Separação de Misturas
Por: juliavsp • 13/10/2016 • Relatório de pesquisa • 2.460 Palavras (10 Páginas) • 1.000 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
CURSO DE FARMÁCIA
GISLIANI CARNIATO FELTRIN
JULIA VITALI SPILLERE
MONIQUE RODRIGUES NASCIMENTO
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
CRICIÚMA
2016
GISLIANI CARNIATO FELTRIN[pic 1]
JULIA VITALI SPILLERE
MONIQUE RODRIGUES NASCIMENTO
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Relatório apresentado à disciplina Química Experimental do curso de Farmácia - Unesc
Professor: Marilia Schutz Borges
CRICIÚMA
2016
SUMÁRIO[pic 2]
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 DESTILAÇÃO SIMPLES DA SOLUÇÃO DE ÁGUA E ALCOOL
3.2 DECANTAÇÃO
4 MATERIAIS E MÉTODOS
4.1 MATERIAIS E REAGENTES
4.2 PROCEDIMENTO
4.2.1 Decantação
4.2.2 Destilação simples
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO
5.1 DECANTAÇÃO
5.2 DESTILAÇÃO SIMPLES
6 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido pela equipe composta por Gisliani Feltrin, Julia Vitali e Monique Rodrigues, apresentado para a professora Marilia Schutz Borges.
O objetivo do experimento realizado tem como finalidade colocar em pratica a separação de misturas através da decantação que consiste na separação de misturas heterogêneas por meio do funil de decantação e a destilação simples consiste na separação de misturas homogêneas a partir do seu ponto de ebulição.
Com isso foi realizado a pratica laboratorial onde se realizaram vários experimentos para visualizar a separação do óleo e da água com álcool. E depois a separação da água e do álcool.
OBJETIVO
Separação de misturas através dos processos de destilação simples e decantação.
REFERENCIAL TEÓRICO
Para compreensão dos fatos ocorridos na prática, aqui serão mostrados passagens de livros e web sites, os quais mostram conceitos e definições dos meios e formas desenvolvidos durante a prática para que não haja má interpretação desses.
DESTILAÇÃO SIMPLES DA SOLUÇÃO DE ÁGUA E ALCOOL
A destilação é um dos métodos mais utilizados quando trata-se da separação de uma mistura homogênea, baseando-se na diferença da temperatura de ebulição das substâncias presentes na mistura. Existem alguns métodos para separação de misturas como a filtração a vácuo, utilizada em misturas heterogêneas entre sólidos-líquidos e a catação e a peneiração, utilizadas para separar misturas heterogêneas entre sólidos-sólidos. Os métodos mais utilizados para separação de misturas homogêneas são a destilação simples e a destilação fracionada.
A destilação simples consiste na separação de misturas homogêneas entre sólidos-líquidos, baseando-se no fator de que o líquido é volátil e evapora, e o sólido não volátil não evapora. Entretanto, em nosso experimento utilizou-se a destilação simples, para separar liquido- liquido, pois a mistura contava apenas com dois líquidos com pontos de ebulição bem diferentes, o que proporcionou o uso da mesma. Pode-se observar a técnica de destilação simples na imagem abaixo.
Figura 01- Aparelhagem utilizada para Destilação Simples.
[pic 3]
Fonte: http://www.alunosonline.com.br/quimica/destilacao-simples.html
A imagem mostra a aparelhagem que é utilizada para realização da destilação simples. Primeiramente a mistura que se quer separar é colocada no balão de destilação, este é colocado sobre uma tela de amianto e aquecida pelo bico de Bunsen, ou então, sobre uma manta elétrica. Um termômetro é colocado no balão de destilação juntamente com uma rolha, a fim de impedir a saída de vapor. Um condensador é acoplado no balão de destilação, neste condensador são colocadas as mangueiras de entrada de água fria e saída de água quente, um béquer ou erlenmeyer é colocado na extremidade do condensador para recolher o líquido destilado.
Quando a mistura colocada dentro do balão de destilação começa a ser aquecida alcançando o ponto de ebulição da substância líquida desta mistura esta vira vapor, por ser volátil, o vapor passa pela única extremidade aberta que é onde o condensador é acoplado. Quando o vapor entra no condensador este entra em contato com as paredes do mesmo, resfriadas por conta da água fria que passa constantemente pelo condensador e é retirada pela outra mangueira. Quando o vapor entra em contato com o condensador está se condensa e virá líquido novamente, passando pelo mesmo e sendo armazenada dentro do béquer ou erlenmeyer.
...