RESENHA CRITICA - EXERCÍCIOS PROPRIOCEPTIVOS
Por: Dhemerson Oliveira • 9/4/2018 • Resenha • 391 Palavras (2 Páginas) • 440 Visualizações
RESENHA CRÍTICA
CARDOSO, Ulisses Fernando Ferreira. A importância dos exercícios proprioceptivos na prevenção de lesões do joelho no esporte. 15 p.
Ulisses Fernando Ferreira Cardoso é um acadêmico do 2º período de Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – AGES, que escreveu o artigo resenhado, sob a orientação do professor Thiago Zago.
Disciplina: Cinesioterapia I
Curso: Fisioterapia
Gênero: Resenha crítica
Aluna: Rosiclei de Moura Lopes
Docente: Profª. Ms. Pérsia R. Menz
O presente artigo trata sobre a importância dos exercícios proprioceptivos designados à prevenção das lesões do joelho na prática esportiva, como forma de provar a redução de lesões após tais exercícios terem sido executados em algumas situações apresentadas no trabalho, situações essas, referentes a membros inferiores em esporte como futebol, basquetebol e voleibol. Não é necessário um conhecimento aprofundado no assunto para que se entenda, mas é preciso um entendimento técnico pelo menos.
Em seu trabalho, nas considerações finais o autor concluiu que o os exercícios diminui as lesões, ao mesmo tempo em que alertou que tais atividades podem ser incorporadas no dia-a-dia pelos educadores físicos. No entanto, alertou sobre o fato de a pesquisa não ter deixado claro sobre possíveis alterações fisiológica ou morfológica dos proprioceptores, pedindo ao leitor que se aprofunde mais no tema através de novas pesquisas e novas leituras.
Para sua pesquisa sobre o tema, o autor utilizou-se do método bibliográfico, ou seja, fez uma revisão bibliográfica sobre o tema e retirou de outros textos algumas ideias que considerou como importantes para a fundamentação teórica do seu trabalho.
Por se tratar de um texto elaborado por um aluno, sua escrita parece muito fácil, assim a leitura e de claro entendimento e pode ser indicado para qualquer leitor interessado em saber sobre a importância dos exercícios proprioceptivos na prevenção de lesões no joelho. No entanto é importante lembrar que o artigo não traz informações completas sobre o tema sendo necessária para isso, que o aluno ou interessado faça novas leituras sobre o assunto com o fim de se aprofundar no tema. A falta de informação sobre alterações fisiológica ou morfológica dos proprioceptores não parece um ponto negativo, já que este não era o foco principal do escritor no momento de elaborar seu artigo.
Diante do exposto o trabalho acadêmico lido e resenhado se faz necessário para os graduandos principalmente em Fisioterapia por trazer informações de suma importância para estes futuros profissionais.
...