Relatório de Estágio Farmácia Hospitalar
Por: Tamiresrenata • 19/11/2023 • Trabalho acadêmico • 1.004 Palavras (5 Páginas) • 157 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DE JAU
CURSO DE FARMÁCIA
TAMIRES RENATA SCUDILIO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO FARMÁCIA HOSPITALAR
JAU
2023
TAMIRES RENATA SCUDILIO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO FARMÁCIA HOSPITALAR
Relatório de Estágio Curricular Supervisionado apresentado ao curso de Farmácia das Faculdades Integradas de Jau como requisito da disciplina Estágio Supervisionado em Farmácia Hospitalar.
Coordenador do estágio: Heloisa Donzella
JAU
2023
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.....................................................................................3
2. OBJETIVO GERAL..............................................................................4
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..............................................................4
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................5
4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.........................................................5
5. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO..............................................................6
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................6
1. INTRODUÇÃO
O estágio aconteceu na Irmandade da Santa Casa de misericórdia de Bariri, localizado na cidade de Bariri-SP, na rua Antônio José de Carvalho, 409, centro.
A Santa Casa de Bariri é um hospital filantrópico inaugurado em 1934, fruto da somatória de esforços de toda a sociedade baririense e constitui-se, até os dias de hoje, como o único hospital existente no Município, prestando atendimentos médicos imprescindíveis para toda a microrregião de Bariri, designada pelo Sistema Único de Saúde como hospital referência para pronto atendimento, realização de exames, procedimentos cirúrgicos e internações dos Municípios de Bariri, Itajú e Boracéia, nas baixa e média complexidades. Principalmente por prestar serviços de saúde pelo Sistema Único de Saúde, seu custeio e manutenção sempre esteve lastreado em convênios e contratos celebrados com os Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipal.
A farmácia hospitalar é um setor de importância indiscutível, visto que é ela que
recebe, armazena e distribui materiais e medicamentos para todo o hospital. Cada ação tomada reflete em todo o hospital, visto que é a farmácia hospitalar que tem como papel prestar assistência farmacêutica, gerindo toda a parte de planejamento estratégico refletindo no tratamento positivo do paciente e ajudando no orçamento do hospital.
Para que a farmácia hospitalar funcione bem é necessário um farmacêutico capacitado e com perfil para as atividades. De forma sucinta, pode-se dizer que o farmacêutico hospitalar necessita de amplos conhecimentos em gestão de saúde pública para que se tenha um resultado positivo no gerenciamento da farmácia.
O farmacêutico hospitalar atua com o foco voltado na gestão. Envolvendo-se em diversas etapas internas de logística hospitalar e na organização da farmácia, voltado sempre para um orçamento positivo e a recuperação com um bom tratamento do paciente. Sendo o farmacêutico e a farmácia hospitalar de extrema importância para o âmbito.
2. OBJETIVO GERAL
O objetivo geral e principal do estágio é complementar as aulas teóricas e práticas obtidas em sala durante o curso e aperfeiçoar nosso conhecimento, com propósito de observar e realizar as atividades hospitalar de rotina, para se compreender e solidificar todo o conhecimento aprendido e adquirir boas condutas como profissional, estando preparada para o mercado de trabalho e apresentando qualidade de serviço ao longo de todo o processo analítico.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICO
O estágio tem como especificidade associar as aulas teóricas com as atividades desenvolvidas no estágio e aplicar todo conhecimento obtidos analisando todos os procedimentos e compreendendo como o papel de um farmacêutico na farmácia hospitalar é fundamental para um bom funcionamento não só do setor,mas de todo ohospital. Dessa forma, com a observação e acompanhamento da rotina do farmacêutico pode-se entender a importância que o profissional tem na área.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No Brasil, as atividades da farmácia hospitalar são regulamentadas por diversas legislações e regulamentos. Alguns dos principais marcos legais incluem:
• RDC 44/2009: Estabelece as diretrizes para o funcionamento dos serviços de farmácia em hospitais, clínicas e ambulatórios, definindo os requisitos de estrutura física, recursos humanos e as atividades desempenhadas.
• Lei nº 13.021/2014: Define o exercício da atividade farmacêutica, determinando que o farmacêutico é o profissional legalmente habilitado para exercer todas as atividades relacionadas a medicamentos, incluindo a farmácia hospitalar.
• CFF 585/2013: Estabelece normas de funcionamento e assistência técnica em farmácias hospitalares e áreas correlatas.
• RDC 67/2007: Dispõe sobre o fracionamento de medicamentos em farmácias e drogarias.
• Nota Técnica GRSS/DIVISA/SVS/SES/DF 01/2018: orientações para o gerenciamento do uso de antimicrobianos em serviços de saúde.
• Portaria DODF 302/2016: Estabelece rotinas para justificar a prescrição de medicamentos não padronizados e dá outras providências.
4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
No decorrer do estágio na farmácia hospitalar da Santa Casa de Bariri, foi realizada uma variedade de atividades que englobam a prática farmacêutica dentro de uma farmáciahospitalar como: realizar avaliação de prescrição médica para verificar se há alguma possível interação medicamentosa divergência de terapia com relação a literatura,montagem de kits a individuais por meio de prescrição medica de insumos e medicamentos, arquivamento de receitas e laudos, controle de estoque de antibióticos e controlados, controle de estoque de medicamentos em geral e insumos, fracionamento de medicamentos por dose unitária, montagem e entrega de kits diários profissionais de saúde para cada setor do hospital, conferência e etiquetação de materiais e medicamentos recebidos do almoxarifado central do hospital, bem como o armazenamento desses na farmácia central.
...