O Relatório Viscosímetro
Por: Gabriele Borges Bontempo • 21/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.128 Palavras (5 Páginas) • 108 Visualizações
[pic 1]
Curso de Farmácia
Viscosímetro – Copo Ford
Professora: Roberta Signini
Aluna: Gabriele Borges Bontempo
4º Período
Anápolis, GO – 2020
- Introdução
A viscosidade de um líquido é a resistência ao escoamento. Quanto maior for a viscosidade do líquido, mais lento é o escoamento. Os líquidos de alta viscosidade, como o melaço na temperatura normal, ou o vidro fundido, são chamados de “viscosos”.
A viscosidade de um líquido é uma indicação da intensidade das forças entre as moléculas: interações intermoleculares fortes mantêm as moléculas unidas e não deixam que elas se afastem facilmente.
A precisão da viscosidade, porém, é muito difícil porque ela depende não somente da intensidade das forças intermoleculares, mas também da facilidade com que as moléculas assumem diferentes posições quando o fluido se move.
A viscosidade dos líquidos diminui com o aumento da temperatura.
A maior energia cinética das moléculas em temperaturas elevadas permite que elas vençam as forças de atração intermolecular e passem pelas moléculas vizinhas com mais facilidade. A viscosidade da água em 100°C, por exemplo, é apenas 1/6 do valor em 0°C, o que significa que a mesma quantidade de água escoa seis vezes mais rapidamente pelo mesmo tubo na temperatura mais elevada.
Existem vários tipos de instrumentos no mercado para medir a viscosidade cinemática de produtos com propriedades de Newton. Um desses instrumentos é um viscosímetro de Copo Ford (Figura 1), fácil de operar e usar.
[pic 2]
BARBOSA, A ; RODRIGUES, C. NOVA METODOLOGIA PARA CALIBRAÇÃO DE VISCOSÍMETROS DO TIPO COPO FORD
O viscosímetro copo Ford é um instrumento tradicional, geralmente usado para controlar a viscosidade cinemática de fluidos, como tintas, vernizes, resinas, etc. Geralmente é feito de alumínio polido e possui um orifício para a passagem do fluido. O orifício é de aço inoxidável e o interior é polido, com ou sem pés de nivelamento, para garantir a portabilidade e precisão do processo de medição.
Na medição da calibração do Copo Ford do mesmo tamanho e utilizando o mesmo óleo, o tempo de fluxo é diferente. Essa alteração geralmente ocorre quando as dimensões internas do viscosímetro são diferentes.
A utilização do Copo Ford é muito simples, desde que atenda às condições das normas existentes, os usuários podem medir em qualquer lugar.
De acordo com a norma NBR 5849, o Viscosímetro Copo Ford deve ser calibrado com pelo menos três óleos com viscosidades cinemáticas conhecidas para garantir que a faixa de medição do viscosímetro seja de 20s a 100s. Devem ser determinados e comparados a relação entre o desvio dos valores obtidos com os três óleos e o valor do gráfico ou equação padrão definida pela norma. Para desvios de menos de 3%, o viscosímetro será usado sem correção; para desvios de 3% a 10%, a curva de calibração deve ser usada para correção; para desvios de mais de 10%, recomenda-se substituir o orifício e recalibrar o viscosímetro.
- Objetivo
Determinar a viscosidade de fluidos, através de um viscosímetro do tipo copo Ford. Os fluidos utilizados nesse experimento foram o Azeite de Oliva Extra Virgem e um Detergente
[pic 3]
- Procedimento experimental
[pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9][pic 10]
[pic 11]
Os experimentos foram realizados em triplicata para que houvesse precisão nos resultados.
- Resultados e discussão
Viscosidade Dinâmica
A viscosidade dinâmica (μ) (também conhecida como viscosidade absoluta) é dada em termos de força requerida para mover uma unidade de área a uma unidade de distância.
Viscosidade Cinemática
A viscosidade cinemática (ν) é a relação entre a viscosidade dinâmica (μ) pela densidade (ρ):
[pic 12]
A fórmula para calcular a densidade de qualquer substância é dada por: d = m/v.
Azeite de Oliva Extra Virgem
Medida 1 | 22,50 segundos |
Medida 2 | 22,45 segundos |
Medida 3 | 22,71 segundos |
Média: 22,55 segundos
Viscosidade cinemática “V” | 69,43 mm2/s |
Viscosidade Dinâmica “µ” | 61,03 cP |
Densidade Relativa – p | 0,879 g/cm3 |
Por ser um fluido Newtoniano, o azeite torna-se um líquido mais fácil de fazer a determinação da sua viscosidade. Ao colocar o azeite no copo, ele não forma nenhuma bolha, tornando-se ideal para o experimento. O fio de azeite escoa bem rápido, demandando uma atenção maior para se pausar o cronometro no momento certo.
...