TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volume maximo de oxigênio

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É VO2?

Vo2 , é a sigla que representa o consumo  de oxigênio pelo organismo. Significa o quanto de oxigênio seu  organismo esta utilizando no momento para manter seu metabolismo, ou seja, a quantidade de oxigênio que  seu organismo utiliza para a ‘’ queima de alimentos’’ e, assim fornecer energia para nos manter vivos e realizar determinadas atividades físicas.

Essa quantidade irá dizer o quanto de atividade você realizará sem ter que parar por  fadiga ou cansaço respiratório.

METABOLISMO DAS PROTEINAS

As proteínas estão em constante degradação e síntese.

A manutenção da concentração de proteínas é feita através de sua síntese na mesma proporção em que é  degradada.

Diferente dos lipídeos e dos carboidratos, os aminoácidos em excesso não são armazenados no organismo, são excretados e oxidados ( uréia ), podendo ser supridos através da alimentação.

A degradação das proteínas da dieta e endógenas  produz um conjunto de aminoácidos, que são precursores das proteínas endógenas e são degradados, restando apenas suas cadeias carbônicas, que são convertidas em compostos comuns ao metabolismo de carboidratos e lipídeos; e remoção do grupo amino em forma de uréia.

O grupo amino é tirado através de sua transferência para o alfa-cetoglutarato, formando o glutamato e a cadeia carbônica é convertida à alfa-cetoácido.

AMINOÁCIDO + ALFA-CETOGLUTARATO → ALFA-CETOÁCIDO + GLUTAMATO

[pic 1]

A enzima responsável é a aminotransferase ou transaminase que se encontra na mitocôndria e no citossol, nos tecidos tem como aceptor do grupo amino o alfa-cetoglutarato, que forma o glutamato .

Também tem afinidade com o oxalacetato, que é formado pelo ciclo de KREBS, e forma o aspartato.

O nome da aminotransferase vem do aminoácido com que tem maior afinidade e o melhor exemplo é o da alanina aminotransferase (TPG).

ALANINA + ALFA-CETOGLUTARATO → PIRUVATO + GLUTAMATO

Existem duas formas para remover o grupo amino:

  • DESAMINACÃO : No fígado o grupo amino é convertido em amônia, restaurando o transportador. Isso acontece na mitocôndria, uma parte dessa amônia é reciclada e utilizada em vários processos, porém o fígado faz transformação para haver uma forma correta de excreção.
  • TRANSAMINACÃO : Acontece nos tecidos para doar os grupos amino dos aminoácidos para outros que vão funcionar como carreadores, o aminoácido formado é o glutamato.

Há nove aminoácidos: aspargina, glutamina, glicina, lisina, histidina, metionina, prolina, serina e treonina que não tem suas vias degradativas iniciadas pela transaminacão com o cetoglutarato, tendo seu grupo amino removido por reações especificas.

A uréia é o principal produto excretado do metabolismo de mamíferos da terra, sendo que um humano excreta cerca de trinta gramas de uréia por dia.

A formação da uréia ocorre a partir da amônia da desaminacão, através da conversão de ortinina em arginina que corresponde ao ciclo da uréia.

Esse ciclo começa dentro das mitocôndrias dos hepatocitos, sendo que três passos acontecem no citossol.

Dois grupos amino são inseridos no ciclo, sendo o primeiro da amônia que é empregada na síntese de carbamil fosfato e  HCO3- da respiração da mitocôndria por transaminacão e vai para o citossol.

O grupo carbamil tem grande potencial de transferência e é útil na transferência do g amino para onitina, dando assim inicio ao ciclo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com