RELATÓRIO HEMATÓCRITO
Por: CarolinaIsabella • 22/4/2018 • Trabalho acadêmico • 583 Palavras (3 Páginas) • 1.532 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN/SP
CURSO FARMÁCIA 4° e 5° SEMESTRE - MATUTINO
DISCIPLINA: HEMATOLOGIA BÁSICA
PROFESSOR: DALTON GIOVANNI
ANA CRISTINA ALMEIDA - RA: 8412166744
CAROLINE DE FREITAS MORAES - RA: 8403992133
MARIA CAROLINA FERREIRA – RA: 8868412181
MONICA ANA FRANÇA – RA: 8412154340
RELATÓRIO HEMATÓCRITO
OSASCO
MARÇO, 2016
1. INTRODUÇÃO
O volume relativo ocupado pelos eritrócitos em uma amostra de sangue é quantificado como hematócrito (ou volume celular condensado). O hematócrito é expresso em porcentagem por volume. Por exemplo, um hematócrito de 25% significa que há 25 mililitros de eritrócitos em 100 mililitros de sangue. O termo "hematócrito" foi criado em 1903 e vem do grego hemat-, sangue + krites, julgar = julgar ou avaliar o sangue. O hematócrito é normalmente solicitado como parte do hemograma e é repetido em intervalos regulares sob várias condições: para diagnóstico de anemia; para monitorar casos de sangramento e avaliar sua severidade; e, principalmente, para decidir se uma transfusão sanguínea deve ser realizada nos casos de anemias sintomáticas severas e monitorar a efetividade desta transfusão. É sabido que, em sangues hemodiluídos, há alterações dos parâmetros avaliados no hemograma, porém, não há como fácil acesso, dados avaliando a porcentagem destas alterações.
2. OBJETIVO
Esse exame tem como finalidade medir a relação entre os eritrócitos e o plasma (a percentagem de sangue ocupada por eritrócitos), e consequentemente pode diagnosticar possíveis complicações, como alguma anemia.
3. MATERIAIS
Amostra de sangue não coagulado, tubo capilar para microhematócrito, centrífuga, tabela de leitura, bico de Bunsen, soro fisiológico.
4. METODO
Após a homogeneização da amostra de sangue, com o tubo na horizontal preenchemos 3/4 do volume do tubo capilar. Ainda na horizontal (com muito cuidado para não virar o capilar), tampamos uma das extremidades com o bico de Bunsen. Colocamos os tubos na microcentrífuga (colocando a parte vedada para fora) de maneira equilibrada, e centrifugamos por 10 minutos a 10.000 RPM. Após a centrifugação, fizemos a leitura na tabela. Posicionamos o tubo dessa forma: a linha inferior da camada de eritrócitos no nível 0 e a linha superior do plasma no nível 100. Caso o nível do plasma fique abaixo do nível100, o exame deve ser refeito. Para determinarmos o hematócrito, observamos o nível em que a linha superior de hemácias se encontrou.
Valores de referência
O Ht é normalmente medido eletronicamente. Os resultados são até 3% mais baixos do que as medições manuais, que aprisionam o plasma na coluna de hemácias concentradas. Valores abaixo indicam anemia ou hidratação excessiva (gravidez), e valores acima indicam desidratação ou policitemia.
Os valores de referência variam dependendo do tipo de amostra, do laboratório que estiver efetuando o teste e do sexo e idade do paciente, como segue.
- Recém-nascidos: 50% a 60%
- Crianças até 1 ano: 34% a 40%
- Homens: 40% a 50%
- Mulheres: 35% a 45%
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
O paciente, que era um homem, apresentou volume globular (42%).
...