PREPARO E PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO HIDRÓXIDO DE SÓDIO 0,10N
Por: Maria Clara Silva • 3/10/2016 • Relatório de pesquisa • 1.457 Palavras (6 Páginas) • 750 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA A FARMÁCIA
MINISTRANTE: PROF. DR. SEBASTIÃO BARROS ARAÚJO
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO HIDRÓXIDO DE SÓDIO 0,10N
Maria Cara Silva
Tainara Lira
Paulo Ricardo Moura
Matheus Vilarindo
TERESINA
MAIO/2016
SUMÁRIO
RESUMO
INTRODUÇÃO
MATERIAIS E MÉTODOS
REAGENTES:
MATERIAIS:
MÉTODOS
RESULTADO E DISCUSSÃO
CONCLUSÃO
QUESTIONÁRIO
REFERÊNCIAS
RESUMO
A determinação da concentração de uma solução (solução problema) a partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura (padrão primário) é chamada de padronização. A titulação foi realizada titulando uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) em uma solução padrão de biftalato de potássio (KHC8H4O4), utilizando-se a fenolftaleína como indicador. A partir desse processo foi possível calcular a concentração de NaOH (titulando) necessária para atingir a faixa de viragem na solução padrão.
[pic 2]
INTRODUÇÃO
A análise volumétrica ou titulometria consiste, basicamente, em determinar o volume de determinada solução de concentração exatamente conhecida, necessário para reagir quantitativamente com outra solução, cuja concentração quer se determinar (SKOOG,2006;VOGEL,1992).
[pic 3]
A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão; e a operação que determina o volume de solução necessário para reagir com a solução problema é denominada titulação. A solução padrão a ser usada numa análise volumétrica deve ser cuidadosamente preparada, pois caso contrário, a determinação resultará em erros. A preparação dessas soluções requer direta ou indiretamente o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida, os reagentes com essas características são denominados padrões primários (VOGEL,1992).
Na titulação, o reagente de concentração conhecida é o titulante e a substância que se titula é o titulado. Quando a quantidade de substância cuja concentração quer se determinar e a quantidade de solução padrão adicionada são quimicamente equivalentes, tem-se o ponto de equivalência (ou ponto final teórico). O término da titulação é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução padrão, ou nos casos mais usuais pela adição de uma substância auxiliar que não participa da reação, conhecida como indicador. O indicador e as condições experimentais devem ser escolhidos de modo que a diferença entre o ponto final visível e o ponto de equivalência seja tão pequena quanto for possível (VOGEL,1992).
Depois da reação entre a substância e a solução padrão estar praticamente completa, o indicador deve provocar uma modificação visual nítida (ou alteração de cor ou turvação) do líquido que está sendo titulado. No caso das titulações ácido-base, os indicadores são ácidos ou bases orgânicas fracas que apresentam colorações diferentes, dependendo da forma que se encontra em solução (BACCAN,2001;VOGEL,1992).
No ponto em que isto ocorre é o ponto final da titulação. Numa titulação ideal, o ponto visível coincidirá com o ponto final estequiométrico ou teórico. Numa titulação ideal, o ponto visível coincidirá com o ponto final estequiométrico ou teórico. Na prática, no entanto, há quase sempre uma diferença muito pequena, o que constitui o erro de titulação (VOGEL,1992).
Objetiva-se, com essa prática, aprender como funciona o processo de titulação e a partir daí encontrar a concentração de hidróxido de sódio necessária para titular uma solução de Biftalato de potássio (C8H5KO4) contendo fenolftaleína até a sua faixa de viragem.
MATERIAIS E MÉTODOS
REAGENTES:
- Água destilada
- Biftalato de Potássio
- Fenolftaleína
- Hidróxido de Sódio(Xarope concentrado a 50%)
MATERIAIS:
- Bureta de titulação
- Pipeta graduada
- Balão volumétrico 250mL
- Pinça metálica
- Suporte metálico
- Balança analítica
- Espátula
- Papel manteiga
- Erlenmeyer
MÉTODOS
Inicialmente, colocou-se 200 mL de água destilada dentro do balão volumétrico, juntamente com 3,3 mL de xarope de hidróxido de sódio e em seguida completou-se com água destilada até o ponto de referência. Essa solução diluída de NaOH foi colocada na bureta para a futura titulação.
Foi pesado 0,3g de biftalato de potássio e transferido para o erlenmeyer juntamente com uma porção de água. Em seguida, adicionou-sequatro gotas de fenolftaleína.
Colocou-se o erlenmeyer abaixo da bureta de titulação sobre um fundo branco e foi iniciada a titulação gota a gota da base até ocorrer à mudança de coloração. Para futuros cálculos registrou-se o volume da base gasta. Esse procedimento se repetiu por mais duas vezes. Após estas titulações, foram calculadas as concentrações da base em cada amostra do titulado.
...