Questionario sistema reprodutor masculino
Por: Victoria Lira Fotografa de Parto • 21/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.114 Palavras (5 Páginas) • 2.187 Visualizações
Questionário Sistema reprodutor masculino
- Qual o caminho dos espermatozoides produzidos nos testículos?
Os espermatozoides são produzidos através da espermatogênese nos túbulos seminíferos e depois são encaminhados para os ductos eferentes, de onde seguirão para os epidídimos. Nos epidídimos, os espermatozoides ganharão mobilidade e serão encaminhados para os canais deferentes. Os canais deferentes são dois tubos que saem um de cada testículo e passam pelo abdome, contornando a bexiga até fundirem-se ao ducto das glândulas seminais, compondo o ducto ejaculatório, que desemboca na uretra. Dessa forma podemos dizer que o caminho dos espermatozoides é: Túbulo seminíferos, epidídimo, canal deferente e uretra.
- Quais as três glândulas anexas que são encontradas no sistema reprodutor masculino?
Além do conjunto de tubos, o sistema reprodutor masculino possui glândulas anexas, que são: as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais ou de Cowper.
- Como é composto o sistema reprodutor masculino?
Testículo, pênis, próstata, uretra, epidídimo, escroto e vesículas seminais.
- Qual o principal hormônio sexual masculino, e onde ele é produzido?
O principal é hormônio é a testosterona, produzido pelas células intersticiais do testículo, também chamadas de células Leydig.
- Descreva de forma completa e resumida os testículos.
O testículo é um órgão par (direito e esquerdo), situado numa bolsa músculo-cutânea, denominada escroto, a qual está localizada na região anterior do períneo, logo por trás do pênis. Cada testículo tem forma ovóide, com o grande eixo quase vertical, e ligeiramente achatado no sentido latero-medial. Cada testículo é composto por emaranhados de tubos, os ductos seminíferos.
Tem duas funções básicas: A produção de testosterona e a produção de espermatozoides.
- Descreve a próstata.
Tem aproximadamente 4cm de diâmetro e se localiza abaixo da bexiga urinária. Ela produz uma secreção nutritiva para os espermatozoides, que constitui entre 15 e 30% do esperma.
- Explique por que o escroto contrai e relaxa.
Caso você tenha achado isso, tudo bem: Ele contrai quando está frio e relaxa quando está calor, porque a produção de espermatozóides só é efetiva na temperatura certa, que se não me engano é 35 ou 37ºC.
- O que você entende por sêmen?
O esperma ou sêmen é um fluído orgânico produzido pelos machos de várias espécies animais, inclusive os seres humanos, que contém espermatozóides e outras secreções. Este fluído transporta entre 60 e 300 milhões de espermatozóides (segundo a duração da abstinência prévia). Para fertilizar o óvulo é necessário que o esperma contenha mais de 20 milhões de espermas por ml. O sêmen pode ser infértil por conter espermatozóides em quantidade insuficiente para fertilização do óvulo, por possuir excessiva proporção de formas aberrantes ou por mobilidade abaixo do normal. As anomalias da função testicular podem ser decorrentes a alteração hormonal, enfermidades do próprio testículo, varicela, insuficiência crônica hepática ou renal, doenças neurológicas, ou, ainda, falhas no transporte de espermas que podem ocorrer devido a obstruções congênitas ou adquiridas.
- O epidídimo tem a função de:
a) armazenar espermatozoides.
b) produzir hormônio sexual masculino.
c) produzir espermatozoides.
d) produzir hormônios gonadotróficos.
e) produzir líquido alcalino que neutraliza a acidez da uretra e das secreções vaginais.
- Quais problemas acometem a próstata?
Os principais problemas são:
Prostatite: Inflamação da próstata.
Hiperplasia benigna: Tumor benigno que aumenta a próstata de tamanho comprometendo o seu funcionamento.
Câncer: Mesmos sintomas da Hiperplasia, porém de origem maligna e que se não for tratada a tempo pode se espalhar para outros órgãos.
- Associe as estruturas abaixo relacionadas com a função realizada por cada uma:
1. Túbulos seminíferos
2. Epidídimo
3. Células intersticiais do testículo
4. Hipófise
( ) local de produção de espermatozoides
( ) local de armazenamento de espermatozoides
( ) local de produção do hormônio sexual masculino
( ) local de produção do hormônio gonadotrófico
- Onde ocorre o amadurecimento dos espermatozóides?
Quando se interrompe o canal de passagem, os espermatozóides ficam retidos no epidídimo, tubo único e muito longo, todo enrolado, que se localiza na parte superior dos testículos. O epidídimo se distende e dentro dele, os espermatozóides amadurecem. Essa parada na produção e eliminação dos espermatozóides provoca uma certa atrofia da linhagem espematogênica do testículo.
...