Os Anestésicos Locais
Por: ALYNE MARTINS LIMA • 25/4/2023 • Abstract • 942 Palavras (4 Páginas) • 105 Visualizações
[pic 1]
Anestesia: Perda total ou parcial da sensibilidade geral, ou de um órgão em particular, produzida por uma doença ou por um agente anestésico.
3 principais tipos
- Anestesia geral: anestesia com perda da consciência.
- Anestesia local: anestesia de um órgão ou de uma parte superficial do corpo.
- Anestesia regional: anestesia local, aplicada a um tronco nervoso, que afeta uma região inteira (Ex: braço).
Obs! Anestesia local ≠ anestesia geral —--------------------------
Anestésicos Locais
[pic 2]
São bases fracas
A molécula dos anestésicos locais possui duas extremidades importantes:
I- Porção hidrofílica (polar)
II- Porção lipofílica (apolaridade aumentada)
No meio há
III- Uma cadeia intermediária
Temos dois grandes grupos de anestésicos locais
1- PROCAÍNA
Anestésicos locais com ligação ÉSTER (na cadeia intermediária)
EX.: Procaína, Cocaína, Tetracaína, Benzocaína (uso apenas na superfície)
2- LIDOCAÍNA
Anestésicos locais com ligação AMIDA (na cadeia intermediária)
EX.: Lidocaína, Mepivacaína, Bupivacaína, Prilocaína, Ropivacaína.
Outros anestésicos, que não estão dentro dos dois grupos citados acima, podem ser: éteres (Pramoxina), cetonas (Diclonina) e derivados da fenetidina (Fenacaína).
[pic 3]
- Anestésico Local é injetado ou aplicado fora do Epineuro do Nervo Periférico e deve penetrar no Endoneuro (envolve as Fibras A e C, onde residem os canais de Na+)
[pic 4]O anestésico é aplicado fora do epineuro e deve penetrar no endoneuro, e essa penetração vai por gradiente -> o medicamento vai ser liberado por toda essa região, e vai ter afinidade por essas membranas -> vai atingir essas fibras A e fibras C onde os canais de sódio, que são os alvos farmacológicos dos anestésicos locais.
_________________________
[pic 5]
- Há um estímulo causando um potencial de ação - em uma situação de repouso a membrana estaria em um potencial de -70mV.
- A partir deste estímulo vai acontecendo uma despolarização da membrana -> isso vai provocar o impulso nervoso[pic 6]
- A partir desse impulso nervoso vai ocorrendo a despolarização
[pic 7]
- Os íons sódios que estavam na região externa vão entrando para o interior do neurônio ao atravessar a membrana (fica com carga positiva interna e carga negativa externa) -> Isso vai caminhando de acordo com o impulso nervoso.
- O impulso nervoso vai caminhando em toda região do neurônio, fazendo essa despolarização e ele é seguido por uma área de repolarização -> pois vai acionar os canais de potássio e com eles abertos o potássio vai sair, devido ao excesso de carga positiva no interior, o próprio sódio em excesso também sai -> isso é conhecido como área de repolarização,
_________________________
MECANISMO DE AÇÃO —-----------
[pic 8]É necessário entender a ação molecular devido à hidrofobicidade, capacidade de difusão e ligação dos Anestésicos Locais nos seus locais de ação.
- Os Anestésicos Locais atuam através de sua ligação ao lado citoplasmático (intracelular) do Canal de Na+ regulado por voltagem, bloqueando a transmissão do impulso nas membranas neuronais
[pic 9]
[pic 10]Pouco hidrofóbico, logo é pouco lipofílico, então não consegue atravessar a membrana e chegar ao ao local de ação, que é uma região intracelular.
[pic 11]
[pic 12]Tem moderada hidrofobicidade (apolaridade moderada), então nesse caso consegue atravessar a membrana, chegar ao local de ação e modular o canal.
[pic 13]
[pic 14] Extremamente hidrofóbico, logo são muito lipofílicos. Então terão muita afinidade pela membrana, então ficarão retidos na membrana, não atravessando e não tendo ação.
- A molécula adequada é a moderadamente hidrofóbica/ lipofílica.
[pic 15]Pois é preciso atingir o local que age no transporte de íons (o transporte de íons vai ser bloqueado - vai ocorrer um bloqueio da transmissão do impulso nas membrana neuronais)
...