Volumes e capacidades pulmonares
Por: dul92 • 9/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.267 Palavras (6 Páginas) • 661 Visualizações
Mecânica Ventilatória
1ª aula:
-> Fluxometros: Servem para medir a vazão de oxigênio e ar comprimido: “Localizado junto a cama do paciente no leito, onde é colocada alguns epi’s e o ventilador mecânico:
[pic 1]
- Rede de oxigênio: Verde: 1 a 15L; Utilizado para dar o aporte de oxigênio ao paciente, através de máscara, cateter, ou cânula nasal (óculos nasal), intubação ou no processo de nebulização
- Vácuo (aspiração): Cinza; Usado para a secreção de substancias liquidas e resíduos moles (secreção, coagulo, entre outras), usado por fisioterapeutas na aspiração de secreção no trato respiratório
- Ar comprimido: Amarelo 1 a 15L; Usado no transporte de substâncias medicamentosas. Em pacientes por via respiratória administrado na: (Nebulização, fração gasosa, ventilação mecânica, na movimentação dos equipamentos, com agentes de secagem e limpeza.
-> Observações
- Observar se tem monitores, estetoscópio, saturação/oxigenação.
- Observar o nível de consciência do paciente.
- Avaliação física
- Observar patologias
- Noção de prognostico
- Suporte de oxigênio
- Agua no pulmão – Derrame pleural; - Ascite.
-> Equipamentos de higiene.
- Cuba rim: Usado para vômito e escarro.
[pic 2]
- Papagaio: Usado para urina masculina.
[pic 3]
- Coleta de higiene: Masculina e Feminina (Urina e Fezes).
[pic 4]
-> Higiene brônquica:
. Descolamento -> Técnicas – Retirada das secreções das paredes alveolares.
. Deslocamento -> Posturas – Saída da secreção.
. Técnicas de Descolamento:
* Vibrato terapia: Melhor que a tapotagem. Contração isométrica do bíceps, causando vibrações, sendo liberadas em determinados pontos do paciente, mais comum em áreas pulmonares. Não pode ser feita em cima de regiõesósseos.
[pic 5]
* Tapotagem: Com a mão em formato de concha, dar tapas rítmicos e com velocidade alta em áreas do corpo. Mas comum em áreas pulmonares (Ex: Entre as clavículas). Não pode ser feita em cima de regiões ósseas.
[pic 6]
- Nos idosos com osteoporose não pode ser feita a tapotagem.
-> São Broncodilatadores na nebulização:
. Soro
. Berotel – Causa taquicardia – Não indicado em pacientes com pressão alta.
. Berolini
. Aerolin
“. Causam aumento do fluxo do oxigênio para o paciente devolvido com a tosse.”
- Se ocorrer vômito com o tubo na traqueia, retira-se, ocorre a parada da aspiração.
-> Kit de nebulização:
. Máscara e Nebulimetro: Usados para hidratação e umidificação de secreção, facilitando a expectoração, fazendo a higiene brônquica.
. Conecta-se no ar comprimido ou no oxigênio.
. Para Fluidificar a respiração.
2ª aula
Epi- Equipamento de proteção individual.
Equipamentos de CTI e UTI.
-> Luva de procedimento (Proteção mutua profissional-paciente).
[pic 7]
-> Máscara facial: Usada na aspiração ou quando o paciente tem muita secreção.
[pic 8]
-> Óculos (Usa-se por cima da máscara para que as bactérias não infectem o profissional. Usada na aspiração.
- Caso usar óculos de grau, usar o óculos de proteção por cima.- Usar o óculos depois da máscara facial.
[pic 9]
-> Touca pro pé: Usar em bloco cirúrgico, isolamento.
[pic 10]
-> Touca para cabelo: Utilizada para aspiração, também utilizada na pediatria para proteção de escabiose (piolho). Usada também no CTI.
[pic 11]
-> Nebulimetro: Hidratar secreções, umidificar.
[pic 12]
-> Umidificador: Direto na oxigenação.O umidificador é um aparelho que tem função básica de manter a umidade relativa do ar dentro dos níveis recomendados para o ser humano jogando pequenas partículas de água que faz o ar ficar mais úmido. Para que haja conforto respiratório e sensação de bem estar recomenda-se que a umidade seja mantida em 60%. Níveis baixos de umidade podem acentuar os efeitos de alergias respiratórias, já que a umidade do ar é essencial para ajudar o organismo a eliminar as impurezas provenientes da aspiração do ar. Pode ser usado na nebulização, com a máscara nasal.
[pic 13]
-> Cânula de Guedel: Existem dois tipos: Adulta e Pediátrica.
Auxilia nos procedimentos da entrada oral. Para não haver mordida. Introduz até a metade da cânula. Gira em 180º, e prossegue. – Semirrígido. Auxilia na aspiração pela sonda de aspiração.
[pic 14]
-> Sonda de aspiração: Serve para aspiração da secreção. Higiene brônquica. Conecta-se no vácuo, prossegue por via oral até onde tem a secreção, onde tem resistência, puxa-se a sonda de volta. - Se ocorrer vômito para o tubo, retira-se, ocorre a parada da aspiração.
[pic 15]
-> Tubo Orotraqueal: Na intubação, o primeiro a ser introduzido por via oral. De silicone, flexível.Sua extremidade interna fica além do terceiro anel traqueal, próximo a bifurcação que ventila os pulmões. O TuboOrotraqueal ligará os pulmões ao ventilador mecânico. A intubação é feita através de uma laringoscópio. O tubo contem balonete (pequenos balões) que é insuflado pelo Cuffometro ou por uma seringa apenas cheia de ar. Existe um balonete externo (por onde é insuflado pela seringa) e um interno (central) que recebe o ar de externo, que está no centro da traqueia para criar um sistema fechado com o objetivo de auxiliar melhor a passagem do ar pelo tubo. O uso prolongado do tubo pode causar: ->Traquomalacia: Tubo com 7,5cm mulheres / 8,0cm homens. Descalcificação dos anéis de cálcio da traqueia. O tubo no hospital é de plástico, porem quando o paciente vai para casa é substituído pelo de metal. Pode fazer a formação de fungos e bactérias no local da Traquomalacia.
...