O RELATÓRIO DE ESTAGIO
Por: Márcia Leão de Melo • 8/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.822 Palavras (8 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
CAMPUS URUGUAIANA
CURSO DE FARMÁCIA
8ºSEMESTRE
RELATÓRIO
PRÁTICA FARMACÊUTICA III
ACADÊMICO
Márcia Leão de Melo
PROF. ORIENTADOR
Prof. Dr. Rodrigo José Freddo
URUGUAIANA/2018
SUMÁRIO
1. Introdução.......................................................................................................2 | |
2. Organização Empresarial................................................................................3 | |
3. Atividades desenvolvidas................................................................................4 | |
4. Avaliação do estágio.......................................................................................4 | |
5. Referências.....................................................................................................5 | |
6. Anexos .......................................………………………………………………...6 |
- INTRODUÇÃO
Para a maioria das pessoas o serviço de saúde mais acessível é a farmácia comunitária e, os farmacêuticos podem ser responsáveis, além da dispensação adequada dos medicamentos, pela educação dos pacientes assistidos para o auto-cuidado em saúde.
A Assistência Farmacêutica engloba um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual quanto coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu sucesso e ao seu uso racional. As ações do farmacêutico, no modelo de atenção farmacêutica, diversas vezes, são atos clínicos individuais. Mas as sistematizações das intervenções farmacêutica e a troca de informações dentro de um sistema compostos por outros profissionais de saúde pode contribuir para um impacto no nível coletivo e na promoção do uso seguro e racional de medicamentos (ORGANIZAÇÃO PANAMERICA DE SAÚDE, 2002).
O principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão é o hábito de fumar. Por volta de 90% das pessoas diagnosticadas com câncer de pulmão possuem histórico prévio de tabagismo (WAKALEE e et al., 2007). O hábito de fumar está ligado também a origem de outros tumores malignos em outros órgãos (boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, colo do útero e esôfago). Dos tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um dos fatores de risco (IBGE, 2000).
As estratégias utilizadas no tratamento para a cessação da dependência ao tabaco são basicamente duas:
• interveções psicossociais;
• tratamento medicamentoso;
As intervenções psicossociais incluem aconselhamento, materiais de autoajuda e abordagem cognitivo-comportamental, sendo que na escolha ao atendimento não medicamentoso duas abordagens podem potencializar as intervenções: a entrevista motivacional (EM) e o método clínico centrado na pessoa, oriunda da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), possível de ser acessada no Cadernos da Atenção Básica, nº 40 (BRASIL, 2015, p. 55-59).
Os testes rápidos vêm sendo cada vez mais utilizados para o diagnóstico das infecções, porque apresentam desempenho semelhante aos outros testes sorológicos, os mesmos são realizados e apresentam um resultado para detecção de HIV, Hepatites B e C e Sífilis em no máximo 30 minutos, podem ser lidos a olho nu e não necessitam de equipamentos especiais para sua execução. Somente profissionais de saúde treinados devem realizar os TR (MS, 2010).
A implantação dos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de sífilis na Atenção Básica, do Sistema Único de Saúde (SUS), forma o conjunto de estratégias do Ministério da Saúde, que tem como objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico do HIV e detecção da sífilis (MS, 2010).
O estágio da disciplina de Prática Farmacêutica III, teve como orientador o Professor Dr. Rodrigo José Freddo, da UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa, foi realizado na Farmácia de Medicamentos Estratégicos – Município de Uruguaiana no período de setembro/2018 a dezembro/2018, cumprindo carga horária de 6h semanais, totalizando uma carga horária de 210h.
No campo de estágio, as supervisoras foram as farmacêuticas Raqueli Altamiranda Bittencourt – CRFRS: 6625 e Mariana Ilha Ziolkowski CRFRS: 14842, que durante todo período, instruíram, acompanharam e orientaram as atividades exercidas no local de estágio.
2. ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
Farmácia de Medicamentos estratégicos, localizada na Rua 15 de Novembro, 1882 – Bairro Centro no município de Uruguaiana, representada por Thais Aramburu Secretaria de Saúde. O quadro de funcionários é formado pelas farmacêuticas Raqueli Altamiranda Bittencourt – CRFRS: 6625 e Mariana Ilha Ziolkowski CRFRS: 14842, que são as responsáveis pela mesma.
A estrutura da farmácia conta com uma área arejada, dividida em espaços para atendimento para pacientes tabagistas, na qual é feita a primeira entrevista para PROGRAMA PARA CONTROLE DO TABAGISMO DE URUGUAIANA (PCTU) FARMÁCIA DO COMPONENTE ESTRATÉGICO (Anexo 1), outra para os Testes Rápidos de Triagem e Diagnóstico para HIV, Hepatites B e C e Sífilis.
O horário e funcionamento da Farmácia de Medicamentos Estratégicos é de segunda à sexta-feira das 8h ao 12h pela parte da manhã e das 13h30 às 17h30 pela parte da tarde.
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Durante o estágio tive a supervisão das farmacêuticas Raqueli e Mariana, onde primeiramente acompanhei o funcionamento da farmácia, o modo de atendimento aos pacientes que procuravam pelo serviço.
Realizei entrevistas com pessoas que queriam participar do programa de cessação do tabagismo, dispensação dos adesivos de nicotina, acompanhamento farmacoterapêutico.
...