Plano de Negócio - Abertura de Drogaria
Por: GleissonAizza • 28/11/2016 • Seminário • 1.661 Palavras (7 Páginas) • 1.816 Visualizações
[pic 1]
Estrutura de um Plano de Negócio
Trabalho apresentado a Professora Danila Scatolin - Disciplina de Gestão Farmacêutica – 8º Período de Farmácia da Faculdade de Americana.
Alunos:
Gleisson A. Romeira
Estrutura de um Plano de Negócio -Abertura de Drogaria
- Período de Planejamento
O tempo de planejamento deste negócio é de: 6 meses.
Situação do Empreendimento:
(X) Nascente ( ) Reestruturação ( ) Consolidação
- Planejamento Estratégico
Negócio da Empresa/Empreendimento: Drogaria
Missão:
Promover a qualidade de vida, sendo uma empresa de excelência no ramo farmacêutico, contribuindo com os desejos e as necessidades de saúde e bem estar dos clientes, satisfazendo as necessidades das pessoas através de atendimento qualificado e ambiente acolhedor.
Visão:
Promover o contínuo aprimoramento dos colaboradores a fim de melhorar os processos de atendimento como forma de crescimento sustentável e duradouro, colocando a Eficácia em lugar de destaque no ramo de Drogaria.
Valores:
Conduzir os negócios de forma ética, visando atingir a lucratividade necessária ao desenvolvimento sustentável da empresa como também a melhoria na saúde dos clientes. Ser uma empresa cidadã responsável.
- Descrição Sumária do Empreendimento
Origem da ideia
- Origem e particularidades do negócio/empreendimento: Conte como surgiu esta ideia, o porquê de abrir este negócio ou de lançar esse novo serviço.
Por acreditar que possamos contribuir mais com os clientes, atendendo suas necessidades de saúde em primeiro lugar, e não apenas a lucratividade como é comum;
Por almejar um atendimento diferenciado focado na atenção farmacêutica e educação em saúde, fazendo a diferença em relação aos estabelecimentos já existentes.
Objetivo Estratégico a ser alcançado
- O que se pretende alcançar em longo prazo?
Contribuir com a saúde da população, fidelizar os clientes através da honestidade, conhecimento e confiança, alcançando assim a realização profissional; Ser uma empresa reconhecida pelo trabalho focado na saúde do paciente.
Análise de Cenário
- Quais são as tendências para o ramo do negócio/empreendimento?
Buscar intensificar a diversidade do mix de produtos nos estabelecimentos e inserir artigos de saúde, beleza e higiene Pessoal. A diversificação rumo à conveniência é uma tendência no ramo farmacêutico.
- Análise de Mercado
- Características que diferenciam o produto/serviço a ser ofertado: em que esse produto/serviço se diferencia dos já existentes no mercado?
Estar disposto a negociar preços, conhecer o que está sendo vendido para poder orientar melhor os clientes, ter um vasto estoque, e, caso não tenha o medicamento/produto, adquirir de outra fonte, e posteriormente, providenciar a entrega ao cliente sem custo adicional, bem como executar ações educativas para a população e praticar efetivamente a atenção farmacêutica.
- Quem são os concorrentes diretos? Quais são as vantagens competitivas que eles possuem?
O principal concorrente direto se trata de uma drogaria, que tem a vantagem de estar instalada no bairro há muitos anos e já possuir vínculo com os clientes.
- Quem são os concorrentes substitutos? Quais as vantagens competitivas que eles possuem?
Loja de cosméticos e supermercado, afetando o setor de perfumaria. Possuem mais diversidade em produtos e melhores condições de compra.
- Qual é a área de abrangência para atuação do negócio/empreendimento – municipal, regional, nacional, etc.
Municipal. Abrange 5 bairros, no município de Americana.
- Quais são os pontos fortes do negócio?
Rua antes sem saída que foi aberta em decorrência da construção de condomínios de apartamentos, originando um fluxo muito grande de veículos nos dois sentidos e passagem de moradores de bairros vizinhos; Carência de uma drogaria de médio e alto porte nesses bairros; A drogaria possuirá amplo estacionamento.
- Quais são as brechas identificadas para o produto/serviço: o que de novo esse produto/serviço apresenta para competir no mercado?
Foco na Atenção farmacêutica e educação em saúde; Fidelização dos clientes.
- Quais são as alianças estratégicas necessárias para o desenvolvimento desse negócio/empreendimento?
Conhecer o local, bem como o número de moradores e público alvo; Buscar fornecedores que ofereçam melhores condições de compra e agilidade na entrega.
- Relação com Fornecedores
- Tipos de fontes de matérias-primas/insumos a serem utilizados: quais são as matérias-primas/insumos a serem utilizados para a construção desse produto/serviço?
Medicamentos e correlatos, suplementos, artigos de perfumaria, cosméticos, produtos para curativo, ortopédicos e etc.
- Formas de obtenção dos insumos de produção ou realização dos serviços: onde estão localizados os fornecedores?
Distribuidoras dentro do Estado de São Paulo.
- Como devem ser os procedimentos para obtenção das matérias-primas?
Pedidos diários através da visita dos representantes, telefone ou pelo site.
- Os fornecedores são exclusivos? Quais são os fornecedores desses produtos/serviços?
Sim. Distribuidoras de medicamentos e produtos para farmácias e drogarias.
...