OS EXERCICIOS CINESIOTERAPIA
Por: ANA40PAULA • 16/10/2021 • Exam • 777 Palavras (4 Páginas) • 204 Visualizações
Questionário de Cinesioterapia II
- “A fibromialgia é uma síndrome crônica que se manifesta com dor no corpo principalmente na musculatura. Comumente a fibromialgia causa sintomas de fadiga, intolerância ao exercício e sono não repousante. Nós médicos, chamamos a fibromialgia de síndrome, pois ela é caracterizada por um grupo de sintomas sem que seja identificada uma causa única para eles.”
Dê acordo com afirmativa, qual a melhor metodologia terapêutica para esta síndrome. Justifique.
R: Pilates, pois pode ajudar pessoas com quadro de fibromialgia porque colabora para o fortalecimento da musculatura, redução da tensão muscular geral, alivio dor causada pela fibromialgia, requer controle dos movimentos, além de ser um exercício de baixo impacto , evitando movimentos bruscos que possam piorar o quadro de dor.
- A facilitação neuromuscular proprioceptiva tem o princípio de movimento, a utilização de diagonais na biomecânica do corpo humano. Descreva cada diagonal de cada segmento de membros.
R: Diagonais de membros superiores:
- Diagonal 1: Padrão flexor: extensão de dedos, punho, pronação do antebraço, extensão de cotovelo, rotação externa e abdução.
Padrão extensor: flexão de dedos, punho, supinação, extensão de cotovelo, rotação interna, flexão e adução de ombro.
- Diagonal 2: Padrão flexor: flexão de dedos, punho, pronação, extensão de cotovelo, rotação interna, extensão e adução de ombro. Padrão extensor: extensão de dedos, punho, supinação, extensão de cotovelo, rotação externa, flexão e abdução de ombro.
Diagonais de membros inferiores:
- Diagonal 1: Padrão flexor: flexão de dedos, plantiflexão, extensão de joelho, rotação interna, extensão e abdução de quadril.
Padrão extensor: extensão de dedos, dorsiflexão, extensão de joelho, rotação externa, flexão e adução do quadril.
- Diagonal 2: Padrão flexor: extensão dos dedos, plantiflexão, extensão do joelho, rotação interna, extensão e abdução do quadril.
Padrão extensor: extensão dos dedos, dorsiflexão, extensão de joelho, rotação interna, abdução e flexão do quadril.
- “O conceito neuroevolutivo Bobath oferece uma abordagem interdisciplinar de solução de problemas para a avaliação de tratamento. Propõe o gerenciamento do indivíduo com limitação para participar totalmente do cotidiano, devido a danos neuromotores, ( incluindo tônus muscular em padrões de movimento), funções sensoriais perceptivas e cognitivas, resultantes dos distúrbios do SNC.”
De acordo com o texto como é possível relacionar este método com a neuroplasticidade.
R: Justamente pela capacidade do sistema nervoso se adaptar e modular a nível estrutural, quando sujeito a novas experiências. Assim os circuitos moldam-se através da experiência, memória e aprendizagem. Esta é uma característica única, que torna possível influenciar o SN a promover movimentos em indivíduos com lesão neurológica.
Com isso a facilitação do movimento promove um adequado controle postural, a partir da compreensão e integração por parte do SNC. O objetivo é o aprimoramento da qualidade da função e melhora da qualidade de vida do paciente.
- Os sistemas circulatório, respiratório, digestório, linfático e nervoso são beneficiados com princípios da técnica de Pilates, Como a técnica influencia estes sistemas.
R: A técnica influencia de forma positiva ajudando na diminuição da freqüência cardíaca, diminuição da pressão arterial, diminuição da resistência periférica (os vasos sanguíneos tornam-se mais elásticos), reduz a ansiedade uma vez que a se trabalha a respiração a todo tempo, aumenta a contratilidade do coração ( distribui melhor do sangue), estabiliza a musculatura gerando uma resistência tanto cardiovascular. Já no sistema linfático faz com que as linfas conduza todo lixo metabólico para fora do organismo com fluidez, evitando o acúmulo de edema.
...