Discutir A Contribuição Das Pesquisas De Mercado Qualitativas No Ambiente On-line.
Artigos Científicos: Discutir A Contribuição Das Pesquisas De Mercado Qualitativas No Ambiente On-line.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JulianaMonteiro • 15/2/2013 • 1.617 Palavras (7 Páginas) • 1.469 Visualizações
Módulo: Pesquisa Qualitativa Atividade: Individual
Título: Discutir a contribuição das pesquisas de mercado qualitativas no ambiente on-line.
Aluno: JULIANA ZACCARO PAGOTTO MONTEIRO
Disciplina: Gestão em Marketing Turma: 3
Introdução
Em um ambiente competitivo, onde complexas interações entre forças tecnológicas, sociais, políticas e ambientais se sobressaem, é imprescindível o planejamento estratégico. Analisar o ambiente, conhecer as necessidades e desejos do consumidor, planejar as ações, programar as mudanças e controlar os processos, faz parte de um sistema gerador de resultados, capaz de provocar a diferenciação em relação aos concorrentes.
Porém, segundo Kotler (2000) uma das tarefas mais críticas dos administradores de marketing é a tomada de decisão. Tomar decisões envolve não apenas a solução de problemas, à medida que eles vão surgindo, mas também a antecipação e prevenção de problemas futuros. Com isso, a pesquisa de mercado auxilia o tomador de decisão, apresentando fatos, analisando-os e sugerindo possíveis ações de ordem prática.
A pesquisa de mercado permite medir o grau de conhecimento sobre os serviços oferecidos e a satisfação dos clientes, seus hábitos, suas atitudes e suas expectativas. Não existe compra em que a decisão concentra-se somente no produto ou serviço. Os aspectos emocionais são fortemente percebidos no ato da compra e estes precisam ser mais estudados e entendidos.
Atualmente, nota-se que para cada problema enfrentado pelos profissionais de marketing existe um tipo de pesquisa mais apropriado que visa encontrar e apresentar as soluções específicas.
A pesquisa qualitativa, por exemplo; de acordo com Malhotra (2001) é definida como uma técnica de pesquisa não-estruturada, exploratória, baseada em pequenas amostras, que proporciona insights e compreensão do contexto do problema que está sendo estudado. Outros autores, como Aaker, Kumar e Day (2001) buscando serem mais claros e diretos, citam que seu objetivo é simplesmente compreender o que está na mente do consumidor.
E, neste trabalho, iremos discutir a contribuição das pesquisas de mercado qualitativas realizadas no ambiente virtual analisando a sua credibilidade, a diferença entre coleta de dados e pesquisa de mercado e ainda as vantagens e desvantagens da pesquisa qualitativa no ambiente on-line.
Credibilidade da pesquisa de mercado no ambiente on-line
As discussões em grupo – DGs – são a técnica qualitativa mais utilizada, sendo considerada pela maioria dos profissionais do mercado como a melhor de todas. Isto porque as discussões em grupo permitem obter uma visão aprofundada de um determinado assunto ou estímulo.
Porém, com a popularização da internet, é possível também utilizar o ambiente virtual para se realizar pesquisas qualitativas.
Conforme publicado no Mundo das Tribos (2012), hoje, no Brasil, segundo o levantamento realizado pelo Censo 2010 e publicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de bens duráveis em domicílios cresceu nos últimos 10 anos. Segundo a pesquisa, o número de moradias com computadores saltou de 10,6 % para 38,3%, no entanto, o indicador ainda revela que nem metade das casas do país possui o aparelho.
A internet está repleta de pensamentos livre. Sob uma suposta proteção de identidade, a maioria fala sobre os mais diversos assuntos sem receio de repreensão. Nesse aspecto, uma empresa que deseje identificar valores, hábitos e atitudes dos consumidores pode fazê-los de forma muito rápida. As mudanças de hábitos e atitudes podem ser facilmente detectáveis. A maioria dos artigos e posts em websites são datados, permitindo saber quando um comentário foi feito ou modificado.
A Ibope Mídia (2012), empresa do grupo Ibope voltada para o desenvolvimento de novas tecnologias, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), lançou em 19/06/2008 uma ferramenta capaz de identificar perfis de consumo em sites como Orkut, Facebook e outros. A ferramenta chama-se Coleta RS. Com um público de mais de 20 milhões de internautas navegando em sites de relacionamento, representando 90% dos usuários residenciais, eles iniciaram o produto fazendo uma pesquisa para o mercado automobilístico. O sistema funciona como um robô que varre informações dos perfis, identificando a real localização das pessoas.
Contudo, a pesquisa on-line não substitui à tradicional, podendo ser considerada uma grande ferramenta para o desenvolvimento de novas estratégias de posicionamento de marcas, mas a credibilidade das informações sempre será colocada em xeque.
Diferença entre coleta de dados e pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é uma forma de coleta de dados e fornece apenas os dados primários para a organização.
O SIM é composto por sistemas, pessoas e instrumentos, como por exemplo a pesquisa de mercado, que engloba várias fontes fornecedoras de dados relevantes para se desenvolver estratégias e ações.
O processo de pesquisa de mercado consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de dados, análise das informações e apresentação dos resultados para administração. Ao realizar uma pesquisa, a empresa deve decidir se deve coletar os dados ou usar dados já disponíveis. As fontes de dados existentes são: registros internos da empresa e do ambiente, onde são coletados dados secundários; inteligência de marketing podendo ser dados secundários e/ou primários e pesquisa de marketing onde o resultado é sempre um dado primário.
Em uma
...