O Relatório de Drogaria
Por: wilian1112 • 17/11/2020 • Trabalho acadêmico • 2.215 Palavras (9 Páginas) • 361 Visualizações
[pic 1]
Wilian Muniz Farias
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Ji-Paraná – RO
2019
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
[pic 2]
Ji-Paraná – RO
2019
Sumário
- INTRODUÇÃO 3
- Localização e Descrições4
2.1Estrutura física/ Organização 4
2.2Prateleiras4
2.3Armário 5
2.4Recursos humanos 5
- RENAME5
- CFT 5
- ATIVIDADES DESEMPENHADAS
5.1Aquisição de medicamentos .............................................................................6
5.2Dispensação de medicamentos ........................................................................7
5.3Controle Especial...............................................................................................7
5.4Armazenamento................................................................................................8
5.5Anexo................................................................................................................9
5.6Conclusão..........................................................................................................9
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS10
- INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde vem sendo implementada pelos municípios, estados e governo federal, como uma estratégia para o aumento e a qualificação do acesso da população aos medicamentos. O Ministério da Saúde, com base na Política Nacional de Assistência Farmacêutica, tem desenvolvido diversas ações estruturantes para qualificar a gestão da assistência farmacêutica e promover o acesso racional aos medicamentos.
A assistência farmacêutica caracteriza-se como um conjunto de ações relacionadas à dispensação de medicamentos, enfatizando a orientação com o objetivo de contribuir para o sucesso da terapêutica. Por meio da assistência farmacêutica, o farmacêutico torna-se corresponsável pela qualidade de vida do paciente.
A dispensação é um ato profissional farmacêutico de fornecimento ao usuário de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, no qual também são prestadas informações para o uso correto de medicamentos e correlatos, com base em parâmetros farmacocinéticos, farmacodinâmicos.
Ampliar o acesso e garantir o uso racional dos medicamentos, integrar a Assistência Farmacêutica às demais políticas de saúde, otimizar os recursos financeiros existentes, incorporar e integrar o farmacêutico na rede municipal de saúde, desenvolver e capacitar recursos humanos para implementar a Assistência Farmacêutica e tornar a gestão eficiente são alguns dos desafios presentes e futuros. O enfrentamento desses desafios exige ações articuladas dos gestores da saúde das três esferas de governo, tendo como objetivo a superação do binômio aquisição/distribuição de medicamentos, reduzido ao seu aspecto logístico-administrativo e sem qualquer relação com o processo de atenção à saúde dos usuários. Requer, portanto, que a Assistência Farmacêutica seja definida como política pública estratégica no âmbito do Controle Social do SUS e incorporada como uma das prioridades das ações dos gestores no campo da saúde. (BRASIL, 2008a). Atividades como essas incorporam a utilização dos serviços farmacêuticos bem como a supervisão direcionada aos recursos humanos visando promover atividade multidisciplinar entre profissionais da área da saúde, segundo ao que rege a lei Federal 5.991/73, estendendo suas atualizações até o ano de 2014
Localização:
O estágio foi realizado na farmácia básica, está localizada na secretaria municipal de saúde de Mirante da Serra –RO, localizada na Rua Brasil n° 2237 –Centro. CEP:76926-000, sob orientação do supervisor de estágio, a Farmacêutica Bioquímica Miriam Stopa Alves CRF-RO n° 3044.
Estrutura física/ Organização
A farmácia fica em uma sala na secretaria municipal de saúde, com apenas um cômodo de alvenaria, piso em cerâmica e coberta com telha de Eternit, medindo, 15,00 m². É para atender a demanda de cerca de 14 mil habitantes que possui a cidade de Mirante da Serra, por onde passam cerca de 50 pessoas todos os dias de segunda a sexta feira das 07:00h às 13:00h.
A FB possui 01 (um) computador, internet, e 01(um) telefone fixo, 01 (um) ar condicionado, 02 (dois) armários e 12 (doze) estantes pandim, 02 (duas) mesas. A farmácia atende os dois portos de saúde, Samuel Thomas, Narciso Ferreira e o hospital Municipal Unidade mista de saúde Samuel Marques dos Santos.
Prateleiras
As prateleiras são enumeradas e organizadas por classe terapêuticas exemplo:
Nº da prateleira | Classe terapêutica |
Prateleira nº 02 | Anti hipertensivos |
Prateleira nº 03 | Diuréticos |
Prateleira nº 04 | Hiperglicêmicos |
Prateleira nº 05 | Antiarrítmicos Cardiotônicos Antiagregante plaquetário |
Prateleira nº 06 | Anti-inflamatórios Antibióticos |
Tabela 01. Número de prateleiras e classe terapêutica dos medicamentos
disponíveis na Farmácia básica
As demais prateleiras servem para armazenagem de medicamentos ainda encaixotados, e contraceptivos como DIU, preservativos e injetáveis.
Armários
Os dois armários mantêm-se trancados todo o tempo, devido conter medicamentos da portaria 344/98 que são as substâncias de uso controlado pela ANVISA, os quais só são dispensados ao paciente pela farmacêutica e sob orientação da mesma.
Recursos humanos
A farmacêutica responsável conta com uma auxiliar com curso técnico em enfermagem.
Rename
Relação nacional de medicamentos essenciais (rename) foi criada no ano 2005 seguindo a orientação da organização mundial da saúde servindo de instrumento básico para a elaboração das listas estaduais e municipais segundo suas situações de epidemiologia, para a orientação da prescrição médica, para o direcionamento da produção farmacêutica e para o desenvolvimento científico e tecnológico.
...