A Alergia a Alfa-gal
Por: Mushi • 12/9/2023 • Projeto de pesquisa • 1.686 Palavras (7 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO DE PRÁTICA
ROSANA ARAÚJO BRELAZ
04147574
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: Microbiologia e Parasitologia
DADOS DO(A) ALUNO(A):
NOME: Rosana Araújo Brelaz | MATRÍCULA: 04147574 |
CURSO: Farmácia | POLO: Santarém |
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): |
ORIENTAÇÕES GERAIS:
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
|
|
RELATÓRIO:
- PREPARAÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS NA MICROBIOLOGIA
- Dentre os procedimentos utilizados na preparação de materiais utilizados na microbiologia, qual a importância no tamponamento dos tubos de ensaio e dos Erlenmeyer com algodão hidrofóbico?
A importância é evitar a contaminação do conteúdo por microrganismos do meio ambiente, que podem afetar negativamente os resultados dos experimentos. O tamponamento evita a entrada de umidade no recipiente e filtra o ar que entra e sai dele, ajudando a manter o ambiente interno mais estéril possível.
- Qual material é utilizado para embalagem dos materiais que serão submetidos a processos de esterilização via estufa ou autoclave?
O material mais utilizado é o papel grau cirúrgico, mas existem outros como papel crepado para esterilização, algodão e poliéster.
- Adicione uma ou mais fotos da preparação de materiais utilizados no laboratório de microbiologia.
- Descreva o fundamento da técnica de esterilização de autoclavação, e porque alguns meios de cultura não podem ser autoclavados?
Na esterilização por autoclave, os microrganismos são destruídos em contato com o vapor extremamente quente produzido a partir do vapor submetido a altas pressões. Alguns meios de cultura não podem ser esterelizados por autoclave, pois o superaquecimento pode provocar alterações do pH do meio, das propriedades do ágar, perda dos nutrientes e formação de precipitados.
- CLASSIFICAÇÃO, COMPOSIÇÃO QUÍMICA E PREPARAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA
- Quanto a composição química como podemos classificar os meios de cultura?
Podemos classificar em meios quimicamente definidos e meios complexos.
- De acordo com os tipos de meios de cultura, no que diferem os meios sólidos, semissólidos e líquidos?
Esses meios diferem entre si pela presença ou ausência do ágar, um polissacarídeo que funciona como meio solidificante. Os meios líquidos não têm ágar, os meios sólidos têm ágar na concentração de 1,5-2,0% e os meios semissólidos têm-no na concentração de 0,5-0,75%.
- Adicione uma ou mais fotos das etapas de preparo do meio de cultura.
[pic 2][pic 3]
- Descreva como deve ser feito o cálculo da pesagem do meio de cultura. E quais consequências são geradas por erro nesse cálculo na utilização desse meio?
TEMA DE AULA: TÉCNICAS ASSÉPTICAS DE ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS COLORAÇÃO DE DIFERENCIAL DE GRAM |
RELATÓRIO:
- TÉCNICAS ASSÉPTICAS DE ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS
- O que é zona de esterilidade e qual sua importância para o manuseio de materiais microbiológicos?
É uma zona livre de qualquer microrganismo viável, sendo atestada por testes de esterilidade que são realizados. A importância dessa zona reside em confirmar que produtos estéreis, como dispositivos médicos e produtos farmacêuticos, não contenham microrganismos viáveis antes da sua liberação e administração.
- Cite as principais técnicas utilizadas para realização de semeio bacteriano?
As principais técnicas de semeadura de cultura bacteriana são a de esgotamento em estrias ou estrias múltiplas, disseminação (ou spread plate), estria simples, difusão, picada em profundidade e picada em ágar inclinado.
- Qual o objetivo da técnica de semeio por esgotamento? Por que a mesma é comumente utilizada nas análises clínicas?
O objetivo dessa técnica consiste em isolar culturas puras a partir de culturas mistas no intuito de obter e identificar microrganismos específicos. Essa técnica é útil para caracterizar e classificar microrganismos
- Como visualmente pode-se identificar que um semeio bacteriano apresenta apenas um tipo de bactéria isolada?
Visualmente um semeio bacteriano apresenta um tipo de bactéria quando apresenta uma aparência homogênea e uniforme na placa de Petri. Isso ocorre porque apenas um tipo de bactéria cresceu na placa, formando colônias com textura, forma e cor homogêneas.
...