Disciplina de Histologia e Embriologia Veterinária
Por: Victor.goulart02 • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.453 Palavras (6 Páginas) • 880 Visualizações
Centro Universitário de Patos de Minas
Faculdade de Medicina Veterinária
Disciplina de Histologia e Embriologia Veterinária
Nome:
Fazer a leitura do capítulo 11 – “Sistema circulatório” do livro:
Junqueira, Luiz. C., Carneiro, José. Histologia básica. 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
Responder as questões:
1) O que é o sistema circulatório? Que estruturas o compõem?
O sistema circulatório abrange o sistema vascular sanguíneo e o sistema vascular linfático. O sistema vascular sanguíneo é composto pelas seguintes estruturas: o coração, as artérias, os vasos capilares, as veias, o sistema vascular linfático e eles são responsável pelo transporte de sangue, nutrição.
2) O que são os capilares sanguíneos? Qual sua estrutura histológica?
São vasos sanguíneos muito delgados, que constituem uma rede complexa de túbulos fino que se anastomosam profusamente, e através de cujas paredes ocorrem o intercambio entre sangue e os tecidos adjacentes. São compostas de uma única camada de tecido endotelial, que se enrolam em forma de tudo. O diâmetro do capilar oscila de 7 a 9 mm e sua extensão não ultrapassa 50 mm. A parede é formada pó 1-3 células que repousam em uma lâmina basal. Seu longo eixo orienta-se na direção do fluxo do sangue. O núcleo da célula endotelial se projeta na luz do capilar. Seu citoplasma apresenta poucas organelas contendo mitocôndrias, aparelho de Golgi e Polirribossomos.
3) Os capilares sanguíneos podem ser agrupados em quatro grupos, dependendo da camada endotelial e de sua camada basal. Descreva cada um desses tipos/grupos de capilares.
- O capilar contínuo ou somático é caracterizado pela ausência de fenestras em sua parede. Este tipo de vaso capilar é encontrado em todos os tipos de tecido muscular, tecido conjuntivo, glândulas exócrinas e tecido nervoso.
- O capilar fenestrado, ou visceral, é caracterizado pela presença de grandes orifícios ou fenestras nas paredes das células endoteliais, as quais são obstruídas por um diafragma que é mais delgado do que a membrana plasmática da própria célula.
- O terceiro tipo de vaso capilar é fenestrado e destituído de diafragma e é característico do glomérulo renal. Neste tipo de capilar, na altura das fenestras, o sangue só está separado dos tecidos por uma lâmina basal muito espessa e contínua.
- O quarto tio é o capilar sinusóide, o qual tem as seguintes características:
- Um caminho tortuoso e diâmetro bem maior que o dos demais capilares (30-40 um), o que reduz a velocidade da circulação do sangue;
- Suas células endoteliais formam uma camada descontínua e são separadas umas das outras por espaços amplos;
- O citoplasma das células endoteliais exibe fenestrações múltiplas as quais são desprovidas de diafragmas;
- Presença de macrófagos entre as células endoteliais;
- Lâmina basal descontinua.
4) Os vasos sanguíneos são normalmente compostos das seguintes camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. Descreva cada uma delas.
Túnica íntima: Apresenta uma camada de células endoteliais apoiada em uma camada de tecido conjuntivo frouxo, camada subendotelial, a qual pode conter, ocasionalmente, células musculares lisas. Em artérias, a túnica íntima está separada da media por uma lamina elástica interna, a qual é o componente mais externo da intima. Esta lâmina, possui aberturas (fenestras) que permitem a difusão de substancias para nutrir células situadas mais profundamente na parede do vaso.
Túnica Média: É constituída principalmente por camadas concêntricas de células musculares lisas organizadas helicoidalmente. Em artérias. A túnica média possui uma lâmina elástica externa mais delgada que separa esta da túnica adventícia.
Túnica Adventícia: Consiste principalmente em colágeno do tipo 1 e fibras elásticas. A camada adventícia torna-se gradualmente contínua com o tecido conjuntivo do órgão pelo qual o vaso sanguíneo esta passando.
5) Descreva as características histológicas dos seguintes vasos:
a) arteríola:
Geralmente possuem um diâmetro menor do que 0,5 mm e lúmen relativamente estreito. A camada subendotelial é muito delgada. Nas arteríolas muito pequenas lâmina elástica interna está ausente e a camada média geralmente é composta de uma ou mais duas camadas de células musculares lisas circularmente organizadas não apresentam nenhuma lisas circularmente organizadas, não apresentam nenhuma lâmina elástica externa. As arteríolas encontram-se as pequenas artérias, que possuem uma túnica média mais desenvolvida e uma luz mais ampla do que as arteríolas. Nas arteríolas e nas pequenas artérias a túnica adventícia é muito delgada.
b) artéria de médio calibre/ artéria muscular:
Artérias musculares de diâmetro médio possuem a túnica média formada essencialmente por células musculares lisas. Nas artérias musculares a íntima possui uma camada subendotelial um pouco mais espessa do que aquela das arteríolas. As artérias musculares podem controlar o fluxo de sangue para os vários órgãos contraindo ou relaxando as células musculares lisas de sua túnica média.
c) artéria elástica:
As grandes artérias elásticas contribuem para estabilizar o fluxo sanguíneo. As artérias elásticas incluem a aorta e seus grandes ramos. Estes vasos possuem uma cor amarelada decorrente do acúmulo de elastina na túnica média. Durante a contração ventricular (sístole), as lâminas elásticas das grandes artérias estão distendidas e reduzem a variação da pressão. Durante o relaxamente ventricular (diástole), a pressão no ventrículo cai para níveis muito baixos, mas a propriedade elástica das grandes artérias, dada pelas lâminas elásticas, ajuda a manter a pressão arterial. Nas grandes artérias, a túnica adventícia é pouco desenvolvida em relação à túnica média.
d)vênula pós-capilares:
As vênulas possuem um diâmetro de 0,8 a 1 mm. A parede de vênulas muito pequenas é formada apenas por uma camada de células endoteliais em volta das quais se situam células pericíticas contráteis. Estas vênulas pericíticas participam em processos inflamatórios e trocas de moléculas entre o sangue e os tecidos. A maioria das vênulas, entretanto, é do tipo muscular, possuindo pelo menos algumas células musculares lisas na sua parede. As vênulas também podem influenciar o fluxo de sangue nas arteríolas através da produção e secreção de substâncias vasoativas difusíveis.
...