O Relatório Farmácia Hospitalar
Por: Fernanda Soares • 8/6/2019 • Relatório de pesquisa • 1.598 Palavras (7 Páginas) • 882 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
Curso de Farmácia
Professor: Mayara Chambela
Turma: FAR0901T
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Elaborado por:
FERNANDA SOARES DA CUNHA
Matrícula: 13101824
Dezembro 2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
Aluno: Fernanda Soares da Cunha
Matrícula: 13101824
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Trabalho apresentado como requisito final para disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Farmácia do Centro Universitário Augusto Motta.
Dezembro de 2018
Sumário
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
ROTINA PERINATAL 7
ROTINA HMSA 8
CORRELAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA 8
CONCLUSÃO.................................................................................................................................9
REFERÊNCIA BICLIOGRAFICA 9
1. INTRODUÇÃO
Estágio Supervisionado em farmácia hospitalar realizado em duas instituições distintas: na Farmácia da Casa de Saúde Laranjeiras LTDA – Filial Laranjeiras (PERINATAL), situada na Rua das Laranjeiras, 445 - Laranjeiras. CNPJ 33.419.482/0001-78. No período de 08 de setembro a 10 de outubro de 2018, com carga horária de 66 horas e na Farmácia do Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA), situado na Praça da República, Nº 111. CNPJ /0001-50. No período de 19 de outubro a 01 de dezembro de 2018. Com carga horária de 154 horas. O estágio proporciona uma visão nas áreas de atuação do farmacêutico fornecendo um contato com as atribuições técnicas e práticas do profissional, permitindo a identificação de preferências individuais e o aprimoramento dos processos de qualificação profissional, possibilitando vivenciar situações práticas e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica.
O Hospital Municipal Souza Aguiar em 2007 completou 100 anos de existência e como toda a saúde pública da cidade do Rio de Janeiro, o Souza Aguiar tem muito a melhorar. Contudo, a história desse hospital e alguns outros dados merecem destaque. Em 1907, o hospital foi fundado. Inicialmente, era chamado de Hospital de Pronto Socorro. Nessa época, o futuro Souza Aguiar ficava na Rua Camerino, no centro da cidade do Rio. Três anos mais tarde, em 1910, o Hospital foi transferido para a atual sede, que fica na Praça da República, também no centro do Rio de Janeiro. Duas décadas após a fundação do Hospital, um grande feito foi realizado. No ano 1927, aconteceu, no Souza Aguiar, a primeira cirurgia de coração da história do Brasil. Atualmente é considerado o hospital com a maior emergência pública da América do Sul.
O Grupo Perinatal nasceu em 1985, no Rio de Janeiro, tendo como foco único o atendimento pleno a gestante e ao recém–nascidos de alto risco. A primeira unidade do Grupo, estabelecida em Laranjeiras, combinou, desde o início, atendimento diferenciado com recursos tecnológicos de ponta, associados a um ambiente acolhedor, como o de uma "casa de parto". Com isso, consolidou-se rapidamente como referência no atendimento de mães, fetos e recém-nascidos, antes, durante e depois do parto, inclusive em casos de risco ou emergências.
2. DESENVOLVIMENTO
- Triagem (análise das prescrições)
Esta atividade consiste em analisar cada prescrição, verificando se há coerência e se as doses estão corretas. Minimizando possíveis danos aos pacientes.
- Dispensação interna
Esta atividade consiste na separação e dispensação dos medicamentos aos andares com destino aos pacientes internados, tendo como base uma prescrição médica.
A dispensação na PERINATAL utiliza o sistema de distribuição por dose unitária e individualizada, onde a medicação é separada por paciente, e etiquetado com nome, leito e seu horário de administração. Os medicamentos controlados se encontram em um local separado dos demais e com acesso restrito. A liberação da medicação é feita após a utilização do método “quase erro” onde depois da separação dos medicamentos, outra pessoa que não estava envolvida na dispensação confere a prescrição com os medicamentos separados. Medicamentos sensíveis à temperatura são armazenados em refrigeradores adequados com temperatura controlada.
A dispensação no HMSA utiliza o sistema de distribuição por doses unitárias (sólidos orais) e coletivas (injetáveis e líquidos orais). Uma ou duas vezes na semana a farmácia envia uma quantidade pré-estabelecida junto à enfermagem de medicamentos com maior rotatividade para a Emergência de forma coletiva, assim como os medicamentos líquidos de via oral, pois diferente da PERINATAL, o HMSA não possui área própria (estéreo) para manipulação de doses unitárias de líquidos e injetáveis. Os medicamentos controlados são alocados em armário separado dos demais e com acesso restrito. Assim como os medicamentos de alto custo, que necessitam de um controle maior na dispensação feito em planilha no momento da saída e contagem ao final de todo plantão (a contagem do alto custo a cada troca de plantão também é realizada na PERINATAL). A dispensação da medicação é feita por clínicas (pediatria, sala vermelha, ortopedia, centro cirúrgico, etc), apenas o CTQ- adulto e infantil que a separação é feita por paciente de forma individualizada.
- Manipulação
Atividade realizada apenas na PERINATAL, que consiste em manipular, diluir em doses próprias para cada paciente de acordo com a prescrição, em espaço adequado e estéreo. Antes de entrar na sala de manipulação é necessário passar por uma sala de paramentação, onde lavamos as mãos e nos vestimos de maneira adequada. Os medicamentos destinados aos recém-nascidos são manipulados com maior rigidez, em cabine de segurança evitando qualquer tipo de contaminação.
- Fracionamento
Neste setor fracionamos as cartelas dos comprimidos, cortando e identificando em doses unitárias. Na etiqueta de identificação consta o nome do medicamento, lote e validade.
...