Trabalho de Fisioterapia Capitulo 7, 8 e 9
Por: phsalem • 1/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.948 Palavras (8 Páginas) • 480 Visualizações
Trabalho de Fisioterapia
Fisioterapia Preventiva E Saúde do trabalhador
Próteses E Órteses
Recursos fisioterapêuticos:
Eletrotermofototerapia
FISIOTERAPIA PREVENTIVA E SAÚDE DO TRABALHADOR
As possibilidades de prevençãoe os aspectos, relacionadoscom asaúde do trabalho com conhecimento e as possibilidades.
IMPORTÂNCIA
Émelhor prevenir do que remediar. Ofereceruma pequena ideia da importância da atuação do fisioterapeuta preventivo.
PREVENÇÃO
A prevenção requer por parte do profissional um conhecimento adquirido a respeito de situação ligado ao funcionamento normal de sistemae também de vários outros aspectos,como os fatores de riscos e predisposição a lesões, distúrbios e doenças.
PRATICAS SAUDÁVEL:
[pic 1]
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Como já foi dito, são muitos os programas governamentais, entre os quais os serviços voltados à saúde da criança, da família, da mulher, do adolescente, do idoso, do portador de deficiências, do trabalhador, do escolar e mental.
O fisioterapeuta preventivo conta, além da avaliação e de todos os recursos e técnicas específicos de sua área, com dois eixos, de abordagem: os programas de educação básica. (Informação a respeito de doenças, e as ações). (programa elaborado para grupos ou indivíduos especificamente) e recursos de proteção específicos.
A atuação do fisioterapeuta preventivo se diferencia das demais devido à necessidade de buscar os indivíduos nos diferentes locais(empresas, escolas, clubes esportivos, instituições,residências etc..).
As principais armas na busca das orientações preventivas são a união de uma boa orientação, a qual depende do embasamento teórico e de uma vivência prática, com uma atividade físico-práticas corporais.
A saúde do trabalhador não se restringe apenas à elaboração de projetos para serem realizados dentro de empresas e setores específicos.
Trabalhadores autônomos, horistas, rurais, eventuais e etc., todos devem ser acolhidos em um programa de atenção básica que busque a preservação de sua saúde.
[pic 2]
[pic 3]
BENEFÍCIOS TERAPEUTICOS NA FISIOTERAPIA PREVENTIVA
A fisioterapia preventiva é teoricamente uma das áreas mais simples de atuar, porém na pratica dependência de mudanças de hábitos e abandono de vícios mostra outra realidade. É importante lembrar que quando se atua na aérea da saúde o individuo se torna um exemplo vivo de suas recomendações.
Os benefícios são claros:
- Adotar uma alimentação saudável
[pic 4]
- Sair do sedentarismo e ter como habito praticar atividades físicas
[pic 5]
- Abandonar vícios, como álcool, fumo e drogas.
[pic 6]
- Realizar consultas médicas regulares
[pic 7]
São atitudes que resultam não só uma melhora da qualidade de vida, mas como um aumento da expectativa de vida.
CONTRAINDICAÇÕES E CUIDADOS
Não há contraindicações para prevenções, o que existe são cuidados específicos referentes às orientações e ações direcionadas a grupos específicos.
Cada uma das doenças possuem características, cuidados, sintomas a serem identificados. Por muitas vezes ocorre à associação de doenças, e o profissional deve estar apto a identificar seus riscos e prevenir a progressão do quadro ou suas consequências.
PRÓTESES E ÓRTESES
PRÓTESES
As próteses complementam a ausência do membro ou de parte dele.
SURGIMENTOS DAS PRÓTESES
As próteses surgiram com a primeira guerra mundial em razão do grande numero de pessoas mutiladas, no Brasil o número de amputados é muito grande em razão de acidentes de trânsito, de trabalho e de doenças como diabetes. Devido a isso há um grande avanço em tecnologias na fabricação de próteses que trazem uma qualidade de vida melhor aos pacientes.
O profissional fisioterapeuta assume um papel importante na preparação do coto para a colocação da prótese.
INDICAÇÕES
É indicado o de próteses quando se pretende proporcionar ao paciente independência nas atividades diárias, inserção social, melhorando sua autoestima.
CONTRAINDICAÇÕES
É contraindicado quando há feridas e infecções abertas no coto.
TIPOS DE PROTESES
Existem vários tipos de próteses dependendo da necessidade do paciente.
- PROTESES EXOESQUELÉTICAS OU CONVENCIONAIS
[pic 8]
- PROTESES ENDOESQUELÉTICAS OU MODULARES:
[pic 9]
- PROTESES PASSIVAS OU ESTÉTICAS:
[pic 10]
- PROTESES FUNCIONAIS OU ATIVAS:
[pic 11]
- PROTESES MIOELÉTRICA
[pic 12]
- PROTESES HIDRAULICAS
[pic 13]
- METALICAS
[pic 14]
ÓRTESES
A palavra órtese tem origem grega, significa: tornarcorreto. São equipamentos ortopédicos que possuem a função de evitar ou corrigir alguma deformidade de uma parte do corpo ou membro.
...