TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Ciências da Saúde

Por:   •  27/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual do Piauí – UESPI

Centro de Ciências da Saúde – CCS

Curso: Fisioterapia

Docente: Joubert Aires de Sousa

Discentes: Carlos Eduardo, Luis Antônio

   

Citronelol

       A citronela é um repelente natural considerado ecológico, pois afasta o mosquito Aedes aegypti sem os matar. Portanto, afasta o vetor das doenças sem prejudicar a natureza, ao se considerar que o mosquito faz parte do ecossistema e sua erradicação possivelmente causaria desequilíbrio ambiental. Apenas o fato de ter essa espécie plantada nos quintais ou em vasos dentro das casas, já possibilita o aproveitamento de sua ação repelente. É válido salientar que esta deve ser fixada em locais onde a corrente de vento espalhe seu aroma pela maior área possível. Outra forma de utilização da ação repelente da planta é preparar uma infusão com as folhas e passá-la no chão e nas janelas, ou obtendo seu extrato por maceração, resultante da ação do álcool sobre as folhas verdes da planta (VALÉRIO; DEFANI, 2009).

     O óleo essencial extraído das folhas de citronela é rico em aldeído citronelal (aproximadamente 40%) e tem pequenas quantidades de graniol, citronelol e ésteres. O citronelol (C10H20O) é um excelente aromatizante e é o responsável por repelir os mosquitos e insetos (MARCO et al., 2007).

[pic 1]

       Este óleo possui, portanto, odor característico que afugenta os insetos, prevenindo a picada. Pode auxiliar no combate as doenças propagadas pelo AE, não como cura, mas como repelente, evitando a transmissão da doença. A concentração de uso recomendada é de 3% a 10% em loções cremosas, hidroalcoólicas, óleos repelentes, sprays, entre outros. É indicado o uso como repelente de insetos, em aromaterapia (em casos de nervosismo, ansiedade ou agitação), além de ter ação calmante, bactericida, antisséptica e carminativa. Por ser atóxico, o óleo essencial da citronela pode ser utilizado por gestantes, lactantes e crianças acima de 6 meses de idade, grupo ao qual é proibido o uso da maioria dos repelentes industrializado (IBEROQUÍMICA, 2009).

      Segundo Maia e Júnior (2008), os óleos essenciais voláteis encontrados em várias plantas, incluindo a citronela, possuem características organolépticas. São insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. Podem ser extraídos por destilação e prensagem. A separação dos óleos da sua matriz por ação do vapor de água, por ser o mais econômico, é mais utilizado; tal processo é conhecido também como hidrodestilação. Nesses tipos de destilação, a planta fica inicialmente mergulhada em água, a qual, entrando em ebulição, promove a separação onde obtém-se o óleo (LOURENÇO, 2007).

                                               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com