FILME COMO ESTRELAS NA TERRA
Por: crisbernardini • 20/6/2020 • Ensaio • 458 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
Filme Como estrelas na terra
O filme apresenta a historia de um aluno de 9 anos que sofre de dislexia, estuda em uma escola normal ele não consegue associar signos, fonemas e grafemas e em vez de receber auxilio e a atenção que precisa, recebe de seus pais o descaso e a desaprovação, enquanto que os professores vêem as dificuldades com preconceito, qualificando-o como desobediente e preguiçoso e a repetição da terceira série e o medo que o garoto pudesse perder mais um ano letivo, faz o pai de Ishaan matriculá-lo num colégio interno longe da família no meio do ano letivo.
Seu pai acredita que ele é indisciplinado, a figura do pai é retratada como intolerante aos erros e derrotas e com dificuldades de demonstrações de afeto para com os filhos. A mãe aparece num papel submisso mas acolhedora mesmo sem reconhecer o que ocorre com o filho.
No internato é novamente tratado como indisciplinado pelos professores e chega até a receber castigos físicos e cobrado constantemente para que melhore seu desempenho. O menino perde mais ainda a vontade de aprender, ele acaba ficando muito deprimido e sente muito a falta da mãe e do irmão mais velho.
A filosofia do internato é "Disciplinar cavalos selvagens".
no internato aparece um professor substituto de artes, este não é um professor de métodos tradicionais não segue as normas da escola e tem uma metodologia própria. O jovem professor vê em Ishaan uma criança triste e reprimida, porém, inteligente e muito talentosa e se determina a salvar o garoto, ao perceber que o menino sofre de dislexia, procura os familiares dele. Na casa dos pais, o professor afirma que o menino não é rebelde ou preguiçoso. A família recusa-se a aceitar o problema da criança.
O professor ensina o menino a ler e escrever e a partir desse momento o menino vai superando a opressão e suas própria limitações.
O jovem professor usa uma metodologia de ensino inovadora, onde existe motivação.
O filme mostra uma lição de vida. Um garoto que foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e entender as diferenças e usa como forma de expressão a arte, mostrando que seu problema pode ser superado e que sua deficiência não o torna diferente dos outros. Nos mostra a importância do professor e seu poder transformador. É necessário que o educador tenha um olhar para cada aluno como um individuo e que cada criança tem seu tempo de aprendizagem e tenha sua própria metodologia de forma a estimular a compreensão dos alunos, tornando a sala de aula, um lugar agradável e estimulante.
...