Relatório de Biofísica
Por: VivianeVeloso98 • 16/5/2017 • Relatório de pesquisa • 1.633 Palavras (7 Páginas) • 399 Visualizações
FACULDADE SANTO AGOSTINHO[pic 1]
DIRETORIA DE ENSINO
CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: BIOFÍSICA
PROFESSOR (a): Ma. HAMANDA SOARES V. P. DA SILVA
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
NATHIELY DOS SANTOS MENEZES
VIVIANE LEAL VELOSO
WANDERSON LIMA DO NASCIMENTO
WMAIRETE PEREIRA EVANGELISTA DE SOUSA
[pic 5]
[pic 6]
RESUMO
Uma das funções das membranas biológicas é o controle da passagem de substâncias: elas permitem a passagem de determinados compostos químicos através delas e impedem a passagem de outras, conservando o meio celular interno apropriado às necessidades da célula. Por isso, dizemos que as membranas biológicas são semipermeáveis ou possuem permeabilidade seletiva. Por conseguinte, O presente trabalho tem como objetivo a reformulação de um protocolo usado em aula prática para demonstrar os fatores que afetam a integridade das biomembranas.
Palavras-chave: Membranas biológicas, permeabilidade, fatores
SUMÁRIO
1 Objetivo geral 4
2 Introdução 5
3 Parte experimental 6
4 resultados e discussão 7
5 conclusão 8
6 Referências 9
OBJETIVO GERAL
Analisar os efeitos físicos e químicos das membranas biológicas
INTRODUÇÃO
As membranas presentes nos seres vivos são denominadas biomembranas. As biomembranas são fluidos bidimensionais, constituídos por uma bicamada lipídica, com espessura média de 5 nm, e proteínas associadas. As biomembranas são de importância fundamental para a atividade celular, uma vez que delimitam compartimentos, controlam o tráfego de substâncias e estão envolvidas em fenômenos de sinalização (LODISH et al., 2005). A permeabilidade seletiva das membranas biológicas pode ser modificada devido a alterações na sua integridade. Isto ocorre quando as biomembranas são expostas a agentes físicos, como calor ou frio, além de agentes químicos, incluindo detergentes, solventes orgânicos e agentes caotrópicos.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes[pic 7][pic 8]
Amostra
- Cubos de Beterrabas
Procedimento
O modelo experimental utilizado foram tubérculos de beterraba, devido à presença de pigmentos hidrossolúveis denominados betacianinas. Estes tubérculos foram cortados em cubos de mesmo tamanho e lavados em água corrente para retirar o excesso de pigmento. Logo após, os testes foram realizados em baterias de tubos de ensaio analisando-se o efeito da temperatura e de agentes químicos. Para o teste da temperatura, os cubos foram colocados em tubos de ensaio submetidos à condição de calor, frio e do efeito combinado dos dois fatores (calor + frio). Para o teste dos agentes químicos, os cubos entraram em contato com solventes orgânicos (álcool etílico, acetona, peroxido de hidrogênio) ou foram mergulhados em substancias polares e anfipáticas (detergentes e agua sanitária). A avaliação do dano às biomembranas foi visualizada pelo extravasamento de betacianinas. Os tubos foram comparados entre si e ao maior extravasamento do pigmento se atribuía um maior efeito do agente lesivo.
RESULTADO E DISCUSSÃO
[pic 9] [pic 10]
CONCLUSÃO
O protocolo revisado nesta pratica apresentou uma abordagem mais completa para ilustrar os fatores que afetam a permeabilidade das biomembranas em relação ao protocolo estabelecido anteriormente. Nesta revisão, foi possível verificar o efeito de diferentes substâncias, relacionando as suas propriedades químicas com o nível de dano causado às biomembranas, bem como avaliar a resposta ao estresse térmico destas estruturas. O protocolo utilizou substâncias que são de fácil aquisição e manipulação em laboratórios científicos.
...