Alergia Ao Leite De Vaca
Artigos Científicos: Alergia Ao Leite De Vaca. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: caiocamargo • 23/9/2013 • 847 Palavras (4 Páginas) • 1.080 Visualizações
Alergia ao leite de vaca é o tipo mais comum de alergia alimentar
Alergia alimentar é a reação adversa inesperada do sistema imunológico às proteínas dos alimentos. A ocorrência de alergia alimentar vem aumentando no mundo como um todo. Estima-se que 6% das crianças menores de três anos e 3,5% dos adultos apresentam algum tipo de alergia alimentar.
Os oito alimentos mais alergênicos são: leite de vaca, soja, ovo, trigo, peixe, frutos do mar, amendoim e castanhas. Para os bebês que não têm leite materno disponível, a Alergia à Proteína do Leite de Vaca é a mais complicada de ser tratada, visto que o leite é o principal alimento nesta fase da vida, tendo um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento da criança.
A influência genética é o fator mais associado ao desenvolvimento da alergia. Filhos de pais alérgicos possuem 75% de chances de ter alguma alergia. Além disso, a higiene tem sido considerada uma das possíveis causas do aumento das alergias alimentares, pois os hábitos de limpeza, as vacinas e os antibióticos tornam as pessoas menos expostas a infecções, acarretando alterações no sistema imunológico e aumentando as chances de desenvolver alergias.
Outro fator associado à alergia alimentar, principalmente à proteína do leite de vaca é o contato precoce com o alimento. Ao nascer, o intestino e o sistema imunológico do bebê ainda estão em fase de maturação.
O alimento ideal para os bebês é o leite materno. Pequenas quantidades das proteínas que a mãe consome passam através do leite materno, e assim o bebê vai lentamente tendo contato e se “acostumando” com os alimentos que consumirá no futuro. Esse processo chama-se desenvolvimento de tolerância.
No entanto, se o bebê ingere leite de vaca precocemente, as chances de desenvolver a alergia aumentam. Como o organismo do bebê ainda está em fase de maturaçao, pode ter dificuldade para digerir o leite de vaca, e absorver suas proteínas inteiras, antes de serem digeridas até peptídeos e aminoácidos. O sistema imunológico do bebê, que também ainda está em fase de amadurecimento, pode confundir a proteína do leite de vaca com algo nocivo e começar a reagir, desencadeando a alergia.
Na alergia ao leite de vaca o organismo da criança não reconhece uma ou mais proteínas do leite de vaca (caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina) e reage a elas.
Sintomas da alergia ao leite
• Diarreia;
• Prisão de ventre;
• Cólicas;
• Irritabilidade;
• Refluxo;
• Vômito;
• Coceira e vermelhidão na pele;
• Emagrecimento;
• Urticária.
Estes sintomas iniciam assim que o bebê toma o leite de vaca pela primeira vez e vão piorando com o passar dos dias.
Diagnóstico de alergia ao leite
O diagnóstico da alergia ao leite de vaca é feito através da observação clínica da criança e da análise de sua alimentação. Chega-se ao diagnóstico desta alergia se após 4 semanas sem o consumo do leite os sintomas desaparecem e se voltarem quando o leite for novamente ingerido.
Tratamento para alergia ao leite
O melhor tratamento para
...