A ANTROPOLOGIA
Por: MatheusSilvaO_ • 6/3/2018 • Resenha • 704 Palavras (3 Páginas) • 660 Visualizações
[pic 1]
Matheus Assimos Silva Oliveira
Medicina – 1º período
Matrícula: 201710305
Turma B
ANTROPOLOGIA
Vassouras
Março 2017
Conceitos e aplicação ao filme
Alteridade se estabelece como uma diferença entre as pessoas no ambiente em que vivem. Na vertente social, o homem tem uma interação de dependência com o outro, é possível verificar este conceito quando uma cultura não tem como objetivo a extinção de uma outra. Isto porque a alteridade implica que um indivíduo seja capaz de se colocar no lugar do outro, em uma relação baseada no diálogo e valorização das diferenças existentes.
No filme, o personagem principal (Walk Kowalski), não consegue estabelecer uma relação harmoniosa com seus vizinhos que são de outra cultura (Hmong - coreana). Ele repudiava as ações dos vizinhos e suas maneiras de vida, agindo inversamente ao conceito de alteridade, desrespeitando o que não era considerado americano.
Etnocentrismo é um conceito definido como visão demonstrada por alguém que considera seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, dizendo que esta cultura é a melhor e que todos devem seguir.
Como Walk era um americano veterano de guerra e ex operário da Ford, ele tinha suas conclusões que a cultura dos Estados Unidos é a correta, assim como seus carros são os melhores, já as outras culturas devem ser menosprezadas e a americana deve ser estabelecida em seus lugares. Uma pessoa etnocêntrica tem como principal característica o desconhecimento dos valores culturais de outros, o que leva ao desrespeito e intolerância ao que é diferente a ele, no filme se evidencia um caso de xenofobia.
O relativismo cultural se baseia na perspectiva da antropologia de ver diferentes culturas de forma livre do etnocentrismo, ou seja, sem julgar o outro a partir de sua própria visão ou experiência. No conceito científico, o relativismo cultural pressupõe que o investigador tenha uma visão neutra diante de outros hábitos, crenças e comportamentos diferentes para si, resultando em choque cultural. Relativizar tem como significado deixar de lado o julgamento precipitado e afastar sua própria cultura a fim de entender melhor o outro caso. Este conceito se relaciona diretamente à alteridade, pressuposto da existência do outro e da diferença na sociedade.
Aplicando ao filme, este conceito começa a aparecer após a festa em que Walk é convidado e aceita ir à casa de Thao (vizinho que cria um laço de amizade ao decorrer da história, mesmo com uma tentativa frustrada de tentar roubar o Gran Torino 1972 – carro – de Walk para ser aceito na gangue dos primos). Com este acontecimento, Thao e sua irmã Sue se aproximam de Walk e criam um laço de amizade forte. Com isso, o senhor tenta proteger a família das gangues e tenta ajudar sempre que pode, ele aceita o trabalho de Thao como recompensa por seu caso de envolvimento com a gangue e faz com que a vizinhança melhore aparentemente. Walk começa a perceber que os Hmong’s são bondosos e que tudo que ele pensava da Coreia estava errado (fato criado por ter participado da Guerra da Coreia), deixando de lado sua xenofobia e etnocentrismo americano para ajudar a família.
...