.
7° etapa: dispensaçã ao paciente; onde o medicado é fornecido
8° etapa: uso do paciente; onde o paciente faz o uso da medicação
9° avaliação do resultado; onde tem a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida.
O inventário da farmácia é feito via sistema onde uma vez no mês são contados os ATBs, psicotrópicos e PBMs (Programa de Benefício em Medicamentos).
Na farmácia a parte de seleção, compra, e distribuição dos medicamentos, o setor responsável é a sede de Teófilo Otoni da farmácia, CDI (Centro de Distribuição Indiana) onde são feitas essas etapas.
3.4 DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS
O descarte dos medicamentos vencidos são feitos através de uma etiqueta sinalizadora, onde são guardados os medicamentos em uma caixa sinalizada como medicamentos vencidos e enviada direto ao CDI (Centro de Distribuição Indiana) onde os medicamentos são descartados através de um processo de incineração.
3.5 MEDICAMENTOS MAIS DISPENSADOS DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO
1:BESILATO DE ANLODIPINO: O anlodipino é um inibidor do influxo de cálcio (bloqueador do canal lento de cálcio ou antagonista do íon cálcio) e inibe o influxo transmembrana do íon cálcio no interior dos músculos cardíacos e liso. O mecanismo de ação se dá através do efeito relaxante direto na musculatura vascular lisa. É indicado como medicamento de primeira escolha no tratamento da hipertensão (pressão alta) e angina de peito (dor no peito, por doença do coração) devido à isquemia miocárdica (falta de sangue no coração).
Os efeitos adversos mais comuns incluem: dor de cabeça1, inchaço2, cansaço, sonolência, náusea3, dor abdominal, rubor, palpitações4 e tontura5.
2:ALPRAZOLAM: Os efeitos colaterais comuns e do alprazolam podem incluir: sintomas como sonolência; sensação de cansaço; fala arrastada; falta de equilíbrio ou coordenação;problemas de memória;quadro de sedação leve, entre outros que merecem atenção para que sejam imediatamente tratados e controlados.
...