Avaliação Ergométrica
Por: Paulobif • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.040 Palavras (5 Páginas) • 572 Visualizações
RESUMO
O exercício tem como definição clássica sendo uma atividade física com freqüência, duração e intensidade controladas praticadas com o objetivo de melhorar ou manter a aptidão física. O objetivo desse estudo foi comprar as modalidades de exercício bicicleta ergométrica e esteira rolante usando duas variáveis muito usadas na literatura para determinar intensidade de atividade, a Freqüência Cardíaca e o Índice de Esforço Percebido. A amostra foi composta de 17 acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNISUL – Tubarão, com idades entre 20 e 22 anos, de ambos os sexos e que estivessem aptos a realizarem o teste de livre e espontânea vontade. Os resultados apontaram
INTRODUÇÃO
O termo exercício tem sido usado de maneira equivocada por muitas pessoas nos últimos tempos, confundindo muitas vezes exercício e atividade física.
A atividade física é definida como uma ação corporal envolvendo contrações musculares conjuntas ou isoladas com o objetivo de realizar ma função ou cumprir uma tarefa, e não de melhorar ou manter sua aptidão física. Como por exemplo caminhar dez minutos todos os dias para ir á universidade. Já o exercício físico como a atividade controlada com duração, intensidade e freqüência com o objetivo de melhorar o condicionamento físico. (ROBERGS, 2004)
A freqüência cardíaca (FC) é determinada por quantas vezes o músculo cardíaco se contrai no período de um minuto. A FC é uma variável largamente utilizada para determinar a intensidade de um certo exercício. A FC é esperada aumentar durante o exercício á mesma proporção em que se aumenta a duração e intensidade. Entretanto, a função cardíaca melhora de acordo com o aumento da FC induzida pelo exercício. Assim, mais sangue é bombeado para todo o corpo, suprindo a demanda dos músculos. (ROBERGS, 2004)
O índice de esforço percebido, ou escala de BORG, é muito utilizada em treinamentos para avaliar o nível de trabalho realizado pelo atleta. A escala é descrita em um índice de 0 a 10, onde 0 representa nenhum esforço e 10 indica o esforço máximo e extenuante. A FC e IEP são muito usadas em conjunto para treinamento com o objetivo de impor valores “alvo” que se devem atingir ou manter, controlando ainda mais a intensidade da atividade, proporcionando bons resultados e segurança ao atleta. (BORG, 2000; NAKAMURA, 2005)
A caminhada é um exercício muito recomendado por médicos, fisioterapeutas e educadores físicos. Por ser uma atividade simples e de fácil aplicação, ela é muito praticada pela população, tanto para queima de gordura quanto para manutenção ou ganho de condicionamento cardiorrespiratório . Apesar desses benefícios, a caminhada causa um certo impacto nas articulações do praticante, causando certos prejuízos á indivíduos portadores de doenças degenerativas articulares e síndromes compressivas, principalmente em regiões como coluna e joelho. (CAMBRI, 2006)
A bicicleta ergométrica não causa forças impactantes importantes ás articulações e também é vastamente indicada, entretanto os grupos musculares mais ativos estão limitados aos membros inferiores. (CARVALHO Jr, 2000)
Diante dessas informações, formulamos o objetivo de comparar os valores de FC e IEP na esteira rolante e na bicicleta ergométrica.
Materiais e Métodos
A pesquisa foi realizada na Clínica Escola de Fisioterapia – Campus Tubarão/SC, nos meses de maio e junho de 2008.
A amostra foi composta de 17 indivíduos voluntários de ambos os sexos.
O critério de inclusão compreendeu os indivíduos com idade entre 20 e 22 anos, sendo estes, capacitados de colaborar ou entender o procedimento.
Os materiais utilizados foram:
- Bicicleta ergométrica marca Monark®;
- Esteira ergométrica marca Embreex 553 SX®;
- Freqüencímetro marca Polar®;
- Escala adaptada de percepção de esforço.
Na bicicleta ergométrica, foi solicitado para que os participantes pedalassem por 15 minutos na potência de 30 Watts (≈2 METs), 50 Watts (≈3 METs) e 75 Watts (≈4 METs), mudando de intensidade a cada 5 minutos. Na esteira rolante, 3 dias após terem feito a bicicleta, para que caminhassem por 15 minutos na velocidade de 2,4 km/h (≈2 METs), 4,2 km/h (≈3 METs) e 5,5 km/h (≈4 METs) também a cada 5 minutos, consecutivamente. O freqüencímetro e a escala adaptada de percepção de esforço foram verificados faltando 1 minuto para a troca de cada fase.
...