Embriologia e Histologia
Por: Ana Gomes • 5/4/2017 • Trabalho acadêmico • 4.190 Palavras (17 Páginas) • 1.046 Visualizações
[pic 1] | FACULDADE DA SERRA GAÚCHA CURSOS: BIOMEDICINA, ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO, FISIOTERAPIA , TERAPIA OCUPACIONAL e ODONTOLOGIA |
ACADÊMICOS: Fabrício Sartori e Alisson de Jesus Disciplina: HISTOLOGIA e EMBRIOLOGIA Semestre Letivo: 2016/2 Professor(a): Andrea Luísa Alencar Tavares NOTA: PRAZO: _______ +( ________/0,6)=_________ ESTUDO DIRIGIDO: NOÇÕES SOBRE EMBRIOLOGIA |
LER ATENTAMENTE ANTES DE RESPONDER IMPORTANTE:
- O estudo poderá ser individual ou em dupla
- Não esqueça: O NOME DO DOCUMENTO DEVERÁ TER O NOME DO ACADÊMICO (trabalho Individual) ou da Dupla.
- Este estudo é dividido em duas partes:Questões 1-7 (a nota da correção será COMPARTILHADA PELA DUPLA) e três questões individuais
- Questões individuais: se o trabalho for realizado em dupla o acadêmico deverá identificar quem é o acadêmico 1 e o acadêmico 2 respectivamente.
- ENVIAR EXCLUSIVAMENTE PELO PORTAL
- TRABALHO SÓ PODERÁ SER ENTREGUE DIGITADO
- CITAR A FONTE BIBLIOGRAFICA AO FINAL DE TODAS AS QUESTÕES-AUTOR, LIVRO, CAPITULO, PÁGINA e ANO
- VOCÊ PODERÁ CONSULTAR: LIVROS (80% das questões) E MATERIAL DE AULA (20%)
- FICA EXPRESSAMENTE PROIBIDA A UTILIZAÇÃO DA INTERNET
- Questões SEM BIBIBLIOGRAFIA NÃO SERÃO CONSIDERADAS!!- A QUESTÃO 7 não precisa de bibliografia.
- Os trabalhos Serão aceitos ATÉ 2 dias APÓS O PRAZO FINAL- contudo haverá Redução da Nota em 30%
QUESTÕES DA DUPLA- VALE 6,75
- CONCEITOS BASICOS (1,0): BIBLIOGRAFIA
- Blastocisto: Conversão da mórula em blastocisto. Após 2 ou 3 dias, a mórula entra no útero, a partir da tuba uterina. Rapidamente, uma cavidade preenchida por líquido, a cavidade blastocística, se desenvolve no seu interior. Suas células localizadas centralmente, a massa celular interna ou embrioblasto, formam o primórdio do embrião.
- Bloqueio a poliespermia: bloqueio rápido à poliespermia, é conseguido pela mudança do potencial elétrico da membrana do óvulo. Essa provê uma barreira seletiva entre o citoplasma e o ambiente exterior; a concentração iônica do ovulo difere muito daquela do ambiente, uma diferença especialmente pronunciada para os íons de sódio e potássio.
- Clivagem: É a série de divisões celulares mitóticas do zigoto que resultam na formação das primeiras células embrionárias, os blastômeros. O tamanho do zigoto em clivagem permanece inalterado porque, a cada divisão que se sucede, os blastômeros tornam-se menores.
- célula diploide: as espermatogonias são células diploides que passam por divisão mitótica formando mais espermatogônias, assim como espermatócitos primários, que migram do comprimento basal para o compartimento junto a luz.
- célula haploide: os espermatócitos primários entram na primeira divisão meiótica formando espermatócitos secundários, que passam pela segunda divisão meiótica formando células haploides denominadas espermátides. Estas células haploides transformam-se em espermatozóides maduros descartando grande parte do seu citoplasma, rearranjando suas organelas e formando um flagelo
- Embrião: O ser humano em desenvolvimento durante os estágios iniciais. O período embrionário estende-se até o final da oitava semana (56 dias), quando os primórdios de todas as principais estruturas já estão presentes.
- Espermatozóide: É a série de divisões celulares mitóticas do zigoto que resultam na formação das primeiras células embrionárias, os blastômeros. O tamanho do zigoto em clivagem permanece inalterado porque, a cada divisão que se sucede, os blastômeros tornam-se menores.
- Espermatogônia: as células germinativas indiferenciadas, encontradas no compartimento basal do túbulo seminífero, são chamadas de espermatogônias
- Espermogonia:
- Feto: Após o período embrionário (8 semanas) e até o nascimento, o ser humano em desenvolvimento é chamado de feto. Durante o período fetal (da nona semana até o nascimento), ocorrem a diferenciação e o crescimento dos tecidos e órgãos.
- Folículo primordial: a maioria dos oócitos são mantidos no interior do ovário humano adulto no estágio diplóteno prolongado da primeira prófase meiótica. Cada oócito está envolvido por um folículo primordial consistindo de uma camada única de células granulosas epiteliais e uma camada menos organizada de células tecais mesenquimatosas.
- Gastrulação: Transformação do blastocisto em gástrula. Durante a gastrulação, forma-se um disco embrionário trilaminar (terceira semana). As três camadas germinativas da gástrula (ectoderma, mesoderma e endoderma) mais tarde se diferenciam nos tecidos e órgãos do embrião.
- Morulação: Mórula é uma massa sólida com cerca de 12 a 32 blastômeros é formada pela clivagem do zigoto. Os blastômeros mudam sua forma e se juntam uns aos outros para formar uma bola compacta de células. Este fenômeno, a compactação, é mediado por glicoproteínas. O estágio de mórula ocorre 3 a 4 dias após a fecundação, coincidindo com a entrada do embrião no útero.
- Neurulação: Quando o tubo neural se desenvolve a partir da placa neural, durante a terceira e a quarta semana do embrião. É o primeiro indício do sistema nervoso.
- Notocorda: Serve de base para a formação da coluna vertebral ao seu redor e ficará envolvida pelos corpos vertebrais como núcleo pulposo dos discos intervertebrais. Formação dos ossos do crânio, das costelas e do esterno. A notocorda não originará esses estruturas, mas será um agende indutor fundamental para que elas se formem. É também a notocorda que induz a ectoderme suprajacente a ela a formar o sistema nervoso central.
- Organogênese: Período que vai da quarta à oitava semana de gestação, e é nesse período que todas as principais estruturas internas e externas se estabelecem. No final desse período, os principais sistemas de órgãos já começaram a se desenvolver; entretanto, o funcionamento da maioria deles é mínimo, com exceção do sistema cardiovascular. As células de cada camada germinativa (ectoderma, mesoderma e endoderma) se dividem, migram, se agregam e se diferenciam formando os vários sistemas de órgãos (organogênese).
- Ovócito: Célula germinativa ou sexual feminina produzida nos ovários. Quando maduro, o ovócito é denominado ovócito secundário ou ovócito maduro.
- Óvulo: É como chamamos o ovócito secundário depois que ele termina a segunda divisão da meiose, a equacional. Mas isso só ocorre depois que o ovócito secundário é fecundado por um gameta masculino (espermatozoide).
- Períodos Críticos da gestação: os três primeiros meses são os mais delicados, já que a maior parte dos abortos espontâneos acontece nas 14 semanas iniciais.
- Zigoto: Célula resultante da união do ovócito ao espermatozoide durante a fecundação. Um zigoto ou embrião é o inicio de um novo ser humano.
BIBLIOGRAFIA: MOORE, Keith; PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. (Cap. 01, pág. 02 á 06. Cap. 02, pág 31/36/37. Cap. 03, pág. 47 e 48. Cap. 05, pág 74 á 76.) Material de Aula: Gametogênese Feminina e Introdução a Embriologia.
Gartner, Tratado de Histologia, 2003, cap 21, pág 404
- Uma mulher de 30 anos, relata dificuldade para engravidar e que utiliza o método da tabela para controlar o ciclo reprodutivo, faz uso há 4 meses de indutores químicos de ovocitação por conta própria. Os exames mostraram que a mesma teve endometriose da qual resultou significativo processo cicatricial, fibrose e obstrução de ambas as tubas uterinas próximas da região da ampola. Seu marido tem 60 anos, trabalha em um restaurante como chefe de cozinha, apresentou espermograma com contagem de 5 x106 por ml de espermatozoide, apresentando ainda 80% de viabilidade após 2 horas. (Total da questão: 2,0)
- Qual seria a provável causa da infertilidade feminina (0,25)?
- A paciente não estão ovocitando .
- Os ovócitos não conseguem ser liberados do ovário.
- Ausência de espermatozoides no local de fertilização
- Concentração dos espermatozoides inferior ao recomendado
- Espermatozoides comprometidos devido a idade do companheiro.
- No que estão baseados os método da tabela e indutores químicos utilizados tanto no método no tratamento para o controle do período fértil quanto contraceptivos . No caso da paciente acima o método da tabela auxiliará a mesma a engravidar?(0,75) (Não esqueça de também de dissertar sobre o ciclo reprodutivo associando com o que se pede na questão)
Não, pois se a doença já estiver sob controle, o médico vai avaliar a situação das trompas da mulher e, dependendo do comprometimento da região, a gravidez só será possível por meio de procedimentos de fertilização in vitro.
...