A Gameterapia X Biofeedback
Por: Taci Laguna • 15/8/2018 • Trabalho acadêmico • 837 Palavras (4 Páginas) • 814 Visualizações
Gameterapia X Biofeedback
Em 2006 surgiu no Canadá, a gameterapia porem se espalhou por todo o mundo, porem no brasil chegou recentemente. Trata-se da utilização de jogos durante o tratamento associado ao biofeedback. Aonde que o paciente é transportado para uma realidade virtual, tendo como objetivo de realizar determinada ação contraindo certos agrupamentos musculares. Trata-se da utilização de videogames, com sensores de movimentos, em sessões fisioterapêuticas, ortopédicas e neurológicas.
A sessão consiste em que o paciente (jogador) é acomodado diante de sensores de movimentos que controlam suas ações. As movimentações feitas por ele são refletidas na tela, fazendo com que todo o processo seja controlado e supervisionado pelo profissional da saúde responsável pelo tratamento sendo por fases e pontuação fazendo com que o paciente se sinta estimulado a realizar os exercícios propostos.
Com a gameterapia, as sessões tornam-se mais dinâmicas e divertidas tanto para profissional e paciente, fazendo com que os pacientes tenham um maior empenho para realizar os exercícios propostos.
Em todo o mundo, os resultados da gameterapia têm sido muito satisfatórios. No Canadá, existe mais de 20 jogos desenvolvidos especialmente para a fisioterapia. Porem existe mais de 300 jogos em todo o mundo.
Conhecido como Wii Rehabilitation, tratando de pacientes com sequelas de AVC, mal de Parkinson e TRM (Trauma Raqui-Medular) começaram a utilizar os games para aprimorar os movimentos perdidos por conta das doenças e condições médicas.
A gameterapia é uma alternativa que tem se mostrado altamente eficaz na recuperação de crianças, adultos e idosos de todos os sexos. Se utilizada sob supervisão e dentro de um programa de tratamento, a tecnologia é capaz de elevar a qualidade de vida dos pacientes, além de aprimorar as respostas aos tratamentos.
Porém, diversos consoles e jogos já existentes têm sido adaptados com sucesso para o tratamento. Os mais utilizados ainda são o Nintendo Wii e o Xbox 360 Kinect. Entre os jogos, destaca-se o Wii Fit, um conjunto de 48 exercícios que vão desde atividades aeróbicas até ioga e treinos de equilíbrio. Outros jogos bastante utilizados na gameterapia são: boxe, tênis, boliche, golfe, simulador de caminhada, beisebol, dança, esqui.
Uma grande vantagem da gameterapia é a possibilidade de acompanhamento da melhora pelo próprio paciente, bem como pelo profissional que o acompanha. O software do jogo computa automaticamente o nível dos movimentos durante a sessão, permitindo mensurar em números (pontos) a melhora do jogador. Além de motivar o paciente, esse recurso permite adaptar a terapia para obter melhores resultados.
Vantagens da gameterapia x biofeedback:
A Gameterapia incentiva a atividade cerebral;
Facilita a adaptação de crianças ao tratamento médico;
Torna a sessão de fisioterapia mais dinâmica e menos monótona;
Reduz os custos gerais do tratamento;
Une entretenimento e cuidado com a saúde;
Traz bons resultados em pacientes com dano cerebral;
Tira o foco da dor;
Melhora o equilíbrio;
Diminui a ocorrência de depressão nos pacientes;
Amplia as alternativas de recuperação do paciente.
Desvantagem:
Alto custo do videogame especifico
...