QUÍMICA MEDICINAL EXERCÍCIOS
Por: Thalia Pires • 6/10/2019 • Exam • 517 Palavras (3 Páginas) • 326 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU[pic 3][pic 4]
CAMPUS REDENÇÃO CURSO: FARMÁCIA
Disciplina: Química Medicinal Avançada. professor: Ciro Sá
Exercício
- Explique a função da modelagem molecular em CADD e diga quais as estratégias empregadas nesse planejamento?.
- Qual a sequência de ações em estratégias de planejamento racional em métodos computacionais independentes do Biorreceptor e dependentes do Biorreceptor?
- Quais as interações ligante-biorreceptor importantes para correlacionarmos a energia livre de Gibbs (ΔG) como resultado final de um estudo de modelagem molecular?
- Em um estudo Triagem virtual por padrão farmacofórico é uma abordagem amplamente empregada para um conjunto de ligantes ativos conhecidos, cujos grupos funcionais responsáveis por interações específicas fármaco-receptor são analisados através de alinhamentos no espaço tridimensional. No estudo a seguir com inibidores da enzima HMG-CoA redutase, por exemplo, utilizados na terapia da hiperlipoproteinemia, identifique na imagem B as interações entre o ligante e o biorreceptor.
[pic 5]
- Qual a explicação química para a seguinte imagem?
[pic 6]
- A figura a seguir revela os principais pontos de interação do antagonista bifenilimidazólico losartana com o receptor de angiotensina II (AT1), principal peptídeo vasoconstritor endógeno. Estes derivados imidazólicos constituem uma abordagem recente e promissora no tratamento da hipertensão arterial essencial e secundária. Quais as interações que esse composto faz no receptor?
[pic 7]
- A Brazilizona A (Fig. 1) é um análogo do Megazol da classe dos tiadiazóis que apresentou marcante atividade anti-chagásica. Um estudo que QSAR-3D utilizando a metodologia de CoMFA gerou os mapas de contorno estérico e eletrostático descritos abaixo (Fig. 2). Baseado nos mapas, coloque os análogos da Brazilizona A em provável ordem de atividade. Sugira um análogo otimizado da Brazilizona A, obtido pela introdução de grupos funcionais no anel 3,4-diidroxi-fenila. Justifique as suas respostas
[pic 8]Figura 1. Estrutura do Megazol, Brazilizona A e análogos [carvalho, A.S. et al. (2004) Bioorg. Med. Chem Lett. 14, 5967-5970; Carvalho et al., (2008) Bioorg. Med. Chem. 16, 413-421.
[pic 9]Figura 2. Mapas de contorno estérico e eletrostático obtidos por CoMFA para Barzilizona A. Verde = volume estérico favorável; Amarelo = volume estérico desfavorável; Azul = menor densidade eletrônica favorável; Vermelho = maior densidade eletrônica favorável. [pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]
- O câncer da mama é uma das neoplasias mais extensivamente estudadas, além da cirurgia e da quimioterapia, estão disponíveis alguns fármacos para a quimioterapia, Dentre estes, o tamoxifeno ({2-[4-(1,2-difenil-but-1-enil)-fenóxi]-etil}-dimetil-amina, TMX, figura 1) é o mais amplamente utilizado na prática clínica.
[pic 18]
Em um estudo de QSAR baseado em nove dibenzoilmetanos α−substituídos (figura abaixo) sintetizados e testados por Nogueira et al. dos compostos pertencentes ao grupo de estudo (1-9) e do grupo a ser utilizado para o processo conhecido como validação externa (10-12) quanto à inibição da linhagem celular de tumores da mama MCF7 (tabela abaixo), para obter uma equação (ou equações) que auxilie(m) no planejamento da(s) síntese(s) de novos derivados.
[pic 19]
[pic 20]
Levando em consideração que valores de Log %IT são mais favoráveis para a ação citotóxica, quais as características estruturais são mais favoráveis no estudo desses compostos?
...