Relatorio Micro Biologia
Por: Vinícius Borges • 16/9/2016 • Relatório de pesquisa • 617 Palavras (3 Páginas) • 394 Visualizações
[pic 1]
Vinícius Borges de Souza
Lays Chaves Varela
1º RELATÓRIO DE CITOLOGIA CLÍNICA I
LAGES, SETEMBRO DE 2016
Materiais utilizados
- Seringa,
- Agulha descartável,
- Tubo de vidro,
- Caneta de identificação,
- Garrote,
- Curativo,
- Algodão,
- Álcool,
- Estante para os tubos,
- Tubos a vácuo,
- Caixa de material perfuro cortante,
- Pinça,
- Solução EDTA,
Coleta Sanguínea
Coleta a vácuo:
Esse primeiro procedimento apenas o professor realizou, pois foi somente para conhecermos a técnica. O professor coletou o material de um aluno e utilizou os seguintes tubos:
- Tubo Azul – Citrato, exame de coagulação.
- Tubo Roxo – EDTA, coleta de hemograma, grupo sanguíneo.
- Tubo Amarelo – Com gel separador, não possui anticoagulante.
OBS: TODOS OS TUBOS SÃO A VÁCUO E DESCARTÁVEIS, DIMINUINDO O RISCO DE CONTAMINAÇÃO, POIS O PROFISSIONAL NÃO TERA CONTATO COM O MATERIAL.
ESTA TECNICA, APESAR DE MAIS SEGURA, SE TORNA MAIS CARA, POR ISSO É MENOS UTILIZADA.
Passo a passo - Coleta convencional
Nessa aula fizemos a coleta de sangue uns dos outros, com o auxilio do professor. Seguimos os seguintes passos:
1º Antes de qualquer coleta, deve-se fazer algumas perguntas essenciais ao paciente como “Se está em Jejum?”, “Se toma alguma medicação?”, etc. E no momento em que for chamar o paciente é sempre bom ter em mãos o documento de identificação do mesmo e chama-lo pelo nome e sobrenome, para não haver enganos.
2º Em seguida quando a pessoa já estiver na sala de coleta, identificar o tubo com o nome do paciente. Fazer isso na frente do mesmo.
3º Garrotear o braço do paciente, mais ou menos 10 cm acima de onde vai ser feito a coleta, e pedir para o mesmo fechar a mão. Verificar qual a melhor veia (Se possível escolher sempre a veia mediana). Logo em seguida retirar o garrote.
OBS: O BRAÇO DO PACIENTE DEVE FICAR BEM APOIADO E DE PREFERENCIA QUE O MESMO ESTEJA SEMPRE SENTADO E NÃO DEITADO, POIS DIMINUI OS RISCOS DE HEMATOMAS.
4º Em seguida retirar a seringa e a agulha das embalagens, rosquear a agulha na seringa e retirar o ar da mesma com ela virada para baixo evitando assim acidentes, fazer isso por duas vezes. Pegar o algodão e umedecer com álcool e segura – ló na mão para evitar contaminação. Isso também deve ser feito na frente do paciente.
5º Colocar o garrote novamente no braço do paciente e pedir que feche a mão, sentir a veia pela ultima vez e fazer a assepsia, com o auxilio do algodão úmido, sendo feito um único movimento de baixo para cima. Feito isso não poderá mais encostar no local.
6º Tira a capa da agulha e com o bisel virado para cima, com a seringa na horizontal introduzir a agulha. Fazer isso com a mão mais firme, pois a mesma não poderá mexer-se. Com a outra mão iniciar a aspiração. Assim que a punção começar deve-se retirar o garrote (pois o mesmo deve ficar no máximo 2 minutos) e pedir que o paciente abra a mão.
...