Shistossoma mansoni: Taenia
Por: anacorreia20100 • 18/10/2015 • Abstract • 278 Palavras (2 Páginas) • 464 Visualizações
Shistossoma mansoni: possui ciclo heteróxeno cujo hospedeiro definitivo é o homem e o intermediario é o caramujo biophalaria. A reprodução é por ciclo sexuado.
Ciclo de contaminação: Eliminados e alcançando a água, os ovos eclodem originando miracídios, que parasitam o caramujo. No caramujo, o miracídio se desenvolve, dando origem a cercárias. Na água, as cercárias parasitam o homem, penetrando-lhe a pele. A pessoa contaminada defeca perto do leito e quando chove leva as fezes para o riacho os ovos podem ficar anos no meio sem eclodir até ter características ambientais necessárias para isso, a partir da contaminação do caramujo ocorre a doença. A cercaria quebra proteína da pele pela sua calda ter forma de parafuso a pessoa sente prurido e causa processo inflamatório, entrando na corrente sanguínea cercaria vai para o fígado e encontra nutrientes necessários. Seus ovos são colocados na veia porta hepática que vai para o intestino e nas fezes contamina outras pessoas.
Profilaxia: evitar água contaminada para banho, uso de moluscicida que mata molusco, uso de peixes para eliminar cercaria e caramujos e não construir fossa perto de riachos, mínimo 50 metros.
Tratamento: praziquantel
Taenia: Taenia solium vem do porco ou taenia saginata vem do boi.
Sua cabeça que fixa no intestino e faz crescimento e proglotes jovem e madura que se desprende e pode sair nas fezes. Toda taenia é hermafrodita. Proglotes saginata possui mais ramificação uterina comparado a solium.
Sinais clínicos: diarreia, cansaço e fadiga muscular
Profilaxia: evitar carne mal cozida ou mal passada, evitar verduras mal lavadas. Se estiver ovo nas fezes do boi e for utilizado como adubo, pode haver transmissão da doença em verduras.
Tratamento: albendazol
...