As Técnicas de Análise Qualitativa
Por: Emanuelle Costa Pereira Tavares • 22/3/2020 • Trabalho acadêmico • 357 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
Seguem sete procedimentos de análise, que foram desenvolvidos, ou redescobertos, nos últimos anos, na área da pesquisa qualitativa, que apresentam a variabilidade da pesquisa qualitativa moderna.
• Teoria Fundamentada (Grounded Theory) – parte da suposição de que o pesquisador, já durante a coleta de dados, desenvolve, aprimora e interliga conceitos teóricos, construtos e hipóteses, de tal maneira que levantamento e análise se superpõe. Pode ser utilizada especialmente na pesquisa de campo que usa observação participante. Além disso, é útil em pesquisas exploratórias.
• Análise Fenomenológica – é caracterizada por dois elementos essenciais:
o A descrição dos fenômenos da perspectiva do sujeito e suas intenções são o ponto de partida;
o Tenta-se uma redução ao núcleo essencial por meio de variações do fenômeno.
• Hermenêutica – técnica que pretende a gradativa modificação do pré-conhecimento do intérprete, chegar a uma interpretação da perspectiva subjetiva dos seus sujeitos. É útil para uma interpretação muito detalhada e segura de material de texto, especialmente de entrevistas abertas e pouco estruturadas. Ela pode ser o ponto de partida para outras análises.
• Análise de Conteúdo Qualitativa – quer analisar textos de maneira sistemática, por maio de um sistema de categorias, desenvolvido a partir do material e guiado por teoria. Apropriada para tratamento de texto de maneira sistemática e baseada em teoria. Permite lidar com grande quantidade de texto.
• Hermenêutica Objetiva – quer desvendar as estruturas objetivas subjacentes às significações subjetivas. Para isto comparam-se, sucessivamente, conteúdos significativos possíveis e reais do material. Recomenda-se para pesquisa cujo objetivo é menos a significação subjetiva e mais a estrutura geral subjacente. Por causa do seu procedimento dispendioso, somente pode ser utilizada em segmentos pequenos do material ou utilizando recursos consideráveis.
• Interpretação Psicanalítica de Texto – parte da premissa de que o material não está completamente compreensível, quando se fica na superfície. Com meios psicanalíticos objetiva-se desenterrar conteúdos reprimidos e analisá-los em termos da sua condicionalidade social e de sua relevância. Baseia-se num referencial teórico predeterminado, mas dentre este referencial pode fornecer importantes explicações sobre conteúdos de significações reprimidas no contexto social.
• Análise Tipológica – baseado em critérios predeterminados, visa-se filtrar tais elementos do material e descrevê-los detalhadamente, de forma a que representem o material de maneira específica.
...