O Relatório Reações Químicas
Por: camilaalves.ef • 13/12/2016 • Relatório de pesquisa • 1.488 Palavras (6 Páginas) • 742 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Reações químicas são representadas pelas equações das substâncias consumidas e formadas, e apresentam as quantidades relativas destas substâncias e o seu estado físico. Quando ocorre uma reação, alguns indícios podem ser obrervados, como a liberação de calor, mudança na consistência e cor, formação de precipitado, etc. Mas para que os compostos reajam, é necessário que haja uma colisão efetiva (choque que quebra as ligações antigas formando novas) entre as moléculas, formando o complexo ativado, onde os reagentes passam formando o produto. As reações podem ser classificadas por vários critérios, dentre eles, número de reagentes e produtos, velocidade, perda ou ganho de elétrons e quanto ao calor envolvido.
Tipos de reações químicas:
- Reação de Neutralização: Há formação de sal e água. Esta ocorre entre ácidos e bases. Ex.: H2SO4 + NaOH → NaSO4 + H2O
- Reação de Óxido-Redução: Os elementos tanto dos produtos quanto dos reagentes passam por uma variação do Nox, e ao final do processo, o número de elétrons perdidos e ganhos têm que ser iguais. Ex.: Fe + CuSO4 → FeSO4 + Cu
- Reação de Precipitação: Resulta em um produto sólido insolúvel. Ex: AgNO3 + KCl → AgCl + KNO3
- Reação de Adição, Combinação ou síntese: Formação de um único produto. Ex.: 2Mg + O2 → 2MgO
- Reação de Decomposição: Divisão de uma substância composta em duas ou mais substâncias de estrutura simples. Ex.: 2HgO → 2Hg + O2
- Reação de Deslocamento: Há troca de átomos entre os elementos. Pode ser de dupla troca ou simples troca. Ex.: Zn + 2HCl → 6ZnCl + H2
- Reação de Polimerização: Transformação de uma substância monomérica em outra de massa molar múltipla da primeira. Classifica-se em polimerização por adição ou por condensação. Ex.: H2C=CH2 → -[-H2C=CH2-]-
As evidências de uma reação química baseiam-se nas diferenças perceptíveis e significativas entre o estado inicial dos reagentes antes de serem colocados em contato, e o estado final, isto é, os produtos formados. Critérios qualitativos podem ser utilizados para evidenciar a ocorrência de uma reação química, sendo que estes são baseados em observações macroscópicas utilizando os órgãos dos sentidos (exceto o paladar).
Evidências da ocorrência da reação química:
- Mudança de coloração – Quando o produto formado apresenta-se no estado líquido, porém de coloração diferente da coloração dos reagentes.
- Mudança de odor – Pode ocorrer devido à formação de um produto, ou consumo de um reagente que apresente odor característico.
- Formação de produtos gasosos – Os produtos gasosos são identificados pela ocorrência de borbulhamento na solução.
- Transferência de energia – Durante a reação há uma variação de temperatura no meio. Quando há a absorção de energia, a reação é dita endotérmica e quando há liberação de energia, a reação é exotérmica.
- Formação de precipitado – Uma reação de precipitação gera um produto insolúvel no meio reacional e que muda o aspecto de transparência da solução. Neste caso a precipitação ocorre quando a quantidade de um dos produtos formados excede a sua solubilidade no meio, ocasionando uma opacidade na mistura reacional.
Os tipos de precipitado variam de acordo com o tamanho e forma das partículas produzidas e classificam-se em:
- Cristalino – partículas que apresentam formato regular com superfície lisa, semelhante aos cristais do sal de cozinha ou açúcar e que se sedimentam rapidamente.
- Granular – partículas pequenas de forma irregular que se sedimentam rapidamente e se assemelham ao café moído.
- Finamente dividido – são partículas extremamente pequenas, que não podem ser visualizadas individualmente. Este tipo de precipitado demora muito a sedimentar e assemelha-se à farinha de trigo.
- Coloidal tipo gelatinoso – forma uma massa compacta com aspecto de gelatina. Este tipo de precipitado engloba impurezas, que impossibilita a eliminação por meio de lavagem.
- Coloidal finamente dividido – as partículas são tão pequenas que dificilmente se sedimentam e no processo de filtração passam pelos poros do filtro.
- OBJETIVOS
- Utilizar evidências experimentais para concluir sobre a ocorrência de uma reação química;
- Classificar as reações químicas;
- Representar as reações através de equação química
- PARTE EXPERIMENTAL
Materiais utilizados:
- Tubo de ensaio
- Capela
- Espátula
- Pinça
- Pipeta de Pasteur 1mL
- Estante
Reagentes utilizados:
CuSO4 (0,2 mol/L) | HCl (1 mol/L) | AgNO3 (0,1 mol/L) |
FeCl3 (0,2 mol/L) | CuSO4 (1mol/L) | Fósforo |
NH4OH (3 mol/L) | H2SO4 (0,2 mol/L) | Prego |
K2CrO4 (0,2 mol/L) | NaOH (1,0 mol/L) | |
BaCl2 (0,1 mol/L) | MgCl2 (1 mol/L) |
Procedimento experimental:
Foram realizadas reações em tubos de ensaio, usando 1mL de cada reagente com as concentrações apresentadas no quadro anterior.
- Mudança de Cor: Misturou-se no tubo de ensaio as soluções CuSO4 (0,2 mol/L) e FeCl3 (0,2 mol/L); Em seguida, em outro tubo de ensaio, repetiu-se o procedimento usando as soluções CuSO4 (0,2 mol/L) e NH4OH (3 mol/L).
- Formação de Precipitado: Misturou-se os seguintes reagentes entre si: AgNO3 (0,1 mol/L) + HCl (1 mol/L); AgNO3 (0,1 mol/L) + K2CrO4 (0,2 mol/L); BaCl2 (0,1 mol/L) + H2SO4 (0,2 mol/L); MgCl2 (1 mol/L) + NaOH (1,0 mol/L).
- Tipos de Reação: Foram repetidos os procedimentos dos itens a e b, usando as soluções: Mg + HCl (1mol/L); Fe + CuSO4 (0,2 mol/L); H2SO4 (0,2 mol/L) + 2 gotas de fenoftaleína + NaOH (gotejado até haver mudança de coloração).
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
Mudança de cor
CuSO4 + FeCl3 | Ao misturar as substâncias CuSO4 (Cor azul claro), FeCl3 (Cor amarela), obteve-se um tom de amarelo bem intenso, não havendo mudança significativa na cor. |
CuSO4 + NH4OH | Ao reagirem, pode-se observar uma coloração azulada (de dois tons) e formação de precipitado do tipo granular. |
...