Relatório Ponto de Ebulição
Por: Mike Aguiar • 19/10/2018 • Relatório de pesquisa • 480 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
Mike Aguiar dos Santos
Disciplina: Química orgânica experimental
Turma: Farmácia/FFE
Relatório ponto de ebulição
Introdução.
As moléculas de um líquido tendem a se desprender e formar gás mesmo quando estão em temperaturas abaixo do ponto de ebulição, e por isso quando um líquido é posto em um sistema fechado esse desprendimento exerce uma força denominada pressão de vapor. A pressão de vapor aumenta conforme a temperatura do líquido aumenta, se a temperatura do líquido chegar ao ponto das pressões de vapor e ambiente se igualarem o líquido entrará em ebulição. Então ponto de ebulição é temperatura na qual a pressão de vapor se iguala a temperatura atmosférica.
A temperatura de ebulição é aproximadamente constante tendo em vista que a temperatura não oscila durante a mudança de estado, por isso a determinação do ponto de ebulição é útil na determinação de pureza de substâncias, pois em misturas de substâncias elas terão pontos de ebulição distintos impossibilitando a percepção dessa estabilização da temperatura. Esse platô na temperatura ocorre pois a energia fornecida para aumentar a temperatura do líquido é utilizada para sua vaporização e a mudança ficará pausada, mesmo com constante aplicação de energia, até que todo o líquido tenha evaporado.
Objetivo.
Determinar o ponto de ebulição da amostra dois.
Material.
- Bico de Bunsen
- Suporte universal
- Mufas
- Gurra de sustentação de dois e três dedos
- Termômetro
- Capilar de vidro
- Elástico
- Tubo de Thiele
- Óleo
- Microtubo de ensaio
- Pipeta pasteur
- Amostra número dois
Métodos.
O microtubo de ensaio foi fixado junto ao termômetro utilizando um elástico, esse microtubo será preenchido aproximadamente 1/3 de sua capacidade com a amostrando, para isso foi utilizado um pipeta pasteur, e no microtubo será introduzido um capilar de vidro vedado uma das extremidades de forma que a parte aberta fique submersa na amostra, para vedar a extremidade do capilar inserimos uma das extremidades na chama do bico de Bunsen girando o tubo para que distribua o calor de forma uniforme e ele feche sem grandes deformações. É importante que a base do microtubo fique na mesma altura do bulbo do termômetro para que a leitura da temperatura seja mais precisa.
O tubo de Thiele já preenchido de óleo foi fixado no suporte universal com garras de sustentação de dois dedos de forma que ficasse quatro dedos acima do bico de Bunsen, e o conjunto termômetro/microtubo de ensaio fixado ao suporte universal com uma garra de três dedos de forma que o Bulbo estava submerso no oleo na saída da alça do tubo de Thiele sem escorar nas paredes do tubo e de forma que pudesse ser feita a leitura do termômetro e observação da amostra.
O experimento consiste em um aquecimento
...